Buscar

02.2013 Segunda Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Curso: ADMINISTRAÇÃO e CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Disciplina: MICROECONOMIA
Código VMD00012 – Turmas A2 e C2 – Sala 107
Segunda Feira de 20:00h às 22:00h e Terça Feira de 18:00h às 20:00h
Prof: Fabio Henrique Cazeiro de Mayrinck
fabiohenrique@id.uff.br
Aluno: ______________________________________________________________________________
Segunda Prova – 09/12/13
Questão 1) (1 ponto) A função de produção de uma firma é dada por , em que L é a quantidade de trabalho. O bem y é vendido em um mercado competitivo ao preço de 5. A firma, por sua vez, tem poder de monopsônio no mercado de fatores e se depara com uma curva de oferta inversa de trabalho igual a , sendo w o salário. No equilíbrio o lucro total da firma é:
a) 3
b) 108
c) 19
d) 57
e) 165
Questão 2) (1 ponto) A indústria de aviões é composta por 16 firmas. A função custo de longo prazo de 10 dessas firmas é definida por e a das 6 restantes por . Nenhuma firma nova pode entrar na indústria. Supondo-se que o preço de um avião seja igual a 1, pergunta-se: qual será o total dos custos de produção de aviões no longo prazo?
a) 30
b) 5
c) zero
d) 15
e) 2,5
Questão 3) (1 ponto) Considere um mercado cuja a demanda possa ser expressa pela seguinte função: , onde P é o preço do produto, e haja n firmas competitivas e idênticas, com uma função custo igual a . Sendo assim, marque a resposta incorreta:
a) No longo prazo um aumento na demanda tende a aumentar o número de firmas produtoras, mas manter inalterado o preço de equilíbrio de longo prazo.
b) No longo prazo cada firma produzirá uma quantidade de produtos que minimiza o custo variável médio.
c) No longo prazo haverá 95 firmas nesse mercado.
d) No longo prazo o preço do produto será de 25.
e) No longo prazo cada firma produzirá 10 unidades de produto.
Questão 4) (1 PONTO) Considere um mercado competitivo no qual a curva de demanda inversa seja expressa por e a curva de oferta inversa seja expressa por . Sendo assim, marque a resposta correta: 
a) Excedente do consumidor = 24.300 e excedente do produtor = 9.720
b) Excedente do consumidor = 9.720 e excedente do produtor = 14.580
c) Excedente do consumidor = 14.580 e excedente do produtor = 24.300
d) Excedente do consumidor = 24.300 e excedente do produtor = 14.580
e) O excedente total é de 48.600
Questão 5) (1 PONTO) Considere uma firma com a seguinte função de produção: , onde K é o estoque de capital e L é o estoque de trabalho, sendo o custo do capital igual a 1 e o custo do trabalho igual a 2 e o orçamento total da firma igual a 1.000, então marque a resposta correta:
a) A quantidade ótima de capital é a metade da quantidade de trabalho.
b) A quantidade ótima de capital é 600 e de trabalho é 200 
c) Esta firma utilizará metade do seu orçamento para adquirir capital e a outra metade para adquirir trabalho.
d) A quantidade produzida será menor que 50 unidades de produto.
e) No ponto ótimo de combinação de capital e trabalho a TMST é -2.
Questão 6) Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F). Cada item vale 0,2 pontos
	1
	V
	Custos ocultos são custos não apropriadamente contabilizados pela firma, por exemplo: uso de ativos próprios da firma que não geram pagamentos a terceiros, tais ativos possuem um custo, mas como não há pagamento a terceiros então não são apropriadamente contabilizados, sendo assim um custo oculto para a firma.
	2
	V
	Custo de oportunidade pode ser definido como o ganho que se abre mão por se alocar recursos a uma determinada atividade em detrimento de oportunidades alternativas.
	3
	V
	Custos de oportunidade são custos econômicos
	4
	F
	Custos econômicos são sempre custos ocultos.
	5
	F
	Custos de oportunidade são sempre custos ocultos
	6
	F
	Parentes que trabalham na empresa da família sempre representam custos ocultos.
	7
	V
	Custos Irrecuperáveis são despesas em bens e direitos que só servem para a própria firma, e na atividade atual, não podendo ser vendidos a terceiros, nem mesmo como sucata ou resíduo.
	8
	V
	Os custos de qualquer firma podem ser divididos em custos fixos e variáveis, os custos fixos são custos que não variam com a quantidade produzida, já os custos variáveis são os custos que variam com a variação da produção.
	9
	F
	Os custos variáveis exibem, em geral, um formato cúbico, no sentido de que para baixos níveis de produção é possível aumentar a quantidade produzida com aumento mais que proporcional nos custos, devido a perda de eficiência e ganhos de escala, já para altos níveis de produção é possível aumentar a quantidade produzida com custos crescendo menos que proporcionalmente, devido a ganhos de eficiência e uso máximo da capacidade produtiva instalada.
	10
	F
	Os custos variáveis exibem, em geral, um formato de U, no sentido de que para baixos níveis de produção os custos variáveis aumentam menos que proporcionalmente, devido a ganhos de escala e eficiência, já para altos níveis de produção os custos variáveis aumentam mais que proporcionalmente, devido a perda de eficiência e deseconomias de escala.
	11
	V
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . No longo prazo, caso essa firma esteja em um mercado competitivo, ela produzirá 9 unidades de produto.
	12
	V
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . No longo prazo, caso essa firma esteja em um mercado competitivo, o preço de equilíbrio do produto será de $228.
	13
	V
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . No longo prazo, caso essa firma seja monopolista, nada se pode afirmar a respeito do seu nível de produção de equilíbrio
	14
	F
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . No longo prazo, caso essa firma seja monopolista, ela produzirá 9 unidades de produto.
	15
	V
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . O custo marginal dessa firma se torna crescente a partir da sétima unidade produzida de produto.
	16
	F
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . O custo marginal mínimo é de $7
	17
	V
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . Caso ela enfrente a seguinte demanda inversa pelo seu produto: , então pode se dizer que essa firma possui poder de mercado.
	18
	V
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . Caso ela enfrente a seguinte demanda inversa pelo seu produto: , então ela produzirá 60 unidades de produto
	19
	F
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . Caso ela enfrente a seguinte demanda inversa pelo seu produto: , então ela cobrará um preço de $60 pelo seu produto.
	20
	F
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . Caso ela enfrente a seguinte demanda inversa pelo seu produto: , então ela realizará um lucro total de $8523
	21
	V
	Considere uma firma hipotética que possua a seguinte função de custos: . Caso ela enfrente a seguinte demanda inversa pelo seu produto: , então ela realizará um lucro extraordinário, acima do normal, de $8523
	22
	F
	Uma firma competitiva tende a produzir menos que uma firma não competitiva, e cobrar preços mais altos, devido ao baixo nível de produção e custos proporcionalmente mais elevados.
	23
	F
	A tributação nunca gera peso morto para a economia, na medida em que os impostos gastos são transformados em serviços públicos, pelo governo, para a população.
	24
	F
	Política de preço mínimo ou máximo é uma solução para o peso morto na economia
	25
	V
	Peso morto é a perda de bem estar na economia, ou a variação negativa no excedente total de consumidores e produtores.

Outros materiais