Buscar

APOL nota 100 Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Nota: 100
Questão 1/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Considere o seguinte excerto de texto: 
"[...] podemos dizer que as políticas sociais de afirmação dos direitos econômicos e sociais, contra o privilégio, e as políticas culturais de afirmação do direito à cultura, contra a exclusão cultural, constituem uma verdadeira revolução democrática no Brasil."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Chauí, Marilena. Cultura e democracia. 2 ed. Salvador: Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon, 2009. (Coleção Cultura é o quê?, I). <http://www.cultura.ba.gov.br/arquivos/File/oqeculturavol_1_chaui.pdf>. Acesso em set. 2017. 
Com base no texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas sobre políticas públicas para a cultura, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O conceito de cultura possui diferentes dimensões. É importante discutir de que forma o conceito de cultura é expresso em publicações oficiais, pois elas servem como base para o desenvolvimento de políticas públicas para a cultura.
Você acertou!
“Outro ponto sobre o qual temos de discutir é o conceito de cultura e suas dimensões expresso na legislação e nos documentos oficiais do MinC e de demais entidades do campo da cultura, em todos os âmbitos de governo, visto que tais textos subsidiam os processos de formulação das políticas públicas” (livro-base, p. 30).
	
	B
	O conceito de cultura possui significado único. O conceito de cultura expresso em publicações oficiais deve ser aprendido, pois define o que deve ser feito para que tenhamos acesso a bens culturais.
	
	C
	O conceito de cultura é diversificado de acordo com o nível social de cada indivíduo em uma sociedade. As publicações oficiais mostram quais são os bens culturais aos quais cada camada social tem direito.
	
	D
	O conceito de cultura se transforma ao longo do tempo e depende principalmente de como esse é tratado pelos órgãos governamentais. Mas as publicações oficiais devem abster-se de informar o conceito de cultura vigente de acordo com cada gestão.
	
	E
	O conceito de cultura é algo tão amplo que não há como chegar a um consenso. Por isso as publicações oficiais devem nos informar sobre a forma ideal de pensar a cultura.
Questão 2/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Observe a obra de arte “O Vazio”, do artista Yves Klein, de 1958:
Após esta avaliação, caso queira visualizar as imagens novamente, elas estão disponíveis em: <https://imageobjecttext.com/2012/06/01/a-blank-canvas/#more-2238>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base na imagem dada e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças a seguir sobre as relações entre a obra “O vazio”, de Yves Klein e a crítica institucional, e assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	“O Vazio”, de Yves Klein, traz consigo uma forte crítica institucional. Ao expor uma sala vazia, o artista estava afirmando que faltavam obras de arte tradicionais naquele local.
	
	B
	A obra de Yves Klein comporta uma forte crítica institucional. O foco de sua crítica são as paredes brancas encontradas na maioria dos ambientes voltados à arte.
	
	C
	A obra de Yves Klein evoca uma forte crítica institucional, o que contribui para que os agentes atuantes no sistema de arte repensem as formas de circulação e produção da arte.
Você acertou!
“As repercussões da crítica institucional, com propostas práticas de artistas e teóricos, já a partir do final do século XX, foram fundamentais para a geração de um pensamento radical sobre o papel das instituições e dos agentes, dentro e fora do sistema da arte, que compactuaram para ampliar cada vez mais os circuitos e a atuação engajada, tanto ativista quanto social” (livro-base, p. 69).
	
	D
	A obra de Yves Klein “O Vazio” mostra que os artistas haviam esgotado a criatividade.
	
	E
	A obra de Yves Klein “O Vazio” contribui para que os museus e galerias possam expor salas vazias, economizando assim verbas públicas.
Questão 3/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Leia a seguinte citação sobre projetos transpedagógicos:
"A estética, entendida como parâmetro para definição de arte, guarda esse privilégio quando o tema é democratização do conhecimento. Mas isso quer dizer também que arte pode ser entendida como um conhecimento, como uma maneira de se relacionar com a realidade capaz de provocar reflexões e, em alguns casos, esclarecimentos, de uma maneira mais sensível ou tocando em sentimentos." 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANELLA, Maurício Camargo, GALLY, Miguel, FIDELIS, Mariana. Arte como conhecimento do mundo na metodologia criativa e pedagógica do projeto “De Fora Adentro - Cartografia dos Sentidos”. In: Revista Estética e Semiótica, Brasília, 2015. <periodicos.unb.br/index.php/esteticaesemiotica/article/download/15701/11146>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base no trecho de texto e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas sobre a transpedagogia, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A transpedagogia é caracterizada por projetos que relacionam arte e educação para além dos espaços tradicionais de ensino.
Você acertou!
"[...] a expressão transpedagogia (arte com educação) foi criada por Helguera [...] para tratar de projetos feitos por artistas e coletivos que misturavam processos educacionais e a criação de arte, oferecendo uma experiência que diverge das escolas de arte ou da educação formal de arte" (livro-base, p. 197).
	
	B
	A transpedagogia é caracterizada por projetos acadêmicos, que prezam pela técnica apurada e temas tradicionais da história da arte.
	
	C
	O conceito de transpedagogia foi criado para definir projetos que relacionam arte e trânsito.
	
	D
	O conceito de transpedagogia foi criado para definir os projetos que relacionam arte e gênero.
	
	E
	A transpedagogia é caracterizada por abordar temas transnacionais.
Questão 4/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Analise o excerto de texto a seguir: 
"Momento de repensar rumos e funções do evento, a 28ª Bienal – ‘Em vivo contato’ realiza uma proposta radical ao manter o 2ª andar do pavilhão vazio, como uma Planta Livre, uma metáfora da crise conceitual atravessada pelos sistemas expositivos tradicionais e enfrentada pelas instituições que as organizam. Acontecimento marcante naquela edição foi a pichação do guarda-corpo no pavilhão, que germinou uma discussão sobre o tema no meio artístico sobre arte urbana". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FUNDAÇÃO BIENAL, 28ª Bienal de São Paulo. In: Vivo Contato. <http://www.bienal.org.br/exposicao.php?i=2345>. Acesso em 25 set. 2017. 
Com base no fragmento citado (publicado pela Fundação Bienal, que faz a gestão da Bienal de Arte de São Paulo) e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, sobre o sistema de arte analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O sistema de arte ignora as discussões acerca da produção, da distribuição e da recepção da obra de arte.
	
	B
	A arte contemporânea superou as discussões acerca do sistema de arte, trazendo agora obras nas quais a questão do belo é o mais importante.
	
	C
	Os museuse as galerias que veiculam arte contemporânea proíbem obras que discutam questões polêmicas, como as críticas à própria instituição, por exemplo.
	
	D
	A discussão acerca das fragilidades do sistema de arte pelas próprias instituições como museus, galerias e bienais é um dos desdobramentos da crítica institucional, abordada historicamente por artistas e teóricos da arte.
Você acertou!
“Questionadas quanto às práticas tradicionais e consolidadas, organizações, centros culturais e museus de arte contemporânea gradualmente se interessaram por refletir sobre isso e contribuir dentro do possível. Por outro lado, muitos artistas têm investido nessas provocações. Assim, indagações sobre o sistema, a mediação e o ensino de arte estão na pauta das grandes exposições internacionais e até mesmo nos circuitos globais e locais de arte contemporânea” (livro-base, p. 69).
	
	E
	Artistas e teóricos da arte questionam o sistema da arte por meio de denúncias formalizadas no Ministério Público, que as apura e pune, caso necessário, as instituições.
Questão 5/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Analise o fragmento de texto a seguir: 
“Existem muitas controvérsias sobre a noção de ‘independente’, não apenas no Brasil, mas também na América Latina. Na Europa e Estados Unidos, embora essa discussão também seja recorrente, a formação desses espaços aconteceu de maneira distinta a` do Brasil, pois tanto a iniciativa privada quanto o governo reconheceram a legitimidade das ocupações ilegais que geraram os ‘centros culturais independentes’[...] e, desde então, grande parte deles e´ subsidiado por políticas culturais estatais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, K. Espaços autônomos de arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2013. <http://editoracircuito.com.br/website/wp-content/uploads/2013/11/espacos-autonomos-web-11.pdf>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base no fragmento de texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças sobre as políticas públicas de arte e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	No Brasil, as políticas públicas mostram historicamente um grande apoio às iniciativas de gestão de arte propostas por artistas.
	
	B
	A multiplicação de modelos de gestão autônoma observados a partir dos anos 2000 mostra o incentivo das políticas públicas no Brasil a novas formas de distribuição de arte.
	
	C
	A multiplicação de modelos de gestão autônoma observados a partir dos anos 2000 mostra um descontentamento em relação ao consumo de arte e a fragilidade das políticas públicas.
Você acertou!
“A atuação dos artistas na direção de espaços autônomos foi de constante resistência contra os mecanismos de mercantilização da arte, em oposição aos programas das instituições tradicionais e em resposta à ausência ou falta de continuidade das políticas públicas de arte” (livro-base, p. 127).
	
	D
	No Brasil, observou-se desde os anos 2000 uma grande adesão da iniciativa privada em parcerias com espaços autogeridos de arte contemporânea.
	
	E
	No contexto brasileiro, as políticas públicas contínuas incentivaram o surgimento de espaços coordenados por artistas.

Outros materiais