Buscar

O SEGREDO DAS CARTAS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
TRABALHO DE CRIMINOLOGIA 
 O SEGREDO DAS CARTAS
 Autor: Warley Rodrigues Belo
Integrantes:
Marielle Azevedo Martins 600629299
Ingrid Mendes Franco 600627592
Sara do Nascimento Hudson 600622128
Larissa Rodrigues Gontijo 600614221
Nathália Michetti Rezende 600629348
Vânia Maria Alves Ventura Gomes 600629586
Gabriela Fonseca Moura 600622724
 Guilherme Fonseca Peres 600625052
Professora: Liciane Faria Travesso Gonçalves 	
BELO HORIZONTE,2017
O Segredo Das Cartas
Autor: Warley Rodrigues Belo
�
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992 �1997) e mestrado em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000� 2004). 
Atualmente é advogado administrador Warley Belo Advocacia & Consultoria, professor de Pós�-graduação da Escola Superior da Advocacia � OAB/MG e professor assistente da Faculdade de Ciências Jurídicas Professor Alberto Deodato em Belo Horizonte / MG. 
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Ciências Penais.
Identificação
Nome: Warley Rodrigues Belo
SUA LISTA DE LITERATURA RELACIONADA COM O DIREITO
 PENAL E/OU O PROCESSO PENAL 
Livros publicados/organizados ou edições
1. Da Aplicação da Lei Penal
2. O Segredo das Cartas. 
3. . Princípio da Legalidade Penal (Doutrina e Jurisprudência). 
4. Advocacia Criminal de Excelência
5. Jurisprudência Organizada sobre os Princípios do Direito Penal. 
6. Tratado dos princípios do direito penal � volume I. 
7. Tratado dos princípios do direito penal � volume II. 
8. Aborto � considerações jurídicas e aspectos correlatos
O Segredo das Cartas
(Romance judicial baseado em fatos verídicos)
“O Segredo das Cartas”. Este é o primeiro romance judicial baseado em fatos verídicos do diretor de Direito Penal do IAMG e professor, Warley Belo. Lançado em junho, o livro revela como protagonista da história seu próprio autor, já que trata-se de um processo judicial em que o mesmo atuou como advogado. Seu cliente é um defensor público acusado de violentar sua própria filha sendo condenado a mais de doze anos de prisão. Todos pensavam que ele fosse culpado até que surgem cartas da vítima que convencem o advogado da inocência do réu dando início a um ensandecido combate processual para evitar a prisão e provar a sua inocência.
“O Segredo das Cartas” aguça o leitor a sensibilidade para detectar as raízes da maldade e dissimulação que o ser humano pode deflagrar. Com quase 20 anos de advocacia criminal, o autor destaca ainda que, a publicação revela o perigo dos pré-julgamentos e nos impele a nunca perder as esperanças mesmo nas situações mais difíceis. Por fim, deixa uma dica: “valorize mais os atos do que as palavras”.
O SEGREDO DAS CARTAS 
1- O QUE A MATERIA CRIMINOLOGIA TEM A VER COM O LIVRO O SEGREDO DAS CARTAS?
R: Porque a criminologia está dividida em quatro pilares sendo ele o crime (delito), criminoso (delinquente), vitima e controle social. Com o estudo da criminologia podemos ter um entendimento melhor do porque a pessoa comete um crime. Através da Criminologia, buscaremos o domínio dos fatores responsáveis pela criminogênese, ou seja, o processo comportamental ensejador do crime, que nos habilitará ao conhecimento sobre o delito, individualmente observado, como fato humano e social, bem como acerca da criminalidade como um todo. 
2- QUAL FOI O CRIME (DELITO)?
R: Um homem é acusado de violentar sua própria filha correndo o risco de ser condenado a mais de doze anos de prisão. Todos pensavam que ele fosse culpado até que surgem cartas da vítima, que convencem o advogado da inocência do réu dando início a um ensandecido combate processual para evitar a prisão e provar a sua inocência. Onde o crime em fato é o abuso sexual. 
3-QUEM E O CRIMINOSO (DELINGUENTE)?
R: O pai Floriano foi acusado mais o primo da vitima que violentava. Ele não só violentava sexualmente, como também ameaçava de matar seus pais se revelasse toda a verdade, fazendo pressão psicológica. A menina, ameaçada pelo primo e com medo da morte de seus pais, passou a fazer tal acusação contra seu próprio pai a mando do primo Marcio e de sua tia Alda mãe deste primo, que passou a participar das investidas contra Celina. Alda reforçava as ameaças contra o pai e afirmava que nada de ruim aconteceria ao mesmo, já que era defensor publico. Se falasse que era Marcio seu algoz, esse seria preso e se vingaria matando seu pai.
4- CONTROLE SOCIAL INFORMAL:
R: Com o escopo de submeter os agentes sociais a um determinado padrão, portanto, articula a comunidade uma sorte de instituições, estratégias e sanções. O controle social é amplo e nem sempre evidente, tendendo a ser mais anestésico ou menos oculto dependendo da maneira como os conflitos se manifestam. Assim, manifesta-se através da família, da educação, da medicina, da religião, dos partidos políticos, dos meios massivos de comunicação, da atividade artística, da investigação científica etc. Sendo assim, esses conflitos se manifestaram na família de Celina, aonde sua Tia Alda mãe de Márcio vinha, a saber, que essa Tia teve também problemas de abuso sexual, inclusive havia fortes suspeitas de que a mesma abusara do próprio filho, que reproduzia, em sequencia, mesmo maior de idade, as violências perpetradas contra si. Alda então seria sua cumplice e também causa de seu comportamento. Uma cadeia de comportamentos doentios que poderia chegar sabe-se lá onde, lá que tão longe tinha ido. Não que todo pedófilo tenha sido vítima de abuso e nem que toda pessoa vítima de abuso tenha tendência a ser pedófilo. Mas no caso específico, que havia uma boa influência neste comportamento de Marcio por ter sido vítima de abusos por sua própria mãe, Alda.
5-O CONTROLE SOCIAL FORMAL: 
São formados pela Polícia, a Justiça, o Ministério Público e a Administração Pública, conjunto de agentes denominados como Sistema da Justiça ou Justiça Criminal que passará a atuar quando os agentes informais do controle social deixaram de cumprir com sua finalidade na vida do indivíduo, restando assim os agentes formais como "oportunidade de ressocializar tal indivíduo", ou seja, cumprir sua verdadeira essência, não apenas como punitiva, mas em caráter principal por um lado trazer este para a sociedade de modo que o mesmo seja aceito e por outro lado que tal indivíduo internalize na consciência os valores e normais necessários para um bom convívio de todos. Devido o réu ser um homem de renome um defensor público, o advogado que defendeu o crime, pediu solicitou habeas corpus para que o acusado respondesse o crime em liberdade, onde foi usado o controle social formal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes