Buscar

incentivando a amamentação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade avaliativa 1A
Buscar resposta para tudo o que for questionável, desconhecido, discutir, pesquisar, realizar novas escolhas, descobrir novos caminhos possibilitando ter um olhar de entendimento além do que estamos acostumados no cotidiano,tendo ousadia e sede por respostas e conhecimentos, isto é filosofia e foi no século Vll AC. na Gréscia que tudo começou.
A filosofia que Sócrates buscou através de seus pensamentos e inteligência, estimular e animar os jovens a serem questionáveis a respeito dos indivíduos. O mesmo acontece com a menina Sofia do texto o Jardim do Édem onde Sofia é instigada a refletir e a descobrir a partir do momento em que começa a receber um curso de filosofia por correspondência. Sofia começa a mudar sua rotina, seus hábitos atuais, cada vez que abre uma correspondência com perguntas que a fazem ver o mundo de maneira diferente: Quem é você? De onde vem o mundo? Sofia se questiona e observa o quanto sua mãe era acomodada com sua rotina a ponto de indagá-la a respeito da vida e do mundo e claro, sua mãe acaba achando estranho. A mãe de Sofia achava estranho porque como adulta a muito tempo já observava a vida como é, aceitando assim sua rotina.
Aos olhos de uma criança que nada sabe, tudo é curiosidade, é descoberta e indagações que passando para a fase adulta já não vê mais razões para indagações, questionamentos e curiosidades, pois acha que já sabe o suficiente, está acomodado com a vida.
Platão que foi aluno de Sócrates, nos deixa uma reflexão sobre o texto alegoria de uma caverna, do qual podemos nos colocar no lugar daquelas pessoas que viviam desde pequenas aprisionadas e amarrados na quela caverna na ignorância, impossibilitados de vera luz que seria a realidade fora da quela caverna. Aquelas pessoas, estavam vivendo só de vultos e é assim que muitos continuam vivendo hoje nos tempos atuais acreditando apenas em informações e conceitos prontos. A caverna é um mundo cheio de ilusões que não apresenta a realidade deixando todo o conhecimento, a luz, na escuridão.
Quando nos libertamosdo nosso cotidiano, influências culturais, sociais, estamos saindo da caverna e descobrindo um novo mundo de conhecimento, que nos proporciona descobrir que tipo de ser humano eu sou, e posso vir a ser, que estamos em constante evolução quando nos possibilitamos sair da zona de conforto.
“Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem o canse fazê-lo
quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem
demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a
hora do filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que
diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz. ” Epicuro 
Me identifico com as palavras de Epicuro, pois anseio por conhecimento que é a luz.

Outros materiais