Buscar

ANATOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FORUM ANATOMIA
O remodelamento é uma ação, um processo do nosso organismo que permite que o osso antigo seja distinguido para que um tecido novo seja formado em seu lugar, isso acontece quando nos tornamos adultos, ou seja, o osso já atingiu uma forma e um tamanho de adulto.
Esse processo é muito importante e interessante, pois os tecidos que já estão gastos ou que tenham passado por alguma lesão sejam substituídos por novos e saudáveis tecidos. O que também é de suma importância destacar é o fator velocidade do remodelamento, porque cada região do nosso corpo tem a sua rapidez. Como exemplo cito a porção distal do fêmur que passa pela substituição a cada 4 meses, diferentemente dos ossos da mão, que são constantemente substituídos, ou seja durante toda a vida do indivíduo.
O processo de homeostase é mantido através das células ósseas osteoclastos e osteoblastos. Excesso de depósito de cálcio forma-se calos ou esporas, o que atrapalha nos nossos movimentos, e se muito cálcio for retirado, os ossos se tornarão frágeis, facilitando as fraturas, por isso o processo de homeostase (equilíbrio) deve ser perfeito.
Para que a remodelação aconteça de forma normal dependemos de alguns fatores, como: quantidades ideais de cálcio e fósforo presentes na alimentação, quantidades suficientes de vitamina D, pois esta ajuda no processo de absorção do mesmo, realização de exercícios físicos e fatores hormonais. 
O fator idade também tem influência, sabemos que nas mulheres a partir os 40 anos o sistema esquelético começa a perder cálcio e nos homens um pouco mais tarde, em torno dos 60 anos de idade.

Outros materiais