Buscar

Atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A relevância das creches na vida de crianças pequenas na contemporaneidade.
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade. É oferecida gratuitamente em creches ou instituições equivalentes para crianças de até 3 anos de idade e, posteriormente, em pré-escolas para crianças de 4 a 5 anos. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), as creches e pré-escolas devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança. A creche apresenta um papel importante com crianças de 0 a 3 anos de idade, conseguindo demonstrar um mundo de novas experiências, o que possibilita a ampliação de horizontes. 
A origem das creches tem lugar na Revolução Industrial, quando ocorreu a inserção em grande escala da mulher no mercado de trabalho. A creche respondia, então, aos cuidados básicos para a sobrevivência das crianças, por permitir que as mães trabalhassem para ajudar no sustento da família. Na atualidade, ampliou-se a concepção institucional de creche, ao se esperar que ela, além de atender aos cuidados básicos, também o faça em relação àqueles ligados a diversos aspectos do desenvolvimento infantil. Com esse novo modelo e a crescente demanda de pais e responsáveis por tal instituição para seus filhos, a creche foi inserida nas políticas públicas do Ministério da Educação e a Lei das Diretrizes e Bases, nas quais garantiu a Educação Infantil nos sistemas educacionais.
A proposta para se trabalhar com crianças na creche, tem como parâmetros, conhecer seus interesses e necessidades, bem como saber um pouco da história de cada um, conhecer a família, as características de sua faixa etária, a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo de permanência na escola. Já o educador não deve ser visto como figura central do processo de ensino aprendizagem, mas sim como alguém mais experiente que aprende e permite a criança aprender de forma mais lúdica possível. Atividades como brincar, contar histórias, oficinas de desenho, pintura e música, além de cuidados com o corpo, são recomendadas para crianças que frequentam a escola nesta etapa.
Referências
Brasil. LDB: Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Atualizada em 8/5/2013. Brasília 2013.
Educação Infantil / organizadora Josilda Maria Belther. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.
*Graduanda em Pedagogia pela Uninassau – Campina Grande.

Outros materiais