Buscar

Referências Bibliográficas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Referência, Bibliografia, Referências Bibliográficas
Referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento. Assim, deve ser constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. Conjunto padronizado de informações que permitem a identificação de documentos citados em um trabalho acadêmico.
Bibliografia é a relação das obras consultadas ou citadas por um autor na criação de determinado texto ou seção em que se faz uma relação de livros e outras publicações.
Referencial Bibliográfico - Em um trabalho acadêmico devemos mencionar apenas as obras efetivamente citadas, o que reforça o uso do termo referências.
Vale ressaltar também que o termo referência bibliográfica não é mais usado, pois foi substituído apenas pela palavra referências.
Elementos Essenciais: São informações indispensáveis a identificação do documento. Estão estritamente ligados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo de documento. Ex.: autor, título, local, editora, data de publicação, página inicial e final (quando se tratar de capítulos ou partes de um documento).
Elementos Complementares: são informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar o documento. Ex.: edição, editor, páginas, porte físico, ilustrações, dimensões, série. Todos estes elementos juntos permitem caracterizar, localizar e datar publicações referenciadas em bibliografias, resumos e/ou recensões.
E se não houver a data na publicação? O ano deve ser indicado em algarismos arábicos. 
Quando não for possível a identificação da data indica-se [s.d.] (sem data) entre colchetes.
�
Como referenciar?
Livros, Teses e Eventos - Publicações Avulsas no Todo: Dentre elas destacam-se: os livros e folhetos, dissertações e teses, congressos, conferências, encontros etc.
Livros e folhetos - Devem ser referenciados da seguinte forma - AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local (cidade) de publicação: Editora, data. Número de páginas ou volumes. (nome e número da série).
Exemplo: BASTOS; Lília da Rocha; PAIXÃO, Lyra; FERNANDES, Lucia Monteiro. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses e dissertações. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 117 p.
Dissertações e Teses - Referenciam-se da seguinte maneira - AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (grau e área de concentração) - Instituição, local.
COHEN, Tamara Tania. Renovação urbana: um estudo de caso da EMURB. 1979. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Congressos, Conferências, Encontros e Outros Eventos Científicos - NOME DO CONGRESSO, n.º., ano, local de realização (cidade). Título... subtítulo. Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação. Número de páginas ou volumes.
CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 2, 1994, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: FEBAB, 1974.
Trabalhos apresentados em Eventos - AUTOR DO TRABALHO. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, n.º, ano, local de realização. Título da publicação: subtítulo. Local da publicação: Editora, data. Páginas inicial e final do trabalho.
Exemplo: SANTOS, Milton. Involução, metropolização e economia, segmentada: o caso de São Paulo. In: SEMINÁRIO METROPOLIZAÇÃO E REDE URBANA: Perspectivas dos anos 90, 1990, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 1990. p.12-45.
Informações e documentação eletrônica - AUTOR. Denominação ou título e subtítulo (se houver) do serviço ou produto, indicação de responsabilidade, endereço eletrônico entre os sinais < > precedido da expressão – Disponível em: – e a data de acesso precedida da expressão – Acesso em:.    
Exemplo: Material obtido ou consultado na WEB CARDOSO, Adauto Lúcio. Pesquisa municipalização das políticas habitacionais: uma avaliação da experiência recente – 1993/1996. Disponível em:<http://www.ippur.ufrj.br/observa>. Acesso em: 19 jan. 2000.
Artigo em jornal - ALMEIDA, Carlos Helí de. Maratona de e-cinema: primeiro festival de filmes da Internet reúne 30 trabalhos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7 nov. 2000. Disponível em: <http://www.jb.com.br.html>. Acesso em: 7 nov. 2000
Artigo científico - WACQUANT, Loïc. Elias no gueto. Rev. de Sociologia e Política, Curitiba, n. 10, jun. 1998. Disponível em: <http://www.humanas.ufpr.br/publica/revsoc pol>. Acesso em 10 mar. 2003.
	
1.
	Referência foi definida como um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento. Assim, deve ser constituída de elementos. Que elementos seriam os citados nesta definição?
	Quest.: 1
	
	
	 
	Elementos essenciais e elementos complementares, sendo o primeiro obrigatório e o segundo facultativo, respectivamente, na identificação do documento utilizado como fonte de informação.
	
	
	Apenas os elementos complementares que são indispensáveis e devem ser acrescentados para uma melhoria da identificação do documento.
	
	
	Os elementos fundamentais, definidos como aqueles que não podem faltar na referência, tal como o sujeito, verbo e complemento da referência.
	
	
	Apenas os elementos essenciais, que são aqueles dispensáveis na identificação do documento.
	
	
	Os elementos complementares, estes definidos como obrigatórios na definição do documento consultado.
	
	2.
	A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na norma NBR6023 indica que se utilizarmos o sistema autor data nas citações ao longo do texto, as referências devem ser:
	Quest.: 2
	
	
	
	Reunidas no final do trabalho, por ordem do ano de nascimento dos autores
	
	
	Reunidas no início do trabalho, em uma única ordem alfabética
	
	
	Citadas ao longo do trabalho, sem necessidade do uso de ordem alfabética
	
	
	Citadas ao longo do trabalho, em ordem alfabética
	
	 
	Reunidas no final do trabalho, em uma única ordem alfabética
	
	3.
	O projeto Político Pedagógico é o condutor dos profissionais da educação e pesquisadores, que no ensino superior, norteia as seguintes ações:
	Quest.: 3
	
	
	
	Ação das ONGs e Voluntários.
	
	 
	Ação Institucional e Curricular.
	
	
	Ação da Cidadania e Políticas Sociais.
	
	 
	Ação Pedagógica e Ação Transformadora.
	
	
	Ação Governamental e Sociedade Civil.
_1459521302.unknown
_1459521304.unknown
_1459521305.unknown
_1459521303.unknown
_1459521298.unknown
_1459521300.unknown
_1459521301.unknown
_1459521299.unknown
_1459521296.unknown
_1459521297.unknown
_1459521294.unknown
_1459521295.unknown
_1459521292.unknown
_1459521293.unknown
_1459521291.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes