Buscar

QUESTÕES DOS EXERCÍCIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTES

Prévia do material em texto

QUESTÕES DOS EXERCÍCIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTES
AULA 1
Qual o valor de 340 mm Hg em psi?
6,6 psi
Determine o valor de 101.230 Pa em mm Hg.
760 mm Hg
A tensão de cisalhamento é definida como:
Quociente entre a força aplicada e a área na qual ela está sendo aplicada.
Qual deverá ser a equação dimensional da viscosidade cinemática?
F0 L2 T-1
Certa grandeza física A é definida como o produto da variação de energia de uma partícula pelo intervalo de tempo em que esta variação ocorre. Outra grandeza, B, é o produto da quantidade de movimento da partícula pela distância percorrida. A combinação que resulta em uma grandeza adimensional é:
A/B
Viscosidade absoluta   ou dinâmica é definida como:  
τ = µ dv/dy; onde: µ é denominada viscosidade  dinâmica e é uma propriedade do fluido dependente  dentre outros fatores:
da pressão e da temperatura a qual este está sendo submetido em uma determinada ocasião.
A viscosidade indica a capacidade que um determinado fluido tem de:
escoar.
A unidade de viscosidade no Sistema MK*S é:
Kgf S/ m2
 Qual é a unidade no MKS da massa específica?
 Kg/m3
Unidades  de pressão são definidas como:
1 atm (atmosfera) = 760 mmHg = 101.230 Pa = 101,23 KPa = 10.330 Kgf/m2= 1,033 Kgf/cm2
A massa específica é a massa de fluído definida como:
ρ = massa/ Volume
AULA 2
O volume específico é o volume ocupado por:
unidade de massa.
O peso específico relativo de uma substância é 0,7.  Qual será seu peso específico?
7.000 N/m3
Um objeto feito de ouro maciço tem 500 g de massa e 25 cm³ de volume. Determine a densidade do objeto e a massa específica do ouro em g/cm³ e kg/m³?
20g/cm³; 2.104kg/ m³
Sabendo que o peso específico (γ) é igual a peso / volume, determine a dimensão do peso específico em função da massa (M).
M.L-2.T-2
A densidade relativa é a relação entre:
as massas específicas de duas substâncias.
Podemos afirmar que, matematicamente, a densidade de um fluido:
é a relação entre sua massa e seu volume
Um fluido tem massa específica (rô) = 80 utm/m³. Qual é o seu peso específico e o peso específico relativo?
0,8 g/ cm3
A  Equação Geral dos gases é definida pela fórmula:
PV = nRT; onde n é o número de moles.
O volume específico é o volume ocupado por:
unidade de massa.
Qual deverá ser o peso específico do ar a 441 KPa (abs) e 38⁰C.
49,4 N/m3
AULA 3
O Barômetro de Mercúrio é um instrumento que mede a:
pressão atmosférica local.
A equação manométrica permite determinar a pressão de um reservatório ou a:
diferença de pressão entre dois reservatórios.
Um bloco, cuja  massa específica é de 3 g / cm3, ao ser inteiramente submersa em determinado líquido, sofre um perda aparente de peso, igual à metade do peso que ela apresenta fora do líquido. Qual deve ser massa específica desse líquido em g / cm 3?
1,5 g/cm 3
Um gás, durante uma transformação isotérmica, tem seu volume aumentado 3 vezes quando sua pressão final é de 6 atm.  Qual deverá ser o valor de sua pressão inicial?
2 atm
A força de empuxo é proporcional ao produto entre o peso específico do fluido e o volume de fluido deslocado. E é definido como:
FE = γ V.
A um êmbolo de área igual a 20 cm2 é aplicada uma força de 100 N. Qual deve ser a força transmitida a um outro êmbolo de área igual a 10 cm2.
50, 0 N
O número de Reynolds depende das seguintes grandezas:
Velocidade de escoamento, o diâmetro interno do duto a massa específica e a viscosidade dinâmica do fluido.
Um cilindro de ferro fundido, de 30 cm de diâmetro e 30 cm de altura, é imerso em água do mar (γ = 10.300 N/m3 ). Qual é o empuxo que a água exerce no cilindro?
218 N
Um fluido newtoniano incompressível escoa na tubulação com diâmetro inicial D1 (ponto 1) e segue para o diâmetro D2 (ponto 2), maior que D1. Considerando que a temperatura do fluído permanece constante, pode-se afirmar que a(s)
Velocidade do fluido no ponto 2 é maior que no ponto 1.
Um cubo metálico de 80 Kg e com 2 m de aresta está colocado sobre uma superfície.  Qual é a pressão exercida por uma face desse cubo sobre essa superfície? (Dado g = 10m/s 2 )
200 N/m 2
AULA 4
É considerado na classificação do escoamento quanto à sua variação da trajetória, pode afirmar que? Assinalar a alternativa correta.
 No escoamento variado, os pontos de uma mesma trajetória não possuem a mesma velocidade
O número de Reynolds depende das seguintes grandezas:
velocidade de escoamento, o diâmetro interno do duto a massa específica e a viscosidade dinâmica do fluido.
Um certo volume de óleo flui por um tubo de diâmetro interno igual a 4 cm e com uma velocidade igual a 250 cm/s.  Qual deve ser a vazão em cm 3/s. (Dado Pi = 3,14)
3140 cm 3/s
Sabe-se que um fluído incompressível se desloca em uma seção A1 com velocidade de 2 m/s e em uma seção de área A2 = 4mm2 com velocidade de 4 m/s. Qual deve ser o valor de A1?
8mm2
Água é descarregada de um tanque cúbico de 5m de aresta por um tubo de 5 cm de diâmetro  a vazão no tubo é 10 L/s.  Determinar a velocidade de descida da superfície livre da água do tanque e, supondo desprezível a variação da vazão, determinar quanto tempo o nível da água levará para descer 20 cm..
V = 2 x 10-4 m/s; t = 500 s
Para um dado escoamento o número de Reynolds, Re, é igual a 2.100.  Que tipo de escoamento é esse?
transição
A figura abaixo representa um tubo horizontal que possui dois estrangulamentos.  Em S 1 o diâmetro é igual a 8 cm, em S2 o diâmetro é igual a 6 cm.  Se considerarmos que o fluido é incompressível e que o regime de fluxo é linear permanente, dado V 1 = 10 m/s e S 3 = 3 cm, podemos afirmar que, respectivamente, V 2 e V 3 são iguais a:
17,8 m/s e 53,3 m/s.
Qual deverá ser a velocidade do fluido que sairá através de uma extremidade de um tanque, destapado, através de uma abertura de 4 cm de diâmetro, que está a 20 m abaixo do nível da água no tanque? (Dado g = 10 m/s 2)
20m/s
Qual é o tipo de escoamento no qual as partículas se deslocam em lâminas individualizadas?
laminar
AULA 5
Considere um fluido escoando em regime permanente, em uma tubulação, do ponto 1 ao ponto 2. Integrando-se a equação da conservação da quantidade de movimento (equação do movimento) entre esses dois pontos, ao longo de uma linha de corrente do fluido, para um fluido ideal (viscosidade nula e incompressível), obtém-se a Equação de Bernoulli. Essa equação afirma que a carga total, dada pela soma das cargas de pressão, de velocidade e de altura, é constante ao longo do escoamento. Observa-se, entretanto, que, para fluidos reais incompressíveis, essa carga total diminui à medida que o fluido avança através de uma tubulação, na ausência de uma bomba entre os pontos 1 e 2. Isso ocorre porque:
a velocidade do fluido diminui à medida que o fluido avança do ponto 1 para o ponto 2. (<=)
Qual o trabalho realiza o pistão de um sistema hidráulico, no seu curso de 2 cm, se a área transversal do pistão é de 0,75 cm² e a pressão no fluido é de 50 KPa?
0,075 J.
Um jardineiro dispõe de mangueiras de dois tipos, porém com a mesma vazão. Na primeira, a água sai com velocidade de módulo V e, na segunda, sai com velocidade de módulo 2V. A primeira mangueira apresenta:
o dobro da área transversal da segunda
Durante uma tempestade, Maria fecha as janelas do seu apartamento e ouve o zumbido do vento lá fora. Subitamente o vidro de uma janela se quebra. Considerando que o vento tenha soprado tangencialmente à janela, o acidente pode ser melhor explicado pelo(a):
Equação de Bernoulli
Um fluido ideal percorre um cano cilíndrico em regime permanente. Em um estrangulamento onde o diâmetro do cano fica reduzido à metade, a velocidade do fluido fica:
Quadruplicada
O tubo da figura abaixo tem um diâmetro de 16 cm na seção 1, e um diâmetro de 10 cm na seção 2.  Na seção 1 a pressão é de 200. 000 N/m 2.  O ponto 2 está 6 m acima do ponto 1.  Considere o fluido incompressível qual deverá ser a pressãono ponto 2 se o óleo que está fluindo nesse tubo tiver uma densidade igual a 800 Kg/ m 3 e flui a uma velocidade de 0,03 m 3/s?
148.000 N/m 2
Qual é a unidade da viscosidade dinâmica no CGS?
Dina x s/cm2
O peso específico é o peso de uma substância por unidade de volume. Ele também pode ser definido pelo produto entre:
a massa específica e a aceleração da gravidade (g).
Por um tubo de 0,4 m de diâmetro passam 200 l de água por segundo. O tubo sofre um estreitamento e passa a ter 0,3 m de diâmetro. Determine a velocidade da água nas duas partes do tubo. Considere Pi= 3.
V1 = 1,67 m/s e V2 = 2,97 m/s.
A massa específica de um combustível leve é 805 kg/m3. Determinar o peso específico e a densidade deste combustível. (considerar g = 9,81 m/s2).
Peso específico:  γ = ρ.g = 805 (kg/m3)  9,81 (m/s2) = 7.897 (N/ m3)
 Dado: massa especifica da água: 1.000 (kg/m3).
γ (H2O) = ρ.g = 1.000 (kg/m3)  9,81 (m/s2) = 9.810 (N/ m3 ).
Densidade: d = γf / γ (H2O)  = 7.897 / 9.810 = 0,805.
AULA 6
Num dia quente você estaciona o carro num trecho descoberto e sob um sol causticante. Sai e fecha todos os vidros. Quando volta, nota que "o carro parece um forno". Esse fato se dá porque: 
o vidro é transparente à luz solar e opaco ao calor;
Atualmente, os diversos meios de comunicação vêm alertando a população para o perigo que a Terra começou a enfrentar já há algum tempo: o chamado "efeito estufa!. Tal efeito é devido ao excesso de gás carbônico, presente na atmosfera, provocado pelos poluentes dos quais o homem é responsável direto. O aumento de temperatura provocado pelo fenômeno deve-se ao fato de que:  
a atmosfera é transparente á energia radiante e opaca para as ondas de calor;
O calor latente é responsável pela mudança do estado físico de uma substância, e é calculado assim: 
Q = m L, onde m é a massa do corpo.
Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura intercaladas por uma parede (placa) de cobre com 3,0 mm de espessura. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m-1.K-1 e a do cobre é igual a 372 W.m-1.K-1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine a diferença de temperatura a que está submetida a placa de cobre.
7,54 K
Uma parede de tijolos e uma janela de vidro de espessura 180mm e 2,5mm, respectivamente, têm suas faces sujeitas à mesma diferença de temperatura. Sendo as condutibilidades térmicas do tijolo e do vidro iguais a 0,12 e 1,00 unidades SI, respectivamente, então a razão entre o fluxo de calor conduzido por unidade de superfície pelo vidro e pelo tijolo é: 
600
Assinale a alternativa correta: 
A convecção térmica só ocorre nos fluidos, ou seja, não se verifica no vácuo nem em materiais no estado sólido.
Em um certo bairro de belo horizonte, um termômetro em graus Fahrenheit marcou a temperatura de 770F. Então o bairro estava:
numa temperatura amena;
Uma carteira escolar é construída com partes de ferro e partes de madeira. Quando você toca a parte de madeira com a mão direita e a parte de ferro com a mão esquerda, embora todo o conjunto esteja em equilíbrio térmico:
a mão direita sente menos frio que a esquerda, porque o ferro conduz melhor o calor
Um estudante, ao medir a temperatura da água de uma piscina, encontrou o valor de 90 graus. Entretanto esqueceu-se de verificar a escala termométrica no momento da medida. Qual das escalas abaixo representa, coerentemente, o valor obtido pelo estudante?
Fahrenheit.
As inversões térmicas ocorrem principalmente no inverno, época de noites mais longas e com baixa incidência de ventos. Podemos afirmar que essas condições climáticas favorecem a inversão por quê:
Nos dias mais curtos o Sol não aquece tanto a Terra, logo o ar próximo ao solo fica mais frio e mais denso, não subindo.
 Uma taxa de calor de 3 kW é conduzida através de um material isolante com área de seção reta de 10m2 e espessura de 2,5cm. Se a temperatura da superfície interna (quente) é de 415oC e a condutividade térmica do material é de 0,2 W/mK, qual a temperatura da superfície externa?
651 K
A respeito do sentido do fluxo de calor, assinale a afirmativa correta:
O fluxo ocorre do corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.
Um isolante térmico deve ser especificado para uma determinada tubulação. O fluxo máximo de calor tolerado é de 2500 kcal.h-1, com uma diferença de temperatura entre a camada interna e a externa de 70oC. O material isolante disponível apresenta uma condutividade térmica de 0,036 kcal.h-1.m-1.oC-1. O raio interno do isolante térmico é 22 cm. O comprimento da tubulação é de 12 metros. Determine a espessura mínima do isolante que a tende as especificações dadas.
1,74 cm
 Existem basicamente dois tipos de calor: sensível e latente.
O calor sensível é responsável pela variação da temperatura de um corpo e pode ser calculado da seguinte forma:
Q = mc∆t, onde: m é a massa do corpo;
c é o calor específico da substância que compõe o corpo; ∆t é a variação de temperatura
Para resfriar um líquido, é comum colocar a vasilha que o contém dentro de um recipiente com gelo, conforme a figura. Para que o resfriamento seja mais rápido, é conveniente que a vasilha seja metálica, em vez de ser de vidro, porque o metal apresenta, em relação ao vidro, um maior valor de:   
Condutividade térmica
A transmissão de calor por convecção só é  possível: 
Nos fluidos em geral.
AULA 7
A superfície de uma placa de aço de 8 m² é mantida a uma temperatura de 150 °C. Uma corrente de ar é soprada por um ventilador e passa por sobre a superfície da placa. O ar se encontra a uma temperatura de 25 °C. Calcular a taxa de transferência de calor trocado por convecção, entre a placa e o ar, considerando um coeficiente de troca de calor por convecção de 150 W/m².K.
37,5 Kw
Uma lareira aquece uma sala principalmente por qual processo de propagação de calor?
Convecção
Um determinado fluido escoa através de um tubo de 20 cm de diâmetro interno. O fluido se encontra a uma temperatura de 50°C. A temperatura da superfície interna do tubo pode ser determinada, e é de 25°C. Considerando um coeficiente de transferência de calor por convecção de 2000 W/m².K, calcule a taxa de transferência de calor por metro de comprimento linear de tubo.
31,4 kW
Um prédio metálico recebe, no verão, uma brisa leve. Um fluxo de energia solar total de 450 W/m² incide sobre a parede externa. Destes, 100 W/m² são absorvidos pela parede, sendo o restante dissipado para o ambiente por convecção. O ar ambiente, a 27°C, escoa pela parede a uma velocidade tal que o coeficiente de transferência de calor é estimado em 50 W/m².K. Estime a temperatura da parede.
34°C
Um fluido escoando através de um tubo de 80 mm de diâmetro interno, absorve 1 kW de calor, por metro de comprimento de tubo. Sabendo-se que a temperatura da superfície do tubo é de 28°C, e considerando um coeficiente de transferência de calor por convecção de 3500 W/m².K, estime a temperatura média do fluido.
23,8°C
Em qual dos meios o calor se propaga por convecção:
Água
O congelador é colocado na parte superior dos refrigeradores, pois o ar se resfria nas proximidades dele, aumenta a densidade e desce. O ar quente que está na parte de baixo, por ser menos denso, sobe e resfria-se nas proximidades do congelador. Nesse caso, o processo de transferência de energia na forma de calor recebe o nome de:
convecção forçada
Quando há diferença de temperatura entre dois pontos, o calor pode fluir entre eles por condução, convecção ou radiação, do ponto de temperatura mais alta ao de temperatura mais baixa. O "transporte" de calor se dá juntamente com o transporte de massa no caso da:
convecção somente
 O uso de tecnologias associada às energias renováveis tem feito ressurgir, em zonas rurais, técnicas mais eficientes e adequadas ao manejo de biomassa para produção de energia.Entre essas tecnologias, está o uso do fogão a lenha, de forma sustentável, para o aquecimento de água residencial. Tal processo é feito por meio de uma serpentina instalada no fogão e conectada, através de tubulação, à caixa-d'água, (...) Na serpentina, a água aquecida pelo fogão sobe para a caixa-d'água ao mesmo tempo que que a água fria desce através da tubulação em direção à serpentina, onde novamente é realizada a troca de calor. Considerando o processo de aquecimento da água contida na caixa-d'água , é correto afirmar que este se dá, principalmente, devido ao processo de:
convecção causada pela diminuição da densidade da água na serpentina
AULA 8
Sabe-se que a temperatura do café se mantém razoavelmente constante no interior de uma garrafa térmica perfeitamente vedada. I - Qual o principal fator responsável por esse bom isolamento térmico? II - O que acontece com a temperatura do café se a garrafa térmica for agitada vigorosamente?
I - A condução não ocorre no vácuo. II - Aumenta, pois há transformação de energia mecânica em térmica.
O congelador é colocado na parte superior dos refrigeradores, pois o ar se resfria nas proximidades dele, __________ a densidade e desce.O ar quente que está na parte de baixo, por ser ____________, sobe e resfria-se nas proximidades do congelador. Nesse caso, o processo de transferência de energia na forma de calor recebe o nome de ____________ . 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
aumenta - menos denso - convecção   
Considere as três situações seguintes: I - Circulação de ar numa geladeira. II - Aquecimento de uma barra de ferro. III - Bronzeamento da pele num "Banho de Sol". Associe, nesta mesma ordem, o principal tipo de transferência de calor que ocorre em cada uma
convecção, condução, irradiação
Assinale a sequencia que indica as formas de propagação de calor: Calor emitido nas proximidades de uma fogueira; Formação dos ventos; Aquecimento de um cano por onde circula água quente; Aquecimento da água em uma panela colocada sobre a chama de um fogão.
convecção; convecção; condução e convecção.
5. Numa antiga propaganda de uma grande loja X existia o seguinte refrão:
-    Quem bate?
-    É o frio!
-    Não adianta bater, pois eu não deixo você entrar, os cobertores da loja X é que vão aquecer o meu lar!
 
Do ponto de vista dos fenômenos estudados na disciplina, o apelo publicitário é:
Incorreto, pois não tem sentido falar em frio entrando ou saindo já que este é uma sensação que ocorre quando há trocas de calor entre os corpos de diferentes temperaturas.
Determine o calor perdido por uma pessoa, por unidade de tempo, supondo que a sua superfície exterior se encontra a 29ºC, sendo a emissividade de 0,95. A pessoa encontra-se numa sala cuja temperatura ambiente é 20ºC (T∞) sendo a área do seu corpo de 1,6 m2. O coeficiente de transferência de calor entre a superfície exterior da pessoa e o ar pode considerar-se igual a 6 W.m-2.K-1. OBS: despreze a troca de calor por condução.
168 W
O frasco de Dewar é um recipiente construído com o propósito de conservar a temperatura das substâncias que ali forem colocadas, sejam elas quentes ou frias. O frasco consiste em um recipiente de paredes duplas espelhadas, com vácuo entre elas e de uma tampa feita de material isolante. A garrafa térmica que temos em casa é um frasco de Dewar. O objetivo da garrafa térmica é evitar ao máximo qualquer processo de transmissão de calor entre a substância e o meio externo. É CORRETO afirmar que os processos de transmissão de calor são:
condução, convecção e irradiação
Em uma geladeira com congelador interno é recomendado que as frutas e verduras sejam colocadas na gaveta na parte inferior da geladeira. O resfriamento desta região da geladeira, mesmo estando distante do congelador, é possível devido a um processo de transmissão de calor chamado de:
Convecção
Uma panela com água está sendo aquecida num fogão. O calor das chamas se transmite através da parede do fundo da panela para a água que está em contato com essa parede e daí para o restante da água. Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu predominantemente por:
condução e convecção
Uma panela com água está sendo aquecida num fogão. O calor das chamas se transmite através da parede do fundo da panela para a água que está em contato com essa parede e daí para o restante da água. Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu predominantemente por:
condução e convecção
Uma panela com água é aquecida num fogão. O calor começa a se propagar através das chamas que transmite calor através da parede do fundo da panela para a água que está em contato com essa parede. Depois o calor se propaga daí para o restante da água. Qual opção abaixo representa, em ordem, como o calor se transmitiu.
condução e convecção
Considere as três situações seguintes: I - Circulação de ar numa geladeira. II - Aquecimento de uma barra de ferro. III - Bronzeamento da pele num "Banho de Sol". Associe, nesta mesma ordem, o principal tipo de transferência de calor que ocorre em cada uma:
convecção, condução, irradiação
AULA 9
Em relação à radiação térmica emitida pelo Sol (T=5800 K) e pela Terra (T = 288 K). Qual é a emissão total (todo o espectro) de radiação de um metro quadrado da superfície do Sol ?
64,2 MW m-2
Dentre as situações a seguir qual delas não se aplica a irradiação de calor:
Esta relacionado com a radiação nuclear;
O raio do Sol é 6,96.108 m. A temperatura na sua superfície é 5800 K. A Terra encontra-se a uma distância de 1,5.1011 m do Sol. Qual é a potência do Sol (quanta energia o Sol emite por segundo) ?
3,9 x 10 26 W
O mecanismo através do qual ocorre a perda de calor de um objeto é dependente do meio no qual o objeto está inserido. No vácuo, podemos dizer que a perda de calor se dá por:
Irradiação
No verão, é mais agradável usar roupas claras do que roupas escuras. Isso ocorre por que:
uma roupa de cor branca reflete a radiação, enquanto uma de cor escura a absorve
Quando se coloca ao sol um copo com água fria, as temperaturas da água e do copo aumentam. Isso ocorre principalmente por causa do calor proveniente do Sol, que é transmitido à água e ao copo, por:
irradiação, e as temperaturas de ambos sobem até que o calor absorvido seja igual ao calor por eles emitido.
A transferência de calor de um corpo para outro pode se dar por condução, convecção e irradiação. A respeito da transferência de calor assinale a alternativa correta:
convecção e irradiação não exigem contato entre os corpos.
Uma barra de alumínio (K = 0,5cal/s.cm.ºC) está em contato, numa extremidade, com gelo em fusão e, na outra, com vapor de água em ebulição sob pressão normal. Seu comprimento é 25cm, e a seção transversal tem 5cm2 de área. Sendo a barra isolada lateralmente e dados os calores latentes de fusão do gelo e de vaporização da água (LF = 80cal/g; LV = 540cal/g), determine a massa do gelo que se funde em meia hora.
33,3 g
Quais das duas afirmações a seguir são corretas?
I. A energia interna de um gás ideal depende só da pressão. 
II. Quando um gás passa de um estado 1 para outro estado 2, o calor trocado é o mesmo qualquer que seja o processo. 
III. Quando um gás passa de um estado 1 para outro estado 2, a variação da energia interna é a mesma qualquer que seja o processo. 
IV. Um gás submetido a um processo quase-estático não realiza trabalho. 
V. O calor específico de uma substância não depende do processo como ela é aquecida.
VI. Quando um gás ideal recebe calor e não há variação de volume, a variação da energia interna é igual ao calor recebido. 
VII. Numa expansão isotérmica de um gás ideal o trabalho realizado é sempre menor do que o calor absorvido.
III e VI.       
O filamento de uma lâmpada incandescente atinge a temperatura de 2600 K. A lâmpada é de 100 W. Qual a área de seu filamento?
0,39 cm2
Um painel solar, sem cobertura, tem características seletivasde forma que a sua absortividade na temperatura do painel vale 0,4 e a absortividade solar vale 0,9. Em um determinado dia, no qual o ar ambiente está a 30 °C, a irradiação solar vale 900 W/m2 e o coeficiente de troca de calor por convecção vale 20 W/m2.K, determine a temperatura de equilíbrio da placa, sabendo-se que ela está isolada na sua superfície inferior.
57 ºC
Dentre as situações a seguir qual delas não se aplica a irradiação de calor:
Esta relacionado com a radiação nuclear;
AULA 10
Considere os três fenômenos a seguir:
I-     Aquecimento das águas da superfície de um lago através de raios solares
II-        Movimento circulatório do ar dentro de uma geladeira em Funcionamento.
III-   Aquecimento de uma haste metálica em contato com uma  chama
Podemos afirmar que o principal tipo de transferência de calor que ocorre em cada um desses fenômenos, é respectivamente:
I - radiação, II - convecção, III – condução
É hábito comum entre os brasileiros assar carnes envolvendo-as em papel-alumínio, para se obter um bom cozimento. O papel-alumínio possui um dos lados mais brilhante que o outro. Ao envolver a carne com o papel-alumínio, a maneira mais correta de fazê-lo é:
Deixar a face mais brilhante do papel em contato direto com a carne, para que ele reflita as ondas eletromagnéticas na região do infravermelho de volta para a carne, elevando nela a energia interna e a temperatura.
Uma panela com água está sendo aquecida num fogão. O calor das chamas se transmite através da parede do fundo da panela para a água que está em contato com essa parede e daí para o restante da água. Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu predominantemente por:  
condução e convecção
Embalagens tipo longa vida (abertas, com a parte interna voltada para cima, embaixo das telhas) podem ser utilizadas como material isolante em telhados de amianto, que no verão atingem temperaturas de 70°C. Sobre essa utilização do material, é correto afirmar:
A superfície de alumínio do "forro longa vida" reflete o calor emitido pelas telhas de amianto.
Analise as afirmações referentes à condução térmica
I - Para que um pedaço de carne cozinhe mais rapidamente, pode-se introduzir nele um espeto
metálico. Isso se justifica pelo fato de o metal ser um bom condutor de calor.
II - Os agasalhos de lã dificultam a perda de energia (na forma de calor) do corpo humano para o ambiente, devido ao fato de o ar aprisionado entre suas fibras ser um bom isolante térmico.
III - Devido à condução térmica, uma barra de metal mantém-se a uma temperatura inferior à de
uma barra de madeira colocada no mesmo ambiente.
 
Podemos afirmar que:
Apenas I e II estão corretas.
A seguir são feitas três afirmações sobre processos termodinâmicos envolvendo transferência de energia de um corpo para outro.
I)   A radiação é um processo de transferência de energia que não ocorre se os corpos estiverem no vácuo
II)  A convecção é um processo de transferência de energia que ocorre em meios fluidos
III) A condução é um processo de transferência de energia que não ocorre se os corpos estiverem à mesma temperatura
             Quais estão corretas?
apenas II e III 
Sabe-se que o calor específico da água é maior que o calor específico da terra e de seus constituintes (rocha, areia, etc.). Em face disso, pode-se afirmar que, nas regiões limítrofes entre a terra e o mar:
durante o dia, há vento soprando do mar para a terra e, à noite, o vento sopra no sentido oposto.   
Estufas rurais são áreas limitadas de plantação cobertas por lonas plásticas transparentes que fazem, entre outras coisas, com que a temperatura interna seja superior à externa. Isso se dá porque:
as lonas são mais transparentes às radiações da luz visível que às radiações infravermelhas.      
Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia de calor. Como as barras chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidas num grosso cobertor para evitar que derretam demais. Essa sugestão:
faz sentido, porque o cobertor dificulta a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes