BOXE - fundamentos, princípios e história.

BOXE - fundamentos, princípios e história.


DisciplinaLutas542 materiais1.194 seguidores
Pré-visualização1 página
BOXE
Tudo Sobre Boxe
O boxe ou pugilismo é um desporto de combate, que se luta apenas com as mãos usando luvas, e tem várias regras e regulamentos para que o desporto não seja tão violento ou bárbaro.
História do Boxe
O boxe teve origem na Inglaterra, entre o século XVIII e XIX, o qual era lutado de mãos nuas, tornando-o um esporte bem brutal e violento.
Anos depois este esporte começou a ser regulamentado, especialmente em 1867 com a formulação das Regras de Queenberry.
O boxe é um desporto olímpico desde sempre, não estando presente apenas nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, já que nessa altura o desporto era proibido no país.
Com o passar dos anos foram surgindo muitas variações do boxe, sendo que as mais famosas são a tailandesa Muay Thai e a francesa Savate, sendo que estas já utilizam as pernas.
Ringue de Boxe
O ringue de boxe é de forma quadrada e deve ter por lado entre 4,9 e 7 metros. Possui quatro cordas elásticas, com diâmetro entre 3 e 5 centímetros, sendo que devem estar penduradas nos postes a 41, 71, 102 e 132 centímetros de altura a contar do solo do ringue.
Os postes devem ser revestidos e com uma superfície lisa para que os pugilista não se magoem quando embatem contra um deles.
Boxe Profissional x Boxe Olímpico
As regras do Boxe Olímpico tem algumas diferenças do Boxe Profissional, sendo que este utiliza as regras de Boxe Amador.
Algumas das diferenças são que os de Boxe Olímpico têm de usar um protetor na cabeça enquanto no profissional é proibido usar. No boxe amador, também só vai até aos quatro rounds enquanto o profissional vai até aos 12 rounds.
A forma de ganhar também é diferente, contando os pontos de forma diferente.
Como ganhar no Boxe
O objetivo do boxe é acertar o maior número de golpes diretos no adversário, sendo que no final os juízes fazem uma votação entre eles até alcançar um veredito sobre qual dos atletas fez mais pontos com os golpes.
Existem outras maneiras de se ganhar, e elas são:
\u2013 Fazer com que o adversário caia 2 a 3 vezes na lona no mesmo round (o número depende da competição);
\u2013 Fazer nocaute, sendo que o adversário cai no chão ou apoia-se nas cordas, e o árbitro conta até 10 e o atleta não consegue se levantar nesse tempo;
\u2013 O árbitro pode também marcar um nocaute técnico. Isso acontece quando um dos pugilistas esta a levar com muitos golpes consecutivos e o árbitro considera que ele não esta a conseguir recebê-los;
\u2013 Por ultimo, um dos assistentes pode jogar a toalha ao chão, significando que estão a desistir do combate;
Juízes e Staff
O número de pessoas envolvidas no combate sem ser os pugilistas ainda é elevado, sendo que cada um tem a sua função: Vamos ver quais são e o que fazem.
Árbitro
O árbitro é o responsável pelo cumprimento das regras dos pugilistas, estando dentro do ringue a controlar o comportamento dos atletas e intervindo quando a situação o exigir;
Juízes
Num combate estão presentes 3 juízes, os quais têm como responsabilidade contar os golpes de cada pugilista e assim decidirem quem ganha o combate, caso não haja nenhum nocaute;
Médico
Deve sempre estar presente um médico para avaliar o estado dos pugilistas durante o combate, averiguando se ele esta em condições de continuar o combate;
Cronometrista
Este está responsável pelo tempo do round e toca o gongo, que é utilizado para assinalar o fim de cada round;
Diretor Técnico
O Diretor Técnico é o responsável pelas decisões dos juízes, revendo-as e anunciando o resultado. Também é responsável por outras decisões no combate;
Locutor
É o responsável por fazer os anúncios dos resultados das lutas, apresentação dos lutadores, autoridades, árbitro, juízes, etc.
Assistentes
Cada boxeador tem direito a ter quatro assistentes, os quais ficam atrás do poste do lutador (corner vermelho ou corner azul) e tem como responsabilidade aconselhar o pugilista, tratar dele e jogar a toalha quando achar que ele já não esta em condições para continuar a luta;
Sparing
Sparing é o nome que se dá aos lutadores que são responsáveis por treinar com outros pugilistas. Normalmente são lutadores amadores ou no inicio da carreira e muitas vezes até acabam por se tornar grandes pugilistas e campeões, sendo como exemplo Larry Holmes, sparing de Muhammad Ali.
Categorias de Peso
Para as lutas serem o mais justas possível, os pugilistas são divididos por categorias de peso. Assim cada pugilista só combate com outro pugilista de peso semelhante ao seu, tornando os combates bem mais justos e equilibrados.
As categorias de peso masculinas são as seguintes:
Mosca ligeiro \u2013 48 quilos
Mosca \u2013 51 quilos
Galo \u2013 54 quilos
Pena \u2013 57 quilos
Leve \u2013 60 quilos
Meio médio ligeiro \u2013 64 quilos
Meio médio -69 quilos
Médio \u2013 75 quilos
Meio pesado \u2013 81 quilos
Pesado \u2013 91 quilos
Super pesado \u2013 + 91 quilos
Regras do Boxe
Algumas das regras das lutas de Boxe Profissional são:
\u2013 Golpes só são considerados pontuáveis se forem acertados de frente ou na lateral da cabeça ou o abdómen do adversário. Golpes nos braços não são pontuáveis.
\u2013 Soco na nuca, agarrar ou golpes abaixo da cintura são infrações. Quando feitos, o árbitro dá uma advertência ao pugilista. Se isto se voltar a repetir, o pugilista pode ser desqualificado.
\u2013 O pugilista não pode desferir nenhum golpe no adversário enquanto ele estiver no chão;
\u2013 Mordidas também são motivo de advertência e potencial desqualificação;
Golpes de Boxe
Direto: Golpe rápido e forte que atinge a parte frontal do adversário com o punho que estava atrás da guarda.
Jabe: O mesmo que o direto, só que com o outro punho, o que está a frente na guarda.
Cruzado: Tão forte quanto o direto, mas atinge a parte lateral da cabeça do oponente. Neste movimento o braço termina flexionado, ao contrário do direto.
Gancho: Movimento do punho em trajetória curvilínea que atinge a lateral da cabeça ou do abdómen do lutador.
Uppercut: Golpe feito no sentido de baixo para cima com o objetivo de atingir o queixo do outro lutador.
Jab-direto: A mistura do golpe direto com o golpe jabe, ou seja, o lutador fica socando o oponente com as duas mãos ao mesmo tempo.