Buscar

EMPREENDEDORISMO PERGUNTAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EMPREENDEDORISMO 
1) Schumpeter escreveu, em 1942, um livro chamado Capitalismo, Socialismo e Democracia, em que destacou a função dos empreendedores na formação da riqueza das nações. Esse autor cunhou o termo __________________ como mola propulsora para a criação de novos produtos, meios de produção mais eficientes e empresas mais eficazes em seus mercados, impulsionando sobremaneira o capitalismo e a competitividade. Indique a alternativa que contenha o termo cunhado por Schumpeter:
Escolha uma:
a. Empreendedorismo.
b. Construção criativa.
c. Destruição criativa.
d. Destruição adaptativa.
e. Construção adaptativa
alternativa correta letra c. destruição criativa
2) A versão mais recente da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM - 2015) levantou a porcentagem de empreendedores com idade entre 18 e 64 anos em relação à população de vários países. Assinale a alternativa que associa corretamente as porcentagens encontradas pela pesquisa aos seus respectivos países, considerando as cinco primeiras posições do ranking:
A. Brasil                             I. 26,7%
B. China                            II. 17%
C. Estados Unidos              III. 10,5%
D. Japão                            IV. 20%
E. Reino Unido                   V. 34,5%
Escolha uma:
a. A – IV; B – I; C – V; D – III; E – II.
b. A – IV; B – V; C – II; D – I; C – III.
c. A – V; B – I; C – IV; D – III; E – II.
d. A – I; B – II; C – III; D – IV; E – V.
e. A – V; B – IV; C – I; D – II; E – III.
 RESPOSTA INCORRETA
3) Um grupo de estudantes estava elaborando um trabalho cujo tema era empreendedorismo. Em determinado momento, três estudantes declararam, cada um, uma sentença sobre o tema, conforme se verifica a seguir:
Estudante I. O empreendedor é aquele que resolve assumir o risco de iniciar uma organização. É o indivíduo que imagina, desenvolve e realiza o que imaginou. Empreendedoras são aquelas pessoas diferenciadas, dotadas de motivação única e apaixonadas pelo que fazem, com o forte desejo de deixar a sua marca e ser reconhecidas.
Estudante II. Não existe uma definição exata para o fenômeno do empreendedorismo. O que comumente se encontra é a explicação de que ele é o resultado advindo da ação de empreender, que por sua vez significa fazer algo em conformidade com a solicitação de um investidor.
Estudante III. A palavra empreender vem do latim, e, de maneira geral, significa tomar a decisão de realizar uma tarefa difícil e laboriosa, ou ainda, colocar um plano em execução de acordo com a solicitação de um investidor.
Aponte a alternativa correta em relação à veracidade das declarações desses três estudantes:
Escolha uma:
a. Todas as declarações são verdadeiras.
b. Apenas a declaração I é verdadeira.
c. Apenas as declarações II e III são verdadeiras.
d. Apenas a declaração II é falsa.
e. Todas as declarações são falsas.
RESPOSTA Estudante I. O empreendedor é aquele que resolve assumir o risco de iniciar uma organização. É o indivíduo que imagina, desenvolve e realiza o que imaginou. Empreendedoras são aquelas pessoas diferenciadas, dotadas de motivação única e apaixonadas pelo que fazem, com o forte desejo de deixar a sua marca e ser reconhecidas.
4) Aponte a alternativa que contenha a correta denominação do procedimento de introdução, com êxito, no mercado, de produtos, serviços, processos, métodos e sistemas que não existiam anteriormente ou que contenham alguma característica nova e diferente da até então em vigor.
Escolha uma:
a. Desenvolvimento de produtos.
b. Criatividade.
c. Inovação.
d. Stat Up.
e. Zona de conforto.
Inovação. é a opção correta para a questão
5) A palavra criatividade se originou dos termos creatus e creare, que, em latim, significam a ________________________________.”
Escolha a alternativa que preencha corretamente a lacuna da sentença anterior sobre criatividade.
Escolha uma:
a. Habilidade de criar coisas novas e gerar valor para as organizações. É por isso que frequentemente vemos a imagem de um lampião associada à geração de uma ideia.
b. Capacidade de crescer, dar à luz, criar, inventar ou produzir coisas novas. É por isso que frequentemente vemos a imagem de um fósforo associada à geração de uma ideia.
c. Competência que um empreendedor tem de criar coisas novas por meio dos seus pensamentos, gerando e agregando valor para o empreendimento.
d. Capacidade de crescer, dar à luz, criar, inventar ou produzir coisas novas, razão pela qual frequentemente vemos a imagem de uma lâmpada associada à geração de uma ideia.
e. Habilidade de criar coisas novas e gerar valor para as organizações, razão pela qual frequentemente vemos a imagem de uma lâmpada associada à geração de uma ideia.
Capacidade de crescer, dar à luz, criar, inventar ou produzir coisas novas, razão pela qual frequentemente vemos a imagem de uma lâmpada associada à geração de uma ideia.
6) A oportunidade é uma situação ou circunstância oportuna e favorável para alguém realizar algo. Parece simples na sua definição, mas é complexa na sua aplicação. Para encontrar essa situação favorável, é preciso ser criativo e ter boas ideias que podem ser transformadas em negócios.
Nesse contexto, leia as três afirmativas a seguir:
I. Lembre-se de que ter uma boa ideia e transformá-la um uma oportunidade de negócio que pode ser lucrativo é a primeira etapa do processo empreendedor, sendo esse um caminho simples, que não exige muitos esforços a não ser o de se ter a ideia certa no momento certo.
II. Após ter a ideia é preciso fazer uma pesquisa sobre o mercado para verificar se o seu produto ou serviço tem espaço para ser vendido pelo preço que você pretende, detalhando todos os custos envolvidos para verificar se existe perspectiva de lucro e quantificar esse resultado.
III. É um erro comum e prejudicial ao futuro empreendedor quando este tem uma ideia, se dedica a desenvolvê-la criando o produto ou serviço e só depois vai se preocupar em checar se é possível vendê-lo.
No que se refere à oportunidade, é correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. Apenas na sentença I.
b. Apenas nas sentenças I e II.
c. Apenas na sentença II.
d. Apenas na sentença III.
e. Apenas nas sentenças II e III.
Resposta: apenas II e III.
7) A elaboração de um plano de negócios ainda não é uma atividade considerada por grande parte dos empreendedores. Assinale a alternativa que descreva a principal consequência de não se elaborar um plano de negócio ao se iniciar um empreendimento:
Escolha uma:
a. Escassez de recursos.
b. Desacordo com a legislação.
c. Grande chance de insucesso e mortalidade do negócio.
d. Falta de financiamento.
e. Dificuldade para se contratar mão de obra especializada.
Letra C :Grande chance de insucesso e mortalidade do negócio 
8) Marque a alternativa que contenha as duas motivações básicas para que uma pessoa inicie a edificação de um empreendimento, segundo a pesquisa realizada pela Babson College e a London Business School:
Escolha uma:
a. A primeira motivação vem do comportamento empreendedor do brasileiro, que não perde a chance de ganhar dinheiro fácil. Já a segunda motivação é fornecida pelos bancos e pelo Sebrae, com disponibilidade de crédito e assessoria, respectivamente.
b. A primeira motivação está relacionada à visualização de oportunidades do mercado e respectiva transformação dessa oportunidade em um negócio. Já a outra motivação está relacionada àqueles que estão insatisfeitos com a sua renda atual ou que estão sem renda por estarem desempregados.
c. Uma motivação advém do fato da disponibilidade de recursos financeiros para investimento pesado em máquinas e equipamentos de primeira qualidade, garantindo, assim, produtividade. Já a segunda motivação está ligada à flexibilização das leis trabalhistas para microempresários.
d. Só existe uma motivação para empreender segundo a pesquisa, que é justamente a elaboração do plano de negócios muito bem detalhado.
e. Uma motivação está ligada ao fato da flexibilização da Lei das Microempresas,
que reduz consideravelmente os impostos. Já a outra motivação se relaciona ao fato das pesquisas indicarem o Brasil como o país com maior porcentagem de empreendedores no mundo.
Resposta: A resposta correta b: A primeira motivação está relacionada à visualização de oportunidades do mercado e respectiva transformação dessa oportunidade em um negócio. Já a outra motivação está relacionada àqueles que estão insatisfeitos com a sua renda atual ou que estão sem renda por estarem desempregados.
9) O empreendedorismo está diretamente ligado ao processo de inovação e de criatividade e a estratégia de sobrevivência de um empreendimento pode ser comparada com a teoria da seleção natural de Charles Darwin. Indique a alternativa que justifique essa comparação:
Escolha uma:
a. Darwin era um inovador e tinha muita criatividade.
b. Darwin tinha uma veia empreendedora e demonstrava isso com as suas expedições.
c. Quanto mais variação uma espécie sofrer, maior serão as chances de sua sobrevivência.
d. Quanto mais criativa for uma espécie, mais ela será inovadora.
e. Darwin é o pai do empreendedorismo com a sua teoria da seleção natural.
Resposta d. Quanto mais variação uma espécie sofrer, maior serão as chances de 
Sobrevivência.
10) O Brasil evoluiu no quesito porcentagem de empreendedores entre a sua população. O crescimento foi de 24%, em 2004, para 34,5%, em 2015. Escolha a alternativa que contenha a razão mais provável para esse crescimento:
Escolha uma:
a. A modernização da Lei Geral das Microempresas.
b. A ampliação da educação empreendedora.
c. O crescimento econômico gerado pelos últimos governos.
d. O processo de globalização da economia mundial.
e. O avanço da tecnologia.
 A modernização da Lei Geral das Microempresas. 
11) Destruição criativa foi um termo cunhado por Joseph A. Schumpeter para indicar o processo que auxilia a criar riqueza em um país. Aponte a alternativa que contenha a correta definição desse termo:
Escolha uma:
a. Trata-se de destruir um processo, uma empresa ou um produto de maneira criativa, mesmo que isso não remeta a ganhos de eficiência e eficácia.
b. Trata-se de eliminar as barreiras de entrada de um mercado, destruindo a vantagem competitiva da concorrência, oferecendo o mesmo produto ou serviço com preços menores.
c. Trata-se da destruição da concorrência de modo criativo, atacando os seus produtos ou a sua marca por meio das ferramentas de marketing disponíveis ao empreendedor.
d. Trata-se da criação de novos produtos, meios de produção mais eficientes e empresas mais eficazes em seus mercados, substituindo produtos, meios de produção e empresas obsoletas.
e. Trata-se da criação de novos modelos de negócios que recebem investimentos agressivos e deixam os concorrentes sem opção de venda no mercado, levando-os à destruição.
Trata-se da criação de novos produtos, meios de produção mais eficientes e empresas mais eficazes em seus mercados, substituindo produtos, meios de produção e empresas obsoletas. resposta correta
12) Após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu uma grande campanha de fomento ao empreendedorismo no continente europeu, com o objetivo de reconstruir economicamente a Europa. Contudo, a maioria dos empreendimentos criados por meio desse financiamento não obteve sucesso, e a maior parte do dinheiro empregado foi desperdiçado. Em 1939 foi iniciada a Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945, e novamente a Europa foi duramente castigada e destruída. Escolha a alternativa que descreve a atitude da ONU após a Segunda Guerra Mundial, frente à necessidade de reconstrução do continente europeu:
Escolha uma:
a. A ONU realizou uma pesquisa com empreendedores de sucesso para levantar comportamentos em comum entre eles, e então utilizou o resultado da pesquisa para criar um programa de formação de empreendedores.
b. A ONU repassou a responsabilidade de financiamento de novos empreendimentos para a reconstrução econômica da Europa para o Banco Mundial, devido ao fracasso resultante da ação realizada ao final da Primeira Guerra Mundial.
c. A ONU novamente ofereceu financiamento subsidiado para os interessados em edificar novos empreendimentos e, assim, ajudar a reconstruir o continente europeu.
d. A ONU elaborou um teste para identificar comportamentos empreendedores, aplicando-o aos interessados em obter financiamento, e só liberou recursos para aqueles indivíduos que estivessem de acordo com os padrões estabelecidos.
e. A ONU fez uma parceria com o SEBRAE para elaborar um programa de ensino de empreendedorismo. O objetivo era aplicar esse programa aos empreendedores, que seriam beneficiados com financiamentos subsidiados.
Letra A. A ONU realizou uma pesquisa com empreendedores de sucesso para levantar comportamentos em comum entre eles, e então utilizou o resultado da pesquisa para criar um programa de formação de empreendedores.
13) Ao realizar uma pesquisa para identificar comportamentos empreendedores em empresários de sucesso, a ONU identificou 10 comportamentos empreendedores, cada um com três características. Esses comportamentos foram agrupados em três conjuntos. Assinale a alternativa que possui a correta correspondência entre os comportamentos empreendedores e seus respectivos conjuntos:
I. Conjunto Planejamento.
II. Conjunto Realização.
III. Conjunto Poder.
 
A. Comportamento: Busca de informações.
B. Comportamento: Busca de oportunidades e iniciativa.
C. Comportamento: Comprometimento.
D. Comportamento: Correr riscos calculados.
E. Comportamento: Estabelecimento de metas.
F. Comportamento: Exigência de qualidade e eficiência.
G. Comportamento: Independência e autoconfiança.
H. Comportamento: Persistência.
I. Comportamento: Persuasão e rede de contatos.
J. Comportamento: Planejamento e monitoramento sistemáticos.
Escolha uma:
a. I = A, E e J; II = B, C, D, F e H; III = G e I.
b. I = A e J; II = B, C, E, F e H; III = D, G e I.
c. I = E, G e J; II = A, B, C, D e I; III = G e H.
d. I = B, E e J; II = A, G, D, F e H; III = C e I.
e. I = A, B, C e D; II = E, F, G e H; III = I e J.
a. I = A, E e J; II = B, C, D, F e H; III = G e I. correta
14) O perfil empreendedor é formado por 10 comportamentos empreendedores organizados em três conjuntos, e cada comportamento empreendedor apresenta três características. Indique a alternativa que contenha a denominação correta dos comportamentos relacionados aos dois grupos de características listados a seguir:
I. CCE 1: Busca autonomia em relação às normas e ao controle de outros.
I. CCE 2: Mantém seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores.
I. CCE 3: Expressa confiança em sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.
II. CCE 1: Age diante de um obstáculo significativo.
II. CCE 2: Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.
II. CCE 3: Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário à consecução de metas e objetivos.
Escolha uma:
a. I. Comportamento: Comprometimento; II. Comportamento: Correr riscos calculados.
b. I. Comportamento: Persuasão e rede de contatos; II. Comportamento: Busca de oportunidades e iniciativa.
c. I. Comportamento: Busca de oportunidades e iniciativa; II. Comportamento: Persuasão e rede de contatos.
d. I. Comportamento: Persistência; II. Comportamento: Comprometimento.
e. I. Comportamento: Independência e autoconfiança; II. Comportamento: Persistência.
Resposta correta : I. Comportamento: Independência e autoconfiança; II. Comportamento: Persistência.
15) Dagoberto precisava de um dinheiro extra para melhorar seus rendimentos quando se deparou com uma oportunidade de comprar um computador e, após uma rápida pesquisa, verificou que o preço estava abaixo do mercado. Ele pensou em comprar e vender pelo preço de mercado, embolsando a diferença. No entanto, ainda não sabia se conseguiria vender o computador
ou se ficaria com o produto encalhado. Dagoberto se encorajou e comprou o computador ao se conscientizar de que, se não conseguisse vender pelo preço do mercado, ele poderia vendê-lo por um preço mais baixo e recuperar o dinheiro emprenhado, ou pelo menos parte dele. Aponte a alternativa que contenha o comportamento empreendedor adotado por Dagoberto:
Escolha uma:
a. Comportamento de persuasão e rede de contatos.
b. Comportamento de persistência.
c. Comportamento de correr riscos calculados.
d. Comportamento de busca de informações.
e. Comportamento de exigência de qualidade e eficiência.
Comportamento de correr riscos calculados
16) Expressar confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil, ou de enfrentar um desafio, é uma característica de comportamento empreendedor para ________________. Identifique a alternativa que complete a lacuna:
Escolha uma:
a. Correr riscos calculados.
b. Busca de informações.
c. Persistência.
d. Estabelecimento de metas.
e. Independência e autoconfiança.
 Resposta correta: Independência e autoconfiança
17) Estudar empreendedorismo e adotar os comportamentos ditos empreendedores é importante:
Escolha uma:
a. Só para estudantes de cursos superiores, pois eles serão o futuro da nação e devem incorporar esses importantes comportamentos.
b. Somente para quem tem interesse em abrir o seu próprio negócio, haja vista que empresários devem dominar esses comportamentos.
c. Porque os comportamentos empreendedores são bem vistos pelas empresas e ainda possibilitam a abertura de novos negócios.
d. Porque um dia isso poderá ser útil para o profissional, seja para trabalhar por contra própria ou para trabalhar em uma empresa.
e. Apenas para empresários que já possuam o seu próprio negócio ou desejam desenvolver um novo empreendimento.
Resposta: Porque os comportamentos empreendedores são bem vistos pelas empresas e ainda possibilitam a abertura de novos negócios. 
18) A diretoria da Escola de Cursos Livres Tabajara estava reunida para discutir a proposta de oferta de novos cursos para o próximo semestre. Um dos diretores sugeriu que fosse criado um programa de ensino que visasse à formação de empreendedores. Entre a fala dos cinco diretores, uma delas estava correta:
Escolha uma:
a. A formação empreendedora deve ser totalmente teórica para se obter sucesso.
b. A melhor maneira de se formar empreendedores é por meio da educação fornecida pelos pais.
c. Um curso para formar empreendedores deve ser prático e intensivo, alterando comportamentos.
d. A formação de empreendedores só é possível se o professor for um empresário de sucesso.
e. Não é possível formar empreendedores, pois o empreendedor já nasce assim.
Um curso para formar empreendedores deve ser prático e intensivo, alterando comportamentos.
19) Os comportamentos empreendedores foram agrupados em três conjuntos para organizar e facilitar o seu estudo. Aponte a alternativa que contenha os três conjuntos:
Escolha uma:
a. Conjunto Controle, Conjunto Organização; Conjunto Planejamento.
b. Conjunto Realização; Conjunto Planejamento; Conjunto Poder.
c. Conjunto Planejamento, Conjunto Relacionamento; Conjunto Poder.
d. Conjunto Persuasão, Conjunto Planejamento; Conjunto Poder.
e. Conjunto Liderança, Conjunto Realização; Conjunto Planejamento.
Correto: b) Conjunto Realização; Conjunto Planejamento; Conjunto Poder.
20) Assinale a alternativa que contém o termo correto que designa o processo que visa identificar, desenvolver e implantar novas oportunidades que criarão valor para a empresa, requerendo alterações expressivas no modo como os recursos são utilizados pela organização e propiciando a geração de novas competências empresariais.
Escolha uma:
a. Inovação.
b. Empreendedorismo.
c. Criação de valor.
d. Intraempreendedorismo.
e. Criatividade.
 Resposta: Intraempreendedorismo
21) O _________________________ é aquele que pratica o empreendedorismo dentro de uma empresa, ou seja, ele exercita os comportamentos empreendedores para criar valor e conferir diferenciais competitivos para a organização. Assinale a alternativa que contém o termo que preenche corretamente a lacuna:
Escolha uma:
a. Empregado padrão.
b. Intraempreendedor.
c. Colaborador corporativo.
d. Empreendedor.
e. Gerente atípico.
Vc não colocou as alternativas, mas a resposta é Intraempreendedor.
22) Uma empresa pode e deve adotar uma postura empreendedora e incentivar o processo intraempreendedor. Para tanto, ela deverá...
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença anterior e esclarece como uma empresa deve agir para incentivar o Intraempreendedorismo.
Escolha uma:
a. Contratar vários funcionários com perfil empreendedor e então treiná-los para desenvolverem projetos intraempreendedores, criando assim uma cultura integradora e de geração de valor.
b. Contratar um grupo seleto de funcionários com perfil intraempreendedor e então treiná-los para desenvolverem projetos intraempreendedores, criando assim uma cultura inovadora e de geração de valor.
c. Considerar uma renovação estratégica, conscientizando-se de que seus esforços para promover o Intraempreendedorismo resultarão em mudanças em sua estrutura corporativa, com punições severas para potenciais erros.
d. Aplicar os comportamentos ditos empreendedores em seu dia a dia e exigir que seus funcionários elaborem projetos inovadores com vistas à renovação estratégica, mesmo que para isso seja necessário contratar mais funcionários.
e. Considerar uma renovação estratégica, conscientizando-se de que seus esforços para promover o Intraempreendedorismo resultarão em mudanças em sua estrutura corporativa e na adoção de uma nova estratégia.
Resposta: Considerar uma renovação estratégica, conscientizando-se de que seus esforços para promover o Intraempreendedorismo resultarão em mudanças em sua estrutura corporativa e na adoção de uma nova estratégia.
23) Uma empresa pode e deve adotar uma postura empreendedora e incentivar o processo intraempreendedor. Para tanto, ela deverá:
Escolha uma:
a. Contratar um grupo seleto de funcionários com o perfil intraempreendedor e, então, treiná-los para desenvolver projetos intraempreendedores, criando, assim, uma cultura inovadora e de geração de valor.
b. Considerar uma renovação estratégica, tendo consciência de que os seus esforços para promover o intraempreendedorismo resultarão em mudanças na sua estrutura corporativa e na adoção de uma nova estratégia.
c. Contratar vários funcionários com o perfil empreendedor e então treiná-los para desenvolver projetos intraempreendedores, criando, assim, uma cultura integradora e de geração de valor.
d. Aplicar os comportamentos ditos empreendedores em seu dia a dia e exigir que os seus funcionários elaborem projetos inovadores com vistas à renovação estratégica, mesmo que para isso seja necessário contratar mais funcionários.
e. Considerar uma renovação estratégica, tendo consciência de que os seus esforços para promover o intraempreendedorismo resultarão em mudanças na sua estrutura corporativa, com punições severas para potenciais erros.
Resposta: D. Considerar uma renovação estratégica, tendo consciência de que os seus esforços para promover o intraempreendedorismo resultarão em mudanças na sua estrutura corporativa e na adoção de uma nova estratégia.
24) Assinale a alternativa que indique a prescrição correta para a adoção dos comportamentos ditos empreendedores:
Escolha uma:
a. Para ajudar as empresas a criarem valor.
b. Para um profissional ser cobiçado pelas empresas.
c. Somente para abrir um novo negócio.
d. Somente para a prática do intraempreendedorismo.
e. Para abrir um novo negócio e para obter sucesso como funcionário de uma empresa.
Resposta: Para abrir um novo negócio e para obter sucesso como funcionário de uma empresa.
25) O _____________ é aquele que pratica o empreendedorismo dentro de uma empresa, ou seja, exercita os comportamentos empreendedores para criar valor e conferir diferenciais
competitivos para a organização. Aponte a alternativa que contenha o termo que preencha corretamente a lacuna:
Escolha uma:
a. Gerente.
b. Colaborador corporativo.
c. Empregado padrão.
d. Intraempreendedor.
e. Empreendedor.
Correta é letra d) Intraempreendedor 
26) Marque a alternativa que contenha os três elementos que devem estar interligados em um processo intraempreendedor:
Escolha uma:
a. Oportunidades, orçamento e capital intelectual.
b. Recursos, orçamento e comunicação.
c. Recursos, pessoas e oportunidades.
d. Liderança, criatividade e comunicação.
e. Grau de inovação, iniciativa e capacidade de assumir e correr riscos.
Resposta: Recursos, pessoas e oportunidades.
27) Aponte a alternativa que possua as três variáveis que auxiliam a intensificar a postura empreendedora em uma organização:
Escolha uma:
a. Liderança, criatividade e comunicação.
b. Grau de inovação, iniciativa e comunicação.
c. Liderança, criatividade e capacidade de assumir e correr riscos.
d. Grau de inovação, iniciativa e capacidade de assumir e correr riscos.
e. Grau de inovação, criatividade e liderança.
Resposta : Grau de inovação, Iniciativa e capacidade de assumir e correr riscos.
28) De acordo com as etapas do processo empreendedor, o indivíduo interessado em empreender deve procurar financiamento para o seu empreendimento _________________________.
Indique a alternativa que preenche corretamente a lacuna da sentença anterior:
Escolha uma:
a. Imediatamente após ter sua ideia.
b. Após definir o sistema de administração.
c. Depois de elaborar o plano de negócio.
d. Assim que encontrar uma oportunidade.
e. A qualquer momento que o empreendedor achar conveniente.
Resposta: Depois de elaborar o plano de negócio
29) Assinale a alternativa que descreve a função global de um evento ambiental no contexto do empreendedorismo:
Escolha uma:
a. Disponibilizar financiamento para a abertura de novas empresas.
b. Gerar novas ideias de produtos ou serviços.
c. Contribuir para a criatividade do empreendedor.
d. Auxiliar na construção do plano de negócios.
e. Criar condições de incentivo à abertura de novos negócios.
Resposta: Criar condições de incentivo à abertura de novos negócios.
29) Três amigos estavam discutindo a abertura de uma nova empresa, da qual eles seriam os sócios com partes iguais. Em determinado momento da conversa foi possível ouvir as seguintes sentenças:
I. Eu acredito que podemos ganhar bastante dinheiro por meio do lucro que vamos obter em nosso empreendimento social, e de quebra ainda ajudaremos a comunidade a ter uma vida melhor.
II. Eu penso que iremos atender a comunidade prestando serviços essenciais para a sua sobrevivência, e por isso temos a obrigação de gerar resultados positivos para viabilizar e expandir o nosso negócio.
III. Eu não imagino que um empreendimento social seja a escolha correta, pois será muito complicado obter fontes de financiamento para o nosso negócio, e, além disso, não poderemos nos beneficiar com o lucro do negócio.
Em relação a essas três sentenças é correto dizer que:
Escolha uma:
a. Apenas a sentença I não é verdadeira.
b. Apenas a sentença III é verdadeira.
c. Apenas a sentença II é verdadeira.
d. As sentenças I e II são verdadeiras.
e. Todas as sentenças não são verdadeiras.
Resposta: APENAS A SENTENÇA II
30) Escolha a alternativa que contenha o motivo que pode inviabilizar que os R$ 13 bilhões investidos em empreendimentos sociais no Brasil, em 2014, sejam quadruplicados até 2020, impedindo de chegar à marca de R$ 50 bilhões:
Escolha uma:
a. Falta de interesse dos empreendedores por negócios sociais.
b. Falta de resultados positivos nos empreendimentos atuais.
c. Falta de bons projetos de empreendimentos sociais.
d. Falta de bons projetos sociais sob a responsabilidade de empreendedores competentes.
e. Falta de recursos financeiros por causa da crise financeira.
Resposta: Falta de bons projetos sociais sob a responsabilidade de empreendedores competentes.
31) Os fatores sociológicos que influenciam o processo empreendedor são aqueles ligados:
Escolha uma:
a. Às oportunidades encontradas de acordo com a ideia do empreendedor.
b. À condição social da economia e aos incentivos aos novos empreendimentos.
c. À família, ao networking, à admiração por profissionais de sucesso e à influência dos pais.
d. Aos aspectos internos do indivíduo.
e. À administração do empreendimento, principalmente relacionados aos Recursos Humanos.
 Resposta C. À família, ao networking, à admiração por profissionais de sucesso e à influência dos pais.
32) Em relação ao empreendedorismo, qual foi o impacto do combate ao crime organizado no Rio de Janeiro?
Escolha uma:
a. Os empreendedores ficaram com medo de empreender devido ao alto índice de criminalidade.
b. Houve o surgimento de novos negócios nas comunidades pacificadas.
c. Novos negócios não puderam ser idealizados, pois o local ainda estava dominado pelo crime organizado.
d. O crime organizado passou a oferecer assistência à comunidade.
e. O impacto foi neutro em relação ao empreendedorismo.
Resposta : Houve o surgimento de novos negócios nas comunidades pacificadas.
33) Aponte a alternativa que contemple os aspectos ligados às oportunidades de negócios, ao nível de competitividade do mercado, à quantidade e qualidade dos clientes, aos fornecedores disponíveis, aos investidores interessados em fomentar o empreendimento e às políticas públicas de incentivo à abertura e manutenção de novos negócios:
Escolha uma:
a. Fatores psicológicos.
b. Fatores ambientais.
c. Fatores pessoais.
d. Fatores organizacionais.
e. Fatores sociológicos.
Fatores ambientais é a resposta correta para as opções.
34) ________________, é um processo no qual os empreendedores estabelecem como meta a articulação de ideias que vão ao encontro de oportunidades econômicas, mobilizando recursos e materiais para produzir bens ou prestar serviços que reduzam problemas de ordem social ou ambiental, sem o interesse de gerar riqueza pessoal. Indique a alternativa que preencha corretamente a lacuna da sentença:
Escolha uma:
a. O empreendedorismo ambiental.
b. O empreendedorismo social.
c. O processo empreendedor.
d. O fator organizacional.
e. A formação empreendedora
O empreendedorismo social.
35) Texto-base: Schumpeter escreveu, em 1942, um livro chamado Capitalismo, Socialismo e Democracia, em que destacou a função dos empreendedores na formação da riqueza das nações. Esse autor cunhou o termo que foi considerado a mola propulsora para a criação de
novos produtos, meios de produção mais eficientes e empresas mais eficazes em seus mercados, impulsionando sobremaneira o capitalismo e a competitividade.
Indique a alternativa que contenha o termo cunhado por Schumpeter:
Escolha uma:
a. Destruição criativa.
b. Construção adaptativa.
c. Destruição adaptativa.
d. Empreendedorismo.
e. Construção criativa.
a opção correta é Destruição criativa
36) Texto-base: Três colegas estudantes estavam elaborando um trabalho cujo tema era empreendedorismo. Em determinado momento os três declararam, cada um, uma sentença sobre o tema, conforme a seguir:
Enunciado:
Estudante I. A palavra empreender vem do latim, e, de maneira geral, significa tomar a decisão de realizar uma tarefa difícil e laboriosa, ou ainda, colocar um plano em execução de acordo com a solicitação de um investidor.
Estudante II. O empreendedor é aquele que resolve assumir o risco de iniciar uma organização. É o indivíduo que imagina, desenvolve e realiza o que imaginou. Empreendedoras são aquelas pessoas diferenciadas, dotadas de motivação única e apaixonadas pelo que fazem, com o forte desejo de deixar a sua marca e ser reconhecidas.
Estudante III. Não existe uma definição exata para o fenômeno do empreendedorismo. O que comumente se encontra é a explicação de que ele é o resultado advindo da ação de empreender, que por sua vez significa fazer algo em conformidade com a solicitação de um investidor.
Aponte a alternativa correta em relação à veracidade das declarações desses três estudantes:
Escolha uma:
a. Apenas as declarações II e III são verdadeiras.
b. Apenas a declaração III é falsa.
c. Todas as declarações são verdadeiras.
d. Apenas a declaração II é verdadeira.
e. Todas as declarações são falsas.
Estudante II. O empreendedor é aquele que resolve assumir o risco de iniciar uma organização. É o indivíduo que imagina, desenvolve e realiza o que imaginou. Empreendedoras são aquelas pessoas diferenciadas, dotas de motivação única e apaixonadas pelo que fazem, com o forte desejo de deixar a sua marca e ser reconhecidas.
37) Texto-base: Ao realizar uma pesquisa para identificar comportamentos empreendedores em empresários de sucesso, a ONU identificou 10 comportamentos empreendedores, cada um com três características. Esses comportamentos foram agrupados em três conjuntos.
Associe os comportamentos empreendedores a seus respectivos conjuntos:
I. Conjunto Planejamento.
II. Conjunto Realização.
III. Conjunto Poder.
 
A. Comportamento: Busca de informações.
B. Comportamento: Busca de oportunidades e iniciativa.
C. Comportamento: Comprometimento.
D. Comportamento: Correr riscos calculados.
E. Comportamento: Estabelecimento de metas.
F. Comportamento: Exigência de qualidade e eficiência.
G. Comportamento: Independência e autoconfiança.
H. Comportamento: Persistência.
I. Comportamento: Persuasão e rede de contatos.
J. Comportamento: Planejamento e monitoramento sistemáticos.
Assinale a alternativa que possui a correta correspondência entre os comportamentos empreendedores e seus respectivos conjuntos:
Escolha uma:
a. I. = E, G e J; II. = A, B, C, D e I; III. = G e H.
b. I. = A, B, C e D; II. = E, F, G e H; III. = I e J.
c. I. = A e J; II. = B, C, E, F e H; III. = D, G e I.
d. I. = B, E e J; II. = A, G, D, F e H; III. = C e I.
e. I. = A, E e J; II. = B, C, D, F e H; III. = G e I.
Resposta I - A, E e J; II - B, C, D, F e H; III - G e I
38) Uma empresa pode e deve adotar uma postura empreendedora e incentivar o processo intraempreendedor entre seus colaboradores. Para tanto, ela deverá ______________________________.
Enunciado: Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença anterior e esclarece como uma empresa deve agir para incentivar o Intraempreendedorismo:
Escolha uma:
a. Considerar uma renovação estratégica, conscientizando-se de que seus esforços para promover o Intraempreendedorismo resultarão em mudanças em sua estrutura corporativa e na adoção de uma nova estratégia.
b. Considerar uma renovação estratégica, conscientizando-se de que seus esforços para promover o Intraempreendedorismo resultarão em mudanças em sua estrutura corporativa, com punições severas para potenciais erros.
c. Contratar um grupo seleto de funcionários com perfil intraempreendedor e então treiná-los para desenvolverem projetos intraempreendedores, criando assim uma cultura inovadora e de geração de valor.
d. Contratar vários funcionários com perfil empreendedor e então treiná-los para desenvolverem projetos intraempreendedores, criando assim uma cultura integradora e de geração de valor.
e. Aplicar os comportamentos ditos empreendedores em seu dia a dia e exigir que seus funcionários elaborem projetos inovadores com vistas à renovação estratégica, mesmo que para isso seja necessário contratar mais funcionários.
Resposta: Considerar uma renovação estratégica, conscientizando-se de que seus esforços para promover o Intraempreendedorismo resultarão em mudanças em sua estrutura corporativa e na adoção de uma nova estratégia.
39) Texto-base: Qualquer pessoa que pretenda se tornar empreendedora e decida montar seu próprio negócio deve estar atenta para não ignorar o processo empreendedor, que é composto por algumas etapas que devem ser respeitadas e seguidas.
Assinale a alternativa que descreve as etapas do processo empreendedor:
Escolha uma:
a. Encontrar um sócio, elaborar o plano de negócios, procurar recursos para financiamento e administrar a empresa.
b. Encontrar uma oportunidade, investir os recursos necessários para implantar o negócio, controlar e administrar o negócio.
c. Ter uma ideia, elaborar o plano de negócios, procurar recursos para financiamento e administrar a empresa.
d. Elaborar o plano de negócios, procurar recursos para financiamento e colocar em prática dos dez comportamentos empreendedores.
e. Ter uma ideia, encontrar uma oportunidade, elaborar o plano de negócios, procurar recursos para financiamento e administrar a empresa.
Ter uma ideia, encontrar uma oportunidade, elaborar o plano de negócios, procurar recursos para financiamento e administrar a empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais