Buscar

O CÓDIGO DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O QUE É O CÓDIGO DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL?
 O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais tem como principal objetivo garantir a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de Serviço Social. Ele oferece orientações e mecanismos para o controle da atuação profissional, definindo os direitos e deveres dos Assistentes Sociais e dos Conselhos Profissionais para assegurar uma prática segundo os "Princípios Fundamentais".
 O atual Código de Ética é o da edição de 2011, o anterior foi o de 1993, 1947, 1965, 1975 e 1986, sendo que, os três primeiros tinham visões conservadoras, fundamentadas no neotomismo. 
 Já o Código de 1986 foi uma expressão de conquistas e ganhos, através de dois procedimentos: negação da base filosófica tradicional e conservadora tidas nos Códigos anteriores e afirmação de um novo perfil do técnico, não mais um agente subalterno e apenas executivo, mas um profissional competente, comprometido com a classe trabalhadora.
O código traz observações como princípios fundamentais, competência do conselho federal de serviço social, fala dos direitos e das responsabilidades gerais do/a assistente social, das relações profissionais , da observância, penalidades, aplicação e cumprimento deste código, entre outras.
REFERENCIAS
http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf
http://servicosocialhoje.blogspot.com.br/2008/11/cdigo-de-tica-servio-social.html

Outros materiais