Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA ANALISE DE CENARIOS E RISCOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

����������Relatório - Atividade Estruturada
��
�����������
���������������������������������
	
	
Disciplina: GST0897 – ANALISE DE CENÁRIOS E RISCOS
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA
Acidentes naturais e tecnológicos
OBJETIVO
Analisar e discutir, em uma situação concreta, questões referentes à avaliação de cenários de acidentes naturais e tecnológicos e suas inter-relações, bem como seus efeitos sobre as agencias/instituições de segurança pública. 
COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES
Identificar os conceitos de pré - alerta, alerta e alarme bem como a pronta resposta e a metodologia de reconstrução de um espaço após um evento catastrófico.
DESENVOLVIMENTO
1)    Pesquisar em sites e jornais como funcionam os sistemas de alerta e alarme para terremotos e tsunamis no Japão, bem como as agências responsáveis pelos mesmos e como as forças de segurança pública estão integradas neste processo.
2) Verificar como esses fenômenos/ acidentes naturais tem em seus desdobramentos a correlação com acidentes tecnológicos.
3)    Verificar o que há de semelhante em sistemas implantados no Brasil.
Discutir que fatores poderiam ser considerados, no caso brasileiro, em um estudo de caso sobre terremoto no Japão em 2011.
PRODUTO / RESULTADO
Resumo que verse sobre o tema onde os conceitos de pré - alerta, alerta e alarme sejam abarcados, bem como a proposição de metodologia que possa ser aplicada em caso de uma catástrofe onde um acidente natural seja o fator propulsor de desencadeamento de uma série de acidentes tecnológicos.
ATIVIDADE PROPOSTA
Analise dos sistemas de alerta e alarme no Japão e o papel das forças de segurança pública
O novo sistema pode detectar sinais de terremoto de magnitude 8 ou mais fortes. Os sinais incluem movimentos no solo de longo período gerados pelos fortes tremores, noticiou a NHK.
O sistema também considera casos onde os movimentos do solo de magnitude -5 ou maiores na escala sísmica japonesa são observados em áreas com mais de 400 km de extensão. O sistema será colocado em operação no dia 7 de março.
Para terremotos julgados como magnitude 8 ou mais fortes, o sistema está designado a emitir alertas de massivos tsunamis, sem dizer o quão grandes eles podem ser, e pedir evacuação para locais mais altos.
Akira Nagai, funcionário da Agência Meteorológica, disse que o sistema levou 2 anos para ser desenvolvido, mas que a agência pode, finalmente, emitir alertas úteis.
Fonte: http://blog.suri-emu.co.jp/?p=10136
https://www.youtube.com/watch?v=0zdGCh0eFRE
https://www.youtube.com/watch?v=_7UZJ5aLAM4

Outros materiais