Buscar

PSICOPATOLOGIA FORENSE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOPATOLOGIA FORENSE
Prof. Msc. Patrícia Oliveira Barbosa
Page  *
 Etimologia 
Grego:
Psykhé + Pathos + Logos 
 Alma + Doença + Estudo
Conceito de PSICOPATOLOGIA
Page  *
Normal: é em sentido global, um comportamento próprio da maioria das pessoas pertencentes a uma determinada esfera sócio-cultural; 
Anormal: é aquilo que num determinado comportamento se desvia da “norma” do correspondente grupo a que o indivíduo pertence;
São: Um caso especial de normal, mas que em geral excede o âmbito da norma. De modo mais global designa também o estado de conjunto ou de um sujeito; e não se refere, como o conceito de norma, a determinados aspectos do comportamento. Para a O.M.S. “são” é sinónimo de bem estar.
Conceito de Normalidade
Page  *
Enfermidade (em sentido médico): Baseia-se em dados fisiopatológicos;
Enfermidade (em sentido sociológico): “São” é o socialmente adaptado;
Enfermidade (em sentido psicológico): Baseia-se no sofrimento psíquico;
Enfermidade (em sentido forense): Busca as bases da resposta a diversas perguntas, relativas ao aumento ou diminuição da imputabilidade, da responsabilidade, etc.
Conceito de Enfermidade
Page  *
Psicopatologia: Ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental. Responsável pelo estudo dos fenômenos psíquicos.
Psicodinâmica: Diz respeito ao estudo e teorização sistemáticos das forças psicológicas que agem sobre o comportamento humano, enfatizando a interação entre as motivações consciente e subconsciente. O conceito original de "psicodinâmica" foi desenvolvido por Freud, o qual sugeriu que processos psicológicos são fluxos de psicoenergia num cérebro complexo, estabelecendo uma "psicodinâmica" na base da energia psicológica, que refere-se à libido.
Objeto da clínica: É o “ser humano total”, quanto à sua história e ao seu próprio existir em sociedade. 
PSICOPATOLOGIA
Page  *
Neurose
Um paciente com neurose reconhece que está doente, embora não possa associar seus sintomas com um conflito emocional. Mas só parte de sua personalidade está envolvida e ele permanece em contato com a realidade, sendo capaz de reconhecer a qualidade subjetiva de seus sintomas e de distinguir entre o “eu” e o “não eu”. (Insight)
PSICOPATOLOGIAS
Page  *
Psicose
O paciente psicótico, por outro lado, tem a sua personalidade inteiramente distorcida pela doença. Aceita seus sintomas como reais e a partir deles passa a reconstruir seu ambiente, recriando um mundo que somente ele pode reconhecer: é seguido por estranhos, raios lhe são dirigidos, mulheres estão secretamente tendo relações sexuais com ele, vozes desconhecidas o criticam, e assim por diante. Nenhuma espécie de dialogo irá persuadi-lo a mudar seu pensamento.
 PSICOPATOLOGIAS
Page  *
Enquanto o neurótico pode continuar a adaptar-se socialmente, o psicótico não pode faze-lo tornando-se incapaz de continuar seu trabalho ou até mesmo de viver com a família. Seu senso de auto-preservação fica seriamente perturbado. Um paciente com esquizofrenia ou profundamente deprimido pode ser considerado como um psicótico que necessita de tratamento. Porém, tal paciente pode manter até certo ponto sua percepção, reconhecendo que está doente e procurando tratamento por conta própria.
Por outro lado, um paciente neurótico por vezes parece ser incapaz de se adaptar à sociedade, todavia não chega a perder os vínculos tal qual pode acontecer com um paciente psicótico. 
PSICOPATOLOGIAS
Page  *
O psicótico anula a realidade e constrói a sua própria. A memória é preservada e frente ao sofrimento há alterações das funções psíquicas. A principal psicose: Esquizofrenia. O Transtorno Bipolar Afetivo (TAB) ou Psicose maníaca-depressiva (PMD) anteriormente era considerado pelo CID-10 uma psicose, porém hoje, teve uma mudança na nomenclatura. 
A neurose é uma perturbação mental que não compromete as funções essenciais da personalidade e na qual o individuo mantém penosa consciência de seu estado. 
É a estrutura psíquica que vai haver mais defesa psíquica. Toda vez que alguém se depara com um sofrimento (sinal de angústia), o pensamento sinaliza atingindo o mecanismo e defesa, sendo esse sinal característico do neurótico. 
As neuroses são divididas em: Neurose histérica, Neurose fóbica, Neurose obsessiva compulsiva e estados de ansiedade. 
PSICOPATOLOGIAS
Page  *
Perversão 
A perversão é uma estrutura psíquica mais rara na sociedade, uma vez que indivíduos que apresentam esse comportamento anulam a realidade presente a todos, e vivem somente a construída por eles próprios. Portanto, fazem uma cisão dos acontecimentos com o sofrimento. São pessoas que infringem as Leis (justiça), mesmo tendo conhecimento do que é errado para a sociedade convencional. São extremamente inteligentes e estrategistas, apresentando as seguintes funções psíquicas inalteradas: memória, pensamento, consciência do eu e linguagem. Alguns exemplos de perversos: serial killers como “O Bandido da Luz Vermelha” e “o Maníaco do parque”. 
A opção de tratamento nesses casos é o claustro terapêutico, pois são considerados perigosos à sociedade. 
Conceito de PSICOPATOLOGIA
Page  *
Concluindo …
leva-se um tempo para reconhecer as alterações apresentadas por indivíduos acometidos por sofrimento mental, e é justamente esse período que poderá definir a condução do tratamento: 
evolução para internação, intervenção medicamentosa (química) e/ou psicoterapia. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes