Buscar

Aula 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Planejamento e Tipos de trabalho científico
Para iniciar uma pesquisa deve-se: 
Escolher o tema (O que vou pesquisar?);
Originalidade (Precisa ser original?);
Revisão de Literatura (Se o tema não é inédito, quem já pesquisou algo semelhante?);
Justificativa (Por que estudar esse tema?, Que vantagens e benefícios a pesquisa proporcionará?, Qual a importância profissional e cultural da pesquisa?);
Formulação do problema: levantamento das questões norteadoras (Que questões estou disposto a responder?) – Deve ser claro e preciso, empírico, delimitado e passível de solução;
Determinação de objetivos (O que pretendo alcançar com a pesquisa?) - É importante formular um único objetivo geral que apresente o propósito da pesquisa. Os objetivos específicos representam a divisão do objetivo geral em outros menores.
No nosso caso, o problema é científico e significa assunto controverso, isto é, refletir sobre um assunto que ainda não foi satisfatoriamente respondido, em qualquer campo de conhecimento.
Problema de Engenharia - Como fazer algo de maneira eficiente. Ex.: “Como fazer para melhorar os transportes urbanos?”, “Como aumentar a produtividade no trabalho?”.
Problema de Valor - Aqueles que indagam se algo é bom ou mau, desejável ou indesejável, certo ou errado, melhor ou pior, se algo deve ou não ser feito. Ex.: “Os pais devem dar palmadas nos filhos?”, “Qual a melhor técnica para a propaganda?”.
Problema Científico - Um problema é considerado de natureza científica quando envolve variáveis (Independentes, Dependentes e Interveniente) que podem ser tidas como testáveis, podem ser observadas e manipuladas. Ex.: “Em que medida a escolaridade determina a preferência político-partidária?”.
Exemplo: Então, em ordem de importância, arraste os botões com o motivo das variáveis para as áreas correspondentes em branco.
“Os alunos de Administração são mais conservadores do que os de Ciência Sociais.”
	Curso							 Conservadorismo
“A classe social da mãe influencia no tempo de amamentação dos filhos.”
 Classe social			 Tempo de amamentação
Exemplo: Marque um X nas respectivas colunas para classificar os problemas abaixo como problemas de engenharia, de valor ou científico.
É lícito fazer experiência com seres humanos?	( ) Engenharia		( ) Valor	(X) Científico
O que pode ser feito para melhorar a distribuição de renda? (X) Engenharia	( ) Valor	( ) Científico
Qual a melhor técnica psicoterápica? 		( ) Engenharia		(X) Valor	( ) Científico
Em que medida a escolaridade determina a preferência político partidária?					( ) Engenharia		( ) Valor	(X) Científico
Dos problemas às hipóteses - Ao seguirmos a ordem das razões, podemos afirmar que a formulação de uma hipótese de pesquisa decorre da problematização. As hipóteses são as possíveis respostas encontradas para o problema formulado. A problematização requer possibilidades de respostas, que compõem alternativas que devem ser consideradas e examinadas.
Tipos de trabalhos acadêmicos mais comuns:
Relatório Técnico-Científico - É a parte final de uma pesquisa. Seu objetivo consiste em dar ao leitor o resultado completo do estudo. Documento original pelo qual se faz a difusão da informação corrente, sendo ainda o registro permanente das informações obtidas. É elaborado principalmente para descrever experiências, investigações, processos, métodos e análises. Está estruturado em:
* Elementos pré-textuais (Capa e Folha de rosto);
* Elementos textuais (Introdução: escolha do assunto, delimitação, justificativa e objetivos; Revisão da bibliografia: apresentação da pesquisa bibliográfica sobre o assunto; Metodologia: procedimentos empregados para obtenção dos dados; Conclusão: análise e interpretação dos dados.);
* Elementos pós-textuais (Lista de referências usadas no texto. As referências devem ser elaboradas conforme as normas da ABNT.).
Comunicação Científica ou Paper - Pequeno artigo científico, texto elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa para comunicações em congressos e reuniões científicas, sujeitos à sua aceitação por julgamento. Tem como objetivo principal analisar um tema/questão/problema, por meio do desenvolvimento de um ponto de vista de quem o escreve. Geralmente trata do particular ou da essência do problema.
Seminário - É um procedimento didático que consiste em levar o aluno a pesquisar a respeito de um tema, a fim de apresentá-lo e discuti-lo cientificamente. Sugere que seja organizado com os seguintes participantes: Coordenador, organizador, relator, secretário, comentadores e debatedores.
Anteprojeto de Pesquisa - Trata-se de um documento temático que apresenta de maneira concisa o conteúdo de um projeto de pesquisa. É um estudo preparatório, esboço ou conjunto dos estudos preliminares, que irá constituir, depois das necessárias alterações, as diretrizes básicas do projeto definitivo.
Projeto de Pesquisa - O projeto de pesquisa apresenta os pontos principais que revelam a definição de um problema, a revisão sucinta da bibliografia e a metodologia. Assim, a primeira parte apresenta a introdução, o objetivo, a justificativa, as questões norteadoras ou hipóteses do estudo. Já a segunda parte contempla a metodologia, indicando o tipo de pesquisa que será desenvolvida e os instrumentos a serem utilizados.
Artigo Científico - É um pequeno estudo que trata de uma questão científica e destina-se a publicações em revistas ou periódicos. Difere-se da monografia pela sua reduzida dimensão e conteúdo. Obs.: Em artigos científicos evita-se o uso de notas de rodapé, anexos e apêndices. Devem-se evitar, também, citações diretas longas.
Monografia - É um trabalho científico que se caracteriza pela especificação, ou seja, a redução da abordagem a um só assunto, a um só problema. Portanto, monografia é um trabalho com tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação científica com a finalidade de apresentar uma contribuição relevante ou original à ciência. Subtipos de monografia:
* TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) - Trata-se de um documento que representa o resultado de um estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido e elaborado sob a coordenação de um orientador;
* Dissertação - É um tipo de trabalho apresentado no final do curso de pós-graduação stricto sensu, visando obter o título de mestre. Este tipo de trabalho acadêmico requer defesa pública.
* Tese - É o trabalho científico, escrito, original, sobre um tema específico, cuja contribuição amplia os conhecimentos do tema escolhido. Representa, portanto, um avanço na área científica em que se situa. Também é um tipo trabalho apresentado no final do curso de pós-graduação stricto sensu e confere ao seu escritor o título de doutor.
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: Capa (opcional), Lombada (opcional) (ABNT – NBR 12225), Folha de Rosto, Listas de ilustrações; e/ou tabelas; e /ou abreviaturas e siglas/símbolos (opcionais), Sumário (ABNT - NBR 6027);
ELEMENTOS TEXTUAIS: Introdução (onde se coloca tema, problema, hipótese, objetivo e justificativa), Referencial Teórico, Metodologia, Recursos Necessários, Cronograma.
Exemplo: Siga as pistas e cace 5 tipos de trabalhos acadêmicos bens comuns.
1. Parte final de uma pesquisa. Seu objetivo consiste em dar ao leitor o resultado completo do estudo. Relatório
2. Tipo de trabalho que tem 3 subtipos. Monografia
3. Muitas pessoas estão envolvidas na elaboração deste trabalho. Seminário
4. Estudo preparatório, esboço ou conjunto dos estudos preliminares, que irão constituir as diretrizes básicas do projeto definitivo. Anteprojeto
5. Pontos principais que revelam a definição de um problema, a revisão sucinta da bibliografia e a metodologia. Pesquisa
	
	
	Selecionar e delimitar o problema de pesquisa é importante para:
	
	O progresso científico quase sempre surge de uma análise simplificada de aspectos de uma necessidade imediata, não considerando estudar "pedaços" por vez.
	 
	Diminuir a extensão do assunto a ser abordado, evitando percorrer caminhosdesnecessários, possibilitando o aprofundamento dentro dos aspectos que realmente são fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa.
	
	Considerar a possibilidade de desenvolver a pesquisa acadêmica de forma a utilizar todas as fontes possíveis, ainda que isso amplie consideravelmente o prazo inicialmente destinado ao desenvolvimento da mesma.
	
	Auxiliar na escolha da bibliografia a ser estudada, que deve ser a mais resumida possível, de forma a não estender a pesquisa por um longo tempo, mesmo que isso acarrete um aprofundamento superficial.
	
	Escolhermos um recorte físico que possibilite uma aceleração da pesquisa, estudando todas as partes que compõem o trabalho de uma só vez.
	 2a Questão (Ref.: 201309080948)
	
	Sobre a produção textual acadêmica/científica é correto afirmar:
	
	
	Somente TCC, Dissertação e Tese são considerados tipos de produção textual acadêmico.
	
	Artigos com menos de 15 páginas não podem ser considerados produções científicas.
	
	Produções como TCC não necessitam de critérios especiais para serem produzidas, as normas ABNT apenas se aplicam para Dissertações e Teses.
	
	Apenas são considerados artigos científicos/acadêmicos aqueles que servem como documentos de conclusão de curso.
	 
	Um texto acadêmico apresenta discussão de idéias, métodos, técnicas, processos e resultados de investigações teóricas ou práticas.
	 3a Questão (Ref.: 201309117111)
	
	Um projeto de pesquisa deve conter informações como as citadas abaixo, MENOS uma:
	
	
	Revisão de literatura.
	
	Delimitação do tema.
	 
	Partir obrigatoriamente do Senso comum.
	
	Formulação do problema.
	
	Justificativa.

Outros materiais