Buscar

PSICOLOGIA CONSTRUTIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA CONSTRUTIVA
UNIDADE 1 = NOTA 10
1 -Podemos afirmar que ________________ é a tentativa do sujeito em solucionar uma determinada situação, modificando as estruturas antigas e construindo novas maneiras de agir para dominar uma situação nova em que os conhecimentos antigos são insuficientes para compreendê-las.
R: Acomodação
2 - Assinale a afirmativa correta sobre a vida e a obra de Jean Piaget:
R: Trabalhou no laboratório de Alfred Binet investigando o desenvolvimento intelectual da criança a partir de testes psicométricos
3 - A epistemologia genética de Jean Piaget está pautada na epistemologia:
R: Interacionista
4 - Leia o fragmento e responda à questão: Marina caminha distraidamente pela sala quando esbarra na cortina e grita de susto. Sua mãe lhe pergunta: O que foi Marina! E ela responde: - É essa cortina boba que entrou na minha frente! Qual a característica do pensamento apresentada por Marina?
R: Animismo
5 - Leia o fragmento e responda à questão: Pedro está na cozinha de sua casa e pede à Maria uma banana que está na fruteira. Maria lhe responde que ainda não pode comer a banana porque está verde. Algum tempo depois, Maria oferece a Pedro um abacate que está maduro. Pedro indignado responde: mas o abacate é verde! Eu não posso comer! Qual a característica do pensamento apresentado por Pedro?
R: Pensamento sincrético
UNIDADE 2 = NOTA 10
1 - Leia com atenção a situação a seguir e responda à questão: Em uma escola particular está havendo uma reunião para se definir um procedimento único quanto às estratégias que deverão ser utilizadas no sentido de se estabelecer limites para o comportamento dos alunos. Várias são as ideias apresentadas para se encaminhar à questão. Vamos supor que você seja psicólogo nessa escola, qual seria sua orientação a partir da teoria piagetiana?
R: A obediência obtida através de relações de coação, do respeito unilateral, é uma falsa disciplina que contribui de modo negativo para a formação do caráter do indivíduo, que embota a consciência e a inteligência, que impede o desenvolvimento das potencialidades humanas e a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática
2 - Leia o fragmento a seguir e responda à questão: Maria Olvídia é professora do primário e tem percebido que alguns de seus alunos respondem imediatamente às suas perguntas, mas simplesmente repetem os conceitos, não os compreendem de fato, de tal forma que parecem verdadeiros “papagaios”. Outros alunos, ao contrário, respondem tão imediatamente quanto os primeiros, mas percebe-se que realmente entenderam e os conceitos já estão completamente assimilados. Segundo a teoria piagetiana, podemos afirmar que:
R: O primeiro grupo revela crença sugerida e o segundo revela crença espontânea
3 - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da seguinte frase: O jogo simbólico é _________ e surge _______.
R: O jogo simbólico é uma forma de transformar o real em função dos desejos e surge na segunda infância (2-6 anos)
4 - Leia o fragmento a seguir e responda à questão: Uma psicóloga atende uma mãe muito confusa em como estabelecer os limites em seus filhos. Esta afirma que após assistir um programa de TV, na qual uma profissional orienta os pais na educação dos filhos, decidiu colocar nas paredes de sua casa um conjunto de regras que os filhos, gêmeos, de 8 anos devem seguir. As regras são: escovar os dentes após as refeições! Não bater ou chutar o irmão! Não maltratar a ajudante! Não correr pela casa! Quando as crianças desrespeitam as regras, são punidas e devem ficar sem brincar. De acordo com a teoria de Piaget, quais são as consequências da punição na conduta moral do sujeito?
R: As mesmas reforçam a heteronomia natural da criança, principalmente pela imposição de regras
5 - Leia o fragmento a seguir e responda à questão: João e Carlos estão brincando de dominó e demonstram estar bastante concentrados e sem nenhuma preocupação em vencer. Eles jogam alegremente sem se darem conta que cada um segue suas próprias regras. Considerando a evolução do comportamento moral na criança, podemos afirmar que os meninos encontram-se no estágio da:
R: Heteronomia

Outros materiais