Buscar

estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Sobre o trabalho do assistente social, é correto afirmar:
		
	
	Não devemos considerar que há uma margem de autonomia nos processos de trabalho em que os assistentes sociais estão envolvidos.
	 
	Há necessidade de uma sólida formação teórica e técnica, mas principalmente das improvisações. O planejamento do trabalho é dispensável.
	
	Desenvolve atividades sem comprometimento com os interesses sociais presentes nos espaços sócio-ocupacionais.
	
	Não é um trabalhador assalariado, qualificado e solicitado a responder a demandas e entidades empregadoras.
	 
	Tem a sua força de trabalho especializada, que somente irá transformar-se em atividade ou trabalho quando se associar aos meios e às condições de trabalho no marco das relações de poder das organizações e das entidades.
	
	 
	Ref.: 201704106918
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A capacidade humana de projetar finalidade às ações, finalidades que contêm uma intenção ideal e um conjunto de valores direcionados ao que se julga melhor em relação ao presente, denomina-se
		
	 
	práxis
	
	psicológica
	
	ética.
	 
	teleológica.
	
	mediação
	
	 
	Ref.: 201704338861
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Para o exercício da práxis do Serviço Social é fundamental que o seu projeto de intervenção contenha foco na:
		
	
	teoria sem prática
	
	ignorância científica
	
	assistência sem método
	 
	prática e na pesquisa
	 
	prática sem cuidar da teoria e do pensamento científico
	
	 
	Ref.: 201704106921
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(HOB,2015)Segundo o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), ¿está sendo produzido um novo sistema perverso de regressão na distribuição da renda neste país. Uma figura fantasmagórica, Hobin Hood às avessas, travestido, que não rouba dos ricos para dar aos pobres, que não tira da classe média para dar aos pobres, mas que irá tirar da classe média para dar ao sistema financeiro". Desse modo, o grande capital aloja no campo previdenciário uma questão que diz respeito ao seu projeto social, isto é, transformar os trabalhadores em parceiros indiferenciados, metamorfoseando-os em trabalhadores provedores do capitalismo financeiro e proprietários de grandes negócios. Essa conjunção de elementos é estruturadora dos atuais movimentos da economia e da política e funda a restauração do projeto capitalista em todo o mundo. Indique, entre as opções a seguir, a que representa de forma INCORRETA uma das tendências presentes na conjuntura atual descrita no contexto anterior.
		
	
	Redução das políticas sociais e fim das políticas de segurança pública
	
	Despolitização das desigualdades sociais de classe em face da identificação dos chamados processos de exclusão, cuja conotação temporal e transitória informa a possibilidade de estratégias de inclusão e de acesso aos bens civilizatórios e materiais, permitindo que o real e o possível se transformem em ¿ideal", sitiando, assim, a construção de projetos societais.
	 
	Avanço nas políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos com a complementação de políticas de combate à pobreza de caráter amplo e permanente.
	
	Privatização e mercantilização dos Serviços Sociais, com a consolidação da figura do cidadão-consumidor, condição e premissa da existência de serviços de proteção social básica para o cidadão-pobre e ampliação de programas sociais de exceção voltados para o cidadão-miserável, com renda abaixo da linha da pobreza.
	
	Emergência de novos protagonistas, tais como a empresa socialmente responsável, o voluntariado, com suas práticas congêneres de desenvolvimento sustentável, ações em rede, empoderamento e empreendedorismo social que amparam a redefinição da intervenção social do Estado, agora atrelada à capacidade de participação da sociedade civil
	
	 
	Ref.: 201703639350
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo o filósofo marxista Georg Lukács, "com justa razão se pode designar o homem que trabalha, ou seja, o animal tornado homem, através do trabalho, como um ser que dá respostas. É inegável que toda atividade laborativa surge como uma solução de respostas ao carecimento que provoca. Todavia, o núcleo da questão se perderia caso se tornasse aqui como uma relação imediata. Ao contrário, o homem torna-se um ser que dá respostas precisamente na medida em que ele generaliza transformando em perguntas seus próprios carecimentos e suas possibilidades de satisfazê-los." Segundo Lukács é correto afirmar:
		
	 
	Que o trabalho humano é uma resposta às necessidades naturais, porém uma resposta pensada que possibilita sua generalização sob a forma de pensamento.
	
	Que o núcleo da questão é que o homem se torna um ser quando responde de forma imediata às suas necessidades naturais.
	
	Que os animais não trabalham porque não são humanos, embora alguns animais possam trabalhar, como os cavalos.
	
	Que todo animal que trabalha um dia pode via a ser um homem.
	
	Que o ser humano é um animal e por isso os trabalhadores são tratados como animais por seus patrões capitalistas.
	
	 
	Ref.: 201703661757
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A seguridade social no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988 é composta por três políticas públicas: previdência social, assistência social e:
		
	
	Habitação
	 
	Saúde
	
	Segurança Pública
	
	Meio Ambiente
	 
	Educação
	
	 
	Ref.: 201703646477
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social?
		
	
	Ordem social
	
	Ação social
	
	Anomia
	 
	Ideologia
	 
	Práxis
	
	 
	Ref.: 201703533572
		
	
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para Iamamoto, as desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, pondo em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização, expressam a:
		
	
	Política social e os problemas sociais no mundo moderno.
	 
	Reprodução das relações sociais, atualizando os velhos dilemas da economia política clássica.
	 
	Questão social na sociedade contemporânea.
	
	Desintegração social na sociedade atual.
	
	Anormalidade social na sociedade atual.

Outros materiais