Buscar

prova 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Direito Tributário
Com o planejamento tributário, o empresário pode reduzir seus custos e assim terá a possibilidade de reduzir seus preços, podendo ensejar a admissão de novos funcionários e o aumento de seus investimentos, empregando de forma diligente o seu capital. É entendida como uma das finalidades do planejamento tributário, de acordo com os estudos da disciplina:
Nota: 20.0
	
	A
	Evitar a incidência do fato gerador do tributo.
Você acertou!
É entendida como uma das finalidades do planejamento tributário evitar a incidência do fato gerador do tributo. (Material de estudos da aula 06, p. 7).
	
	B
	Eximir-se das obrigações tributárias.
	
	C
	Buscar qualquer meio para que o tributo não seja pago.
	
	D
	Reduzir, após a ocorrência do fato gerador, o montante do tributo a ser pago.
	
	E
	Valer-se de benefícios pecuniários ilícitos a funcionários públicos para corromper a auditoria fiscal.
Questão 2/5 - Direito Tributário
Se a busca intentada pelo contribuinte para deixar de pagar ou pagar menos seu tributo não for a elisão fiscal, por meio de um planejamento bem elaborado, qualquer outra situação será de evasão fiscal. Em relação à evasão, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto a seguir:
"Há uma ação, ou uma série de __________ marcados pelos ______ de engano, má ___________, simulação, artificialidade, ___________ e desonestidade”.
De acordo com os conceitos estudados durante a disciplina, completam as lacunas as palavras:
Nota: 20.0
	
	A
	Atos – interpretação – elementos – ocultamentos.
	
	B
	Ocultamento - atos – elementos – interpretação.
	
	C
	Elementos – atos – interpretação – boa-fé.
	
	D
	Atos – elementos – interpretação – ocultamento.
Você acertou!
Sobre a evasão, na análise de Huck (1997, p. 30), [...] "há uma ação, ou uma série de atos marcados pelos elementos de engano, má interpretação, simulação, artificialidade, ocultamento e desonestidade”. (Material de estudos da aula 06, p. 11-12).
	
	E
	Conjuntos – indícios – fé – desídia.
Questão 3/5 - Direito e Legislação Aplicada
O meio ambiente é, sem dúvidas, o grande patrimônio da humanidade. Sendo assim, praticamente todas as sociedades e governos atuais estão preocupados com a sua preservação e sua sustentabilidade, estabelecendo regras comuns por meio de legislações internacionais e nacionais. (Direito Aplicado/Débora Veneral, Silvano Alves Alcantara. Curitiba: InterSaberes, 2014). 
Assinale a alternativa correta que diz respeito à responsabilidade penal ambiental:
Nota: 20.0
	
	A
	É caracterizada quando, por meio de uma conduta humana, for causada destruição de um bem considerado público e de uso comum relacionado diretamente ao meio ambiente.
Você acertou!
VENERAL, Débora; ALCANTARA, Silvano Alves. Direito Aplicado. 1ª. Ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2014, p. 295
	
	B
	 É caracterizada quando, por meio de uma conduta humana, for causada destruição de um bem considerado público e de uso comum, sem precisar estar relacionado ao meio ambiente.
	
	C
	É caracterizada quando, por meio de uma conduta humana, for causada destruição de um bem considerado público e de uso privado relacionado diretamente ao meio ambiente.
	
	D
	É caracterizada quando, por meio de uma conduta humana, for causada destruição de um bem considerado exclusivamente privado, e relacionado diretamente ao meio ambiente.
	
	E
	Não está caracterizada por conduta humana, porém causa destruição de um bem considerado público e de uso comum relacionado diretamente ao meio ambiente.
Questão 4/5 - Direito e Legislação Aplicada
Realize a leitura do texto abaixo e responda o que se pede:
Esse princípio deve ser aplicado a fim de evitar a efetivação de danos ao meio ambiente cujos resultados sejam conhecidos. É uma medida de antecipação para que os problemas ambientais sejam solucionados em sua origem. Portanto, o referido princípio tem como objetivo o cuidado e os atos preventivos de modo a corrigir a ação no seu início. 
De qual princípio estamos falando?
Nota: 20.0
	
	A
	Princípio do poluidor pagador.
	
	B
	Princípio da prevenção.
Você acertou!
Veneral, Debora; Alcantara, Silvano Alves. Direito Aplicado. Curitiba: Intersaberes, 2014.p. 282.
	
	C
	Princípio do desenvolvimento sustentável.
	
	D
	Princípio da reparação.
	
	E
	Princípio da precaução.
Questão 5/5 - Direito Tributário
Segundo uma norma do Código Tributário Nacional: "a autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária". Como esse instrumento legal ficou sendo conhecido? Responda de acordo com os conceitos estudados durante a disciplina.
I. Norma antielisão.
II. Norma antitruste.
III. Norma tributária.
IV. Norma antifraude.
Nota: 20.0
	
	A
	A proposição I está correta.
Você acertou!
Tal instrumento legal ficou sendo conhecido como norma “antielisão”, mas em verdade, deveria ser chamada de norma “antievasão”, pois não coíbe a utilização da elisão fiscal como prática por meio de instrumentos legais de evitar, retardar ou reduzir o pagamento de um tributo, mas tão somente aqueles praticados em desrespeito à lei. (Material de estudos da aula 06, p. 6).
	
	B
	A proposição II está correta.
	
	C
	A proposição III está correta.
	
	D
	A proposição IV está correta
	
	E
	As proposições I e II estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais