Buscar

AD1 UC

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: UNIVERSIDADE E CIÊNCIA
Curso: Direito
Professor: Patrícia Schlickmann Orlandi
Nome do aluno: Sara Fernandes Santos
Data: 23/02/2018
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: Para entender a trajetória da Universidade, como instituição, contextualizamos, durante nosso estudo, os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil. Além disso, o livro didático também mostrou como a universidade evoluiu e ganhou novas finalidades.
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro. (1,0 pontos) 
 
 RESPOSTA: A Reforma Universitária de 1968, trouxe um considerável avanço na modernização da educação superior brasileira, pois aconteceu a junção das faculdades em torno da universidade, pois no sistema anterior o foco era apenas na passagem do ensino aos alunos, e com a reforma a universidade passou a ser reconhecida como um espaço de ensino, da pesquisa e da extensão. Com essa mudança do ensino pode-se assistir uma maior privatização do mesmo que automaticamente acabou se tornando muito lucrativo para a iniciativa privada e também para os alunos que usam o ensino particular, pois de certa forma existe uma melhor infra estrutura didática, onde o ponto principal de maior interesse é o desenvolvimento do estudante. Além do mais, após a reforma de 1968 pode ocorrer a união do vestibular, tornando o classificatório e dividido em creditos e disciplinas como é atualmente.
Quais são as finalidades das universidades? Explique cada uma delas. (1,5 ponto)
 RESPOSTA: É comum ouvir ou ler sobre as finalidades da Universidade serem realizar pesquisa, ensino e extensão. Essas expressões, porém não se referem a finalidades mas a classes de atividades-meio da Universidade.  O papel, responsabilidade ou objetivo de instituir universidades em um país é o de produzir conhecimento  e de tornar o conhecimento existente acessível  a todos por meio de ensino formal ou nem tanto, ou de qualquer outra forma de acesso.  As Universidades, consideradas dessa forma, não deveriam ser consideradas “escolas” mas centros de estudo e de desenvolvimento de Ciência e Tecnologia que só se concretizam quando são transformadas em comportamentos humanos concretos nos ambientes em que vivem as pessoas. Entenda-se por Ciência a produção inseparável do conhecimento científico e filosófico, envolvendo observação, reflexão, teste, reflexão e avaliação crítica sobre o conhecimento produzido em um ciclo constante. Isso também diz respeito às áreas de conhecimento que se referem aos seres humanos (sociologia, antropologia, psicologia, literatura etc.) que também precisam superar velhos modelos predominantemente especulativos e aproximar-se da exigências da Ciência contemporânea, sem reduzir-se a técnicas de trabalho investigativo estereotipadas e que reduzem a Ciência a tentativas de metrificação como se isso fosse finalidade da Ciência e não apenas um de seus instrumentos.
 
Questão 2: Um dos aspectos mais intrigantes da leitura de um texto é a verificação de que ele pode dizer coisas que parece não estar dizendo: além das informações explicitamente enunciadas, existem outras que ficam subentendidas ou pressupostas. Para realizar uma leitura eficiente, o leitor deve captar tanto os dados explícitos quanto os implícitos, que requer conhecimento de mundo, para fazer as inferências. Levando em consideração esse assunto, faça uma leitura, ou seja, explique as informações implícitas. (5 a 10 linhas). (2,5 pontos)
RESPOSTA: Na tirinha podemos ver várias infrações que são cometidas diariamente por pessoas que não se importam em violar leis que deveriam ser cumpridas. No primeiro quadrinho podemos ver um homem tentando subornar um policial oferecendo-lhe dinheiro por ter estacionado em local proibido. No segundo quadrinho, ele faz uma ligação clandestina (gato) de energia para beneficiar a si próprio (5º quadrinho também). No terceiro quadrinho podemos ver ele comprando produtos piratas. No quarto quadrinho vemos ele cometendo infrações de trânsito como ultrapassar o limite de velocidade e beber ao volante. No quinto e último quadrinho ele está sentado no sofá lendo jornal, julgando os políticos diante da corrupção, fingindo não entender como tal ato pode ser possível, ou seja, julgando algo antes de julgar a si próprio.
Questão 3:  Segundo Platão e Fiorin (1992, p. 241), “Leitor perspicaz é aquele que consegue ler nas entrelinhas. Caso contrário, pode passar por cima de significados importantes...”. Assim, há informações que estão explícitas no texto e outras que não. Essas informações implícitas podem ser classificadas como: 
a) pressuposto; ou
b) subentendido.
Após uma leitura atenta do fragmento de texto abaixo, explique, pelo menos, dois pressupostos e um subentendido. 
“Para que o Brasil se torne um país do primeiro mundo, será preciso privatizar as empresas estatais, abrir a economia ao ingresso de produtos estrangeiros e terminar com os direitos trabalhistas que oneram a folha de pagamento e a Previdência Social.” (2,5 pontos)
 Pressuposto 1:
O Brasil ainda não é um país de primeiro mundo.
Pressuposto 2:
As empresas estatais ainda não são privatizadas.
Subentendido:
O Brasil necessita de muitos ajustes na economia para conseguir se tornar um país desenvolvido, de primeiro mundo.
Questão 4: Com base no que você estudou sobre a leitura das informações implícitas (nas entrelinhas), descreva um pressuposto e um subentendido em relação à charge abaixo. (2,5 pontos)
RESPOSTA: 
Pressuposto: Entra governo sai governo e o Brasil só piora.
Subentendido: Um dos principais motivos para a disseminação da corrupção no Brasil é a impunidade, que continua sendo um dos grandes problemas do país.

Continue navegando