Buscar

2011 1 Segunda Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Pólo Universitário de Volta Redonda
Escola de Ciências Humanas e Sociais
Curso: ADMINISTRAÇÃO/CONTABILIDADE - Disciplina: MICROECONOMIA
Código VAD00055 – Turma A2 – Sala 107
Segunda Feira de 18h às 20h e Quarta Feira de 18h às 20h
Prof: Fabio Henrique Cazeiro de Mayrinck
fabiohenrique@id.uff.br
Aluno: ______________________________________________________________________________
Segunda Prova – 20/06/11 
Questão 1) Considere um mercado competitivo no qual a curva de demanda inversa seja expressa por e a curva de oferta inversa seja expressa por . Sendo assim, marque a resposta correta (1 PONTO):
A) Excedente do consumidor = 32.000 e excedente do produtor = 19.200
B) Excedente do consumidor = 19.200 e excedente do produtor = 32.000
C) Excedente do consumidor = 16.000 e excedente do produtor = 16.000
D) O excedente do produtor é maior que do consumidor.
E) Não há como calcular o excedente do consumidor e do produtor.
Questão 2) Considere uma firma com uma função de produção do tipo , onde o custo do capital é 1, o custo do trabalho é 2 e o orçamento total da firma é 1.000. Sendo assim, marque a resposta correta (1 PONTO):
A) A quantidade ótima de capital é a metade da quantidade de trabalho.
B) Esta firma utilizará metade do seu orçamento para adquirir capital e a outra metade para adquirir trabalho.
C) No ponto ótimo de combinação de capital e trabalho a TMST é 2.
D) No curto prazo não há como a firma alcançar a quantidade ótima de capital e trabalho. 
E) A quantidade produzida será igual a 10 vezes a quantidade utilizada de capital.
Questão 3) Considere um mercado formado por n firmas competitivas e idênticas com curvas de custos expressas da seguinte forma: . Sendo assim, marque a resposta correta (1 PONTO):
A) A longo prazo cada firma produzirá aproximadamente 3 unidades de produto.
B) A longo prazo não haverá livre entrada nesse mercado, pois não haverá lucro econômico.
C) A longo prazo o preço do produto é aproximadamente 2,67
D) A longo prazo o preço tende a ser igual ao valor mínimo do custo variável médio.
E) A longo prazo nenhuma firma obterá lucro.
Questão 4) Considere um mercado cuja a demanda possa ser expressa pela seguinte função: , onde P é o preço do produto, e haja n firmas competitivas e idênticas, com uma função custo igual a . Sendo assim, marque a resposta correta (1 PONTO):
A) A longo prazo um aumento na demanda tende a aumentar o preço do produto.
B) A longo prazo cada firma produzirá uma quantidade de produtos que minimiza o custo variável médio.
C) A longo prazo haverá 950 firmas nesse mercado.
D) A longo prazo o preço do produto será de 25.
E) A longo prazo cada firma produzirá 25 unidades de produto.
Questão 5) Considere um mercado monopolizado, com a seguinte função de demanda: , e cujo monopolista possui a seguinte função custo: . Sendo assim, marque a resposta incorreta:
A) A quantidade produzida é de 62.500
B) O preço do produto é de 4
C) O lucro do monopolista é de 125.000
D) A longo prazo não há nada que faça com que a situação de quantidade e preço de curto prazo mude.
E) A longo prazo a entrada de novos concorrentes levará ao fim do monopólio.
Questão 6) Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F). Cada item vale 0,2 pontos.
	01
	V
	Custo de oportunidade pode ser definido como o ganho que se abre mão por destinar recursos a um determinado uso em detrimento de oportunidades alternativas.
	02
	V
	Custos fixos são os custos que independem do nível de produção. Custos variáveis são os custos que dependem do nível de produção. Custos irreversíveis são as despesas realizadas em determinados ativos que só tenham valor de uso para a própria firma, ou para determinado uso, ou seja, ativos cujo valor de venda é nulo ou desprezível.
	03
	F
	A curva de oferta de uma firma, competitiva ou não, é a sua curva de custo marginal.
	04
	V
	A curva de oferta de longo prazo de um setor competitivo pode ser negativamente inclinada, caso o setor obtenha ganhos de escala e eficiência.
	05
	F
	Em economia o bem-estar é entendido como a soma do excedente de produtores e consumidores. Peso morto é, por definição, a perda de bem estar dos consumidores.
	06
	V
	Caso a demanda de mercado seja P = 1000 - Q e a oferta de mercado seja igual a P = 100 + Q então, caso o governo crie um imposto de 10 por unidade, o excedente total, considerando apenas os consumidores e produtores desse mercado, é reduzido num montante igual a $ 4.475.
	07
	F
	No item anterior, caso o governo crie um subsídio de $ 10 por unidade de produto isso eleva o excedente dos consumidores em $ 20.000.
	08
	V
	No item anterior, a despesa do governo com o subsídio é de $ 4.550
	09
	F
	Uma política de preço máximo sempre cria peso morto, na medida em que reduz o excedente total de consumidores e produtores em um determinado mercado.
	10
	V
	A diferença fundamental entre uma empresa competitiva e uma empresa com poder de mercado é a elasticidade-preço da demanda, pois uma empresa competitiva enfrenta uma elasticidade-preço da demanda, em módulo, igual a infinito, enquanto uma empresa com poder de mercado enfrenta uma elasticidade-preço da demanda, em módulo, bem menor do que infinito.
	11
	F
	A elasticidade-preço cruzada significa o impacto da variação do preço do produto sobre a quantidade demandada desse mesmo produto.
	12
	F
	Uma curva de demanda inversa do tipo é inelástica.
	13
	F
	Uma firma que vise a minimização de custo, tendo várias unidades produtivas, aloca a quantidade produzida entre as diferentes unidades de forma a igualar o custo médio de produção.
	14
	F
	Uma firma que possua 2 fábricas, sendo que uma apresenta um custo médio de produção 2 vezes maior que a outra, alocará a produção de forma a produzir 2 vezes mais na fábrica mais barata em relação ao que produz na fábrica mais cara.
	15
	F
	Monopólio Natural é uma situação na qual um único produtor explora recursos naturais, sendo que não há como haver mais de um produtor realizando a exploração.
	16
	V
	De acordo com a lei dos rendimentos decrescentes, quando o emprego aumenta, a produtividade marginal do trabalho diminui, não porque os trabalhadores adicionais sejam mais ineficientes, mas porque mais trabalhadores estão sendo usados em relação aos demais fatores produtivos.
	17
	F
	A curva de produtividade média intercepta a curva de produtividade marginal, quando a produtividade marginal é maximizada.
	18
	V
	Quando a tecnologia apresenta retornos decrescentes de escala, os custos médios declinam com o aumento da produção.
	19
	F
	A isenção do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), no âmbito da chamada “guerra fiscal” entre os estados brasileiros, representa uma redução dos custos fixos para as empresas beneficiadas.
	20
	V
	No equilíbrio competitivo de longo prazo, os lucros econômicos são nulos, implicando, assim, que as receitas cobrem a totalidade dos custos, incluindo-se aí os custos de oportunidade de todos os fatores produtivos.
	21
	F
	A concorrência monopolista envolve um número relativamente grande de firmas que operam de forma não-cooperativa e produzem um produto homogêneo.
	22
	V
	A queda substancial do preço dos computadores, concomitantemente ao aumento da produção desses bens, é compatível com a existência, nesse mercado, de uma curva de oferta, de curto prazo, positivamente inclinada.
	23
	F
	Quando a tecnologia é caracterizada por coeficientes fixos entre os diferentes insumos, nenhum fator pode apresentar produtividade marginal nula.
	24
	F
	Em mercados competitivos, a maximização dos lucros das empresas que atuam na indústria, no curto prazo, exige que a receita marginal seja superior ao custo marginal.
	25
	F
	A cartelização bem-sucedida de uma determinada indústria, além de exigir que o cartel controle uma parcela significativa daprodução, requer, também, que a demanda total de mercado pelo bem transacionado seja preço-elástica.

Outros materiais