Buscar

VT online Processo Civil II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II (SP)
Questão 1
O novo CPC substitui a audiência preliminar pela audiência de conciliação e mediação, almejando um estímulo à autocomposição e resolução pacífica de controvérsias. Sobre esse tema marque a opção INCORRETA:
a. O juiz poderá dispensar a produção das provas requeridas pela parte cujo advogado ou defensor público não tenha comparecido à audiência, aplicando-se a mesma regra ao Ministério Público. Art 362, §2°
b.  A audiência poderá ser adiada por convenção das partes. Aqrt 362, I
c. No dia e na hora designados, o juiz declarará aberta a audiência de instrução e julgamento e mandará apregoar as partes e os respectivos advogados, bem como outras pessoas que dela devam participar. Art 360
d. Finda a instrução, o juiz dará a palavra ao advogado do autor e do réu, bem como ao membro do Ministério Público, se for o caso de sua intervenção, sucessivamente, pelo prazo de 20 (vinte) minutos para cada um, prorrogável por 10 (dez) minutos, a critério do juiz. Art 364
e. Instalada a audiência, o juiz não tentará conciliar as partes, já que houve a possibilidade anterior de outros métodos de solução consensual de conflitos, como a mediação e a arbitragem. Art359
Questão 2
Com relação ao pedido assinale a opção verdadeira:
O pedido deve ser certo, mas não se compreendem no principal os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, inclusive os honorários advocatícios. Art 322
b. Na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las.
c.O pedido deve ser sempre determinado, não é lícito formular pedido genérico.
d. O pedido nunca será alternativo.
e. É ilícito formular mais de um pedido.
Questão 3
Com relação ao indeferimento da petição inicial, assinale a alternativa incorreta :
a.A petição inicial será indeferida quando for inepta.
b. A petição inicial não será indeferida quando a parte for manifestamente ilegítima.
c. Considera-se inepta a petição inicial quando lhe faltar pedido ou causa de pedir.
d. Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 5 (cinco) dias, retratar-se.
e. Considera-se inepta a petição inicial quando da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão.
Questão 4
Sobre a audiência de conciliação ou de mediação, assinale a opção INCORRETA: 
a. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 20 (vinte) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência.
b. O conciliador ou mediador, onde houver, atuará necessariamente na audiência de conciliação ou de mediação, observando o disposto neste Código, bem como as disposições da lei de organização judiciária.
c. Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes.
d. A intimação do autor para a audiência será feita na pessoa de seu advogado.
e. A audiência não será realizada se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual ou quando não se admitir a autocomposição.
Questão 5
Sobre a audiência de conciliação ou de mediação, podemos afirmar que:
a. O não comparecimento mesmo que justificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.
b. A audiência de conciliação ou de mediação não pode realizar-se por meio eletrônico.
c. Havendo litisconsórcio, o desinteresse na realização da audiência deve ser manifestado por todos os litisconsortes.
d. As partes não devem estar acompanhadas por seus advogados ou defensores públicos.
e. O autor deverá indicar, na petição inicial, seu desinteresse na autocomposição, e o réu deverá fazê-lo, por petição, apresentada com 30 (trinta) dias de antecedência, contados da data da audiência.
Questão 6
Sobre Reconvenção, assinale a opção INCORRETA:
a. A reconvenção é inspirada no princípio da economia processual, pois permite
que, num mesmo processo, discutam-se questões ligadas por um mesmo
vínculo, aumentando o objeto litigioso proposto pelo autor.
b. São requisitos da reconvenção: existência de conexão com a ação originária
ou fundamento da defesa; não ser o juízo da ação originária absolutamente
incompetente para apreciar a reconvenção.
c. A legitimidade para ser reconvinte é do réu da ação originária e a legitimidade
para figurar no polo passivo na reconvenção compete ao autor. No
entanto, o terceiro poderá ser litisconsorte na reconvenção, tanto no polo
ativo, como no polo passivo.
d. O réu não pode propor reconvenção independentemente de oferecer contestação.
e. Se o autor for substituto processual, o reconvinte deverá afirmar ser titular de direito em face do substituído, e a reconvenção deverá ser proposta em face do autor, também na qualidade de substituto processual.
Questão 7
Com relação a provas, podemos afirmar que:
a. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, somente aqueles especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz.
b. Caberá ao juiz, somente de ofício, determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito.
c. O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, mas não precisa indicar na decisão as razões da formação de seu convencimento.
d. O ônus da prova incumbe sempre ao autor.
e. O juiz poderá admitir a utilização de prova produzida em outro processo, atribuindo-lhe o valor que considerar adequado, observado o contraditório. Art 372
Questão 8
Assinale a alternativa INCORRETA com relação à audiência de conciliação ou de mediação:
a. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência.
b.A audiência será realizada mesmo se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual.
c. O autor deverá indicar, na petição inicial, seu desinteresse na autocomposição, e o réu deverá fazê-lo, por petição, apresentada com 10 (dez) dias de antecedência, contados da data da audiência.
d. A audiência de conciliação ou de mediação pode realizar-se por meio eletrônico, nos termos da lei.
e. O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.
Questão 9
O novo Código de Processo Civil confere mais destaque à fase de saneamento e organização do processo. Sobre esse tema marque a opção INCORRETA:
a. Em decisão de saneamento, o juiz deverá: a) resolver as questões processuais pendentes, se houver; b) delimitar as questões de fato sobre as quais recairá a atividade probatória, especificando os meios de prova admitidos; c) definir a distribuição do ônus da prova, observado o art. 373; d) delimitar as questões de direito relevantes para a decisão do mérito; e) designar, se necessário, audiência de instrução e julgamento.
b. Independentemente se a causa apresentar ou não complexidade em matéria de fato ou de direito, deverá o juiz designar audiência para que o saneamento sejafeito em cooperação com as partes, oportunidade em que o juiz, se for o caso, convidará as partes a integrar ou esclarecer suas alegações.
c. O novo CPC traz a possibilidade de maior participação das partes no momento do saneamento do processo, pois realizado o saneamento, as partes têm o direito de pedir esclarecimentos ou solicitar ajustes, no prazo comum de 5 (cinco) dias, findo o qual a decisão se torna estável.
d. Importante observar que o saneamento não deve ser apenas realizado na fase destinada à sua realização. Cabe ao magistrado garantir o regular trâmite do feito, corrigindo eventuais vícios que surgirem durante toda a marcha
processual.
e. Outra novidade introduzida pelo novo diploma processual é a previsão expressa de fixação de calendário para a realização de prova pericial, caso possível.
Questão 10
Com relação a improcedência liminar do pedido, podemos afirmar que:
a. Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, somente após a citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido.
b. O juiz não poderá julgar liminarmente improcedente o pedido masmo se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição
c. Se houver retratação, o juiz determinará o prosseguimento do processo, com a citação do réu, e, se não houver retratação, determinará a citação do réu para apresentar contrarrazões, no prazo de 30 (trinta) dias.
d. Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos.
e. Não interposta a apelação, o réu não será intimado do trânsito em julgado da sentença.

Outros materiais