Buscar

SIMULADO 1 GOVERNO E GESTAO SETOR PUBLICO

Prévia do material em texto

SIMULADO 1 GOVERNO E GESTAO SETOR PUBLICO
Professora: Marilia de Sant Anna Faria
	1.A Administração Pública goza de privilégios ou prerrogativas¿. Assinale a alternativa que não corresponde a essa afirmação: 
		
	
	R;Poder de se apropriar de um imóvel alheio por tempo indeterminado. 
2.É correto afirmar que corresponde a uma das características do Princípio da Impessoalidade:
R;O caráter neutro para que a finalidade publica seja cumprida de forma efetiva
3.Assinale a alternativa que trata sobre o princípio da Eficiência de maneira incorreta:
R;Este é o principio mais importante que existe
4.A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de:
R;Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência.
5.Não corresponde a um princípio básico da Administração Burocrática:
R;Autonomia - os regulamentos expressam a ampliação da autonomia do administrador.
6.Administração Burocrática não tem como característica:
R;Estabelecer de forma pessoal de acesso aos cargos e às formas de ascensão profissional.
7.A Administração Indireta não compreende:
R;Ministérios
8.A partir de 1930, com a posse do presidente Getulio Vargas, O Estado passa a se configurar como agente do desenvolvimento. De acordo com as medidas adotadas, assinale a alternativa incorreta:
R;As primeiras agências governamentais somente foram criadas após a década de 50.
	9.Em 1967 houve a primeira iniciativa de implantar a reforma da administração pública gerencial por meio do Decreto-Lei 200, de 25 de fevereiro de 1967. Cite, no mínimo, duas principais contribuições. 
		
RESPOSTA GABARITO;Com o Decreto foram transferidas as atividades de produção de bens e serviços para a administração indireta e foram estabelecidos os princípios referentes à descentralização, ao planejamento, orçamento e controle dos resultados. Vale ressaltar que foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerado como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. O objetivo principal da reforma (no qual o Decreto era um meio para que tal fim fosse alcançado) era a substituição do modelo burocrático por um que se apresentasse mais moderno e com maior flexibilidade para a gestão pública com enfoque no planejamento estruturado e na descentralização administrativa.
10.Quais são as características de uma autarquia?
	RESPOSTA GABARITO;As autarquias são entidades administrativas autônomas, criadas por lei específica de iniciativa do Presidente da República, Governador ou Prefeito. Tem personalidade jurídica de direito público, patrimônio próprio e atribuições estatais específicas. Desempenham funções típicas da Administração Pública, gozam de privilégios administrativos, tais como: imunidade tributária recíproca para impostos sobre renda, serviços e patrimônio vinculados às suas finalidades essenciais.

Continue navegando