Buscar

GESTÃO DE CONHECIMENTO A FILOSOFIA E ETICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão do Conhecimento
Inicialmente é correto afirmar que com a evolução e competitividade do mercado no geral, as empresas se preocupam cada vez mais em se aprimorar diante do cenário atual em qualquer que seja a sua atividade, encontrar um diferencial, manter um nível de satisfação que seja condizente com a realidade que se quer chegar, um entrosamento entre os colaboradores, também, entre fornecedores e clientes, pensando nisso é que entramos no estudo de gestão de conhecimento.
Posteriormente, com base no material de apoio, são visíveis os métodos abordados de alta importância e pouca dificuldade, fazendo-se de fácil implantação. A gestão do conhecimento aborda desde a organização das informações até a satisfação e motivação pessoa de cada setor, cliente ou colaborador da empresa.
É necessário que o empresário ou gestor verifique onde está o conhecimento crítico de cada área ou num todo de sua empresa, pois a informação organizada garante a competitividade. Iniciativas diferentes devem ser aplicadas para cada momento da empresa, garantindo o engajamento dos líderes e, sendo assim, é importante que todos que participam saibam que isso é prioridade da empresa.
Um outro fator que é de extrema importância está relacionado ao alinhamento claro com o objetivo da empresa, ou seja, não seguir “modinhas”, mas sim, ajustar o objetivo estratégico com o tamanho do seu negócio. As práticas simples são mais eficientes, pois tem uma maior aceitação e facilidade de ser colocadas em pratica pelo grupo, um exemplo disso é o simples reconhecimento das pessoas que já fazem a diferença, a valorização dos parceiros, a divulgação dos resultados garantidos pelas mudanças, esses fatores geram uma motivação e quem sabe até mesmo sugestões de cada colaborador para melhorias em seu setor.
Finalmente pode-se concluir que sobre a gestão do conhecimento, vários fatores de simples concordância contribuem para uma grande melhoria no aspecto de produção, ideias, fluxo e alinhamento das empresas, também é visto que um apoio motivacional na maioria das vezes garante mais resultado do que apoio monetário. Sendo assim é fato que com a participação dos colaboradores em eventos, trocas de experiências, harmonização de conceitos e identificação de conhecimentos específicos, que variam de pessoa para pessoa, entendemos que quanto maior o conhecimento e colaboração interna, maior será a competitividade.
Com tudo isso pode-se afirmar que se deve pensar grande e começar pequeno e também que o reconhecimento é fundamental para dar início e aprimorar as atividades futuramente.

Outros materiais