Buscar

A lavagem das mãos é uma das maneiras mais simples e econômicas de prevenção e controle de infecção hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A lavagem das mãos é uma das maneiras mais simples e econômicas de prevenção e controle de infecção hospitalar , apesar desse dado importante , percebe-se um aumento de infecções hopitalares que poderiam ser evitadas se hovesse educação e consientização da lavagem correta das mãos. (Lima et al,2011)
Em 1846, o médico húngaro o Ignaz Philip Semmelweis evidenciou em seus estudos que a febre puerperal que ocorria em mulheres que haviam acabado de dar a luz, era devido à contaminação das mãos dos médicos que saiam da ala de autópsia e seguiam para a ala de obstétrica. A partir de então, ficou evidente a necessidade dos médicos em realizar lavagem nas mãos, que inicialmente era realizada em soluções cloradas (FERNANDES, 2011).
	Em estudos realizados pelo médico Ignaz Philip Semmelweis em 1846, foi verificado que a maioria das mulheres quando davam a luz encontravam-se em um quadro febril intenso devido a contaminação das mãos dos médicos que realizavam os partos, pois estes vinham de outras alas como a ala de autópisia e entravam na sala de obstetrícia sem lavar as mãos.

Outros materiais