Buscar

Resumo crítico do filme Cinzas da Guerra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Curso: Bacharelado em Ciências e Tecnologia
Disciplina: Sociologia
Professor: Davi da Costa Almeida
Aluno: Brendel Freitas Duarte
Turma: 02
Tema: Resumo crítico do filme: Cinzas da Guerra
O filme Cinzas da Guerra tem como referência o livro Auschwitz - O testemunho de um médico que conta relatos de Miklos Nyiszli, um médico judeu que tinha como função desenvolver um gás para matar seus próprios conterrâneos de uma forma mais rápida e em grande escala.
Por sua vez o filme relata a única revolta que se tem conhecimento de ter ocorrido dentro de um campo de concentração e orquestrada pelos próprios judeus que ali trabalhavam, passando-se então no campo de concentração de Auschwitz, vindo a ser nos dias atuais o lugar mais conhecido pelas barbaridades que ali ocorreram no período do Holocausto.
O filme não é um dos melhores de se entender, porem no decorrer das cenas se pode ter uma ideia duque se acontecia dentro dos campos de concentração. O autor sempre busca mostrar como as pessoas eram tratadas ali naquele local e mostrar também todo o procedimento de como era feito a execução dos judeus.
Como em todos os campos de concentração os próprios judeus eram os funcionários que tinham a função de levar seus conterrâneos apreendidos para as câmeras de gás e depois fazer a retirada de seus corpos ali de dentro e levarem para a fornalha onde seriam todos incendiados. Muitos desses funcionários tinham um tratamento diferenciado por realizarem essas tarefas, porem todos tinham o mesmo fim e acabavam dentro da câmera de gás ou com um tiro na cabeça.
Temendo algum tipo de revolta interna, era feito constantemente o revezamento entre esses funcionários e mais precisamente de 4 em 4 meses era feito a troca por novos judeus capturados e os antigos eram todos executados. Porém, mesmo com esse revezamento alguns judeus já sabendo que sua hora estava chegando decidiram orquestrar um plano para destruir os crematórios e assim minimizar um pouco das mortes naquele local.
No decorrer do filme é mostrada várias tentativas de fugas, porém, todas em vão. Muitos judeus estavam ali enganados sem saber o que realmente aconteceria com eles e ao descobrir o que os aconteceria muitos tentavam fugir ou até mesmo tiravam a própria vida por temer uma morte mais dolorosa por conta do gás que todos seriam expostos.
O gás utilizado nas câmaras de gás era o monóxido de carbono quimicamente modificado para não emitir cheiro e ter uma morte mais rápida, sem despertar muito tumulto entre os prisioneiros. Na hora do encaminhamento dos prisioneiros para as câmeras de gás, todos recebiam uma orientação de que iam tomar um banho e receber novas roupas para irem para onde seus familiares fazendo assim com que eles aceitassem entrar na câmera sem muita resistência e com aquele pouco de esperança mesmo sabendo que estavam indo para sua morte.
Em um certo dia de extermino ao entrarem dentro da câmara de gás para retiradas dos cadáveres foi encontrada uma jovem menina ainda viva e então essa jovem foi levada para o médico fazer a reanimação dela. Porem como ficou muito tempo exposta ao gás, ela não conseguia se comunicar e ficou sobre os cuidados de alguns funcionários que o encontraram.
Mais logo em seguida essa garota foi descoberta pelos comandantes nazistas e começou um grande tumulto por conta dela, gerando assim o início da grande revolta dentro de Auschwitz, que teve como objetivo destruir o máximo que eles conseguissem do campo de concentração com foco principal nos crematórios. Ao longo do filme os lideres dessa revolta juntaram muitas armas e pólvoras para abrirem caminho até os crematórios e lá então conseguirem explodir tudo e causar um grande prejuízo para os nazistas alemães.
Depois dessa grande explosão muitos preferiram morrer ali dentro temendo uma morte mais dolorosa pelos alemães e os sobreviventes foram todos deitados no chão e fuzilados pelos oficiais alemães. Em seguida a jovem que foi resgatada da câmera de mais depois de ver todos os que lhe ajudaram serem executados ela começa a correr para fora do campo de concentração como um último ato de sobrevivência, mais logo em seguida é atingida por um tiro nas costas disparado pelo oficial.
Basicamente o filme tem como objetivo mostrar esse lado da história que poucos conhecem e que foi tão importante na vida de muitos judeus ali presentes. O autor tenta contar um pouco da rotina de dentro de Auschwitz considerado o maior campo de concentração do holocausto e o local onde matou mais gentes. E mostrando que mesmo no meio de tanto sofrimento e morte sempre tem aqueles que tentam algum ato de liberdade, mesmo sabendo que será sem grandes glorias no momento.
Pode observar também que o autor não consegue muito bem contar a história que pretendia e peca em alguns momentos, trazendo um filme sem ritmo e sem demonstrar ao público um personagem principal onde se pudesse acreditar em algum tipo de esperança nele. Por fim o filme termina mostrando que tudo o que foi planejado desde o começo não serviu para muita coisa e só adiou o inevitável.

Outros materiais