Buscar

RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO EM SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA- Unoesc
Campus de São Miguel do Oeste – SC
Curso de Sociologia 
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Sociologia IV
ORIENTAÇÕES BÁSICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
O Estágio Curricular Supervisionado em Sociologia se estrutura em momentos distintos, mas devidamente articulados, sendo estes: elaboração da fundamentação teórica, elaboração e desenvolvimento dos projetos de docências e as análises envolvendo a fundamentação teórica construída e os processos de docência de gestão.
Para melhor estruturarmos este processo de reflexão propomos que o relatório final seja organizado da seguinte forma:
Capa, folha de rosto, dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), resumo, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências, apêndices e anexos.
O que deve constar: 
No resumo: Uma breve síntese do que o trabalho aborda. Recomenda-se que o resumo tenha de 150 a 500 palavras. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal, a seguir indica-se a que este trabalho se refere (relatório...).
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve conter também de 03 a 05 palavras-chave, iniciadas com letra maiúscula e separadas por ponto.
No sumário: Todos os itens que compõe a estrutura do trabalho a partir da introdução. 
c) Na introdução: Geralmente esta parte é elaborada quando o núcleo fundamental do trabalho e a conclusão já foram elaborados, deve ser redigida em forma de texto e observar os seguintes momentos: 
anunciar a temática/assunto, apresentado, demonstrando sua relevância (justificativa);
Comentar brevemente como chegaram a esta proposição de trabalho.
descrever e comentar os objetivos desta caminhada (descrever o objetivo geral da fundamentação teórica, articulando com os objetivos gerais dos projetos de docência e gestão.
especificar onde, através de que metodologias, com quem, período em que fora desenvolvido o estágio. (destacar os diversos estágios e as etapas de educação básica envolvidas).
antecipar, em forma de síntese, como será desenvolvido o texto do relatório, os pontos centrais de cada uma de suas partes (síntese sobre a estrutura), etc. Aqui é preciso destacar cada parte construída deixando claro o entendimento de que este relatório congrega todas as vivências de estágio no decorrer da formação.
d)No Desenvolvimento: Este poderá ser dividido em partes e representa o momento em que se desenvolve a reflexão sobre a vivência do estágio devidamente fundamentada teoricamente. Para cada parte deverá ser atribuído um título, que se necessário se desdobrará em subtítulos.
CAPÍTULO I - Fundamentação teórica: (o trabalho desenvolvido na 5ª fase, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Sociologia I e as complementações feitas no decorrer do processo. 
CAPÍTULO II - Descrição da metodologia: Ver texto específico (completar e inserir)
	CAPÍTULO III - Análise do estágio desenvolvido no Ensino Fundamental
3.1 Relato das aulas/encontros, devidamente fundamentada.
CAPÍTULO IV - Análise do estágio desenvolvido no Ensino Médio
4.1 Relato das aulas/encontros, devidamente fundamentada. 
Observação: Após o título de cada capítulo é interessante elaborar um breve texto dando indicativos sobre o que trata esta parte do trabalho.
. 
 e) Na conclusão: Abordará os principais resultados ou aproximações destes, no decorrer do trabalho. Na conclusão deve-se observar o seguinte:
resultados alcançados com o processo de estágio;
prospecção do alcance e conseqüências do resultado da pesquisa/estágio para a realidade analisada (aqui pode-se inserir sugestões, em forma de pistas, para a solução dos problemas detectados/dificuldades encontradas).
Importância do estágio na formação do professor.
Deixar claro, na conclusão, que todo produto de uma pesquisa deve ser entendido de forma provisória.
f) Nas referências: Constam todas as fontes consultadas, sejam escritas ou audiovisuais. Os elementos indispensáveis para identificar qualquer trabalho são: autor, título, edição, local da publicação, editora, data. A relação da bibliografia deverá ser organizada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. 
g) Nos apêndices: São os materiais elaborados pelo próprio autor, a fim de contemplar sua argumentação, sem prejuízo da unidade de trabalho. Como exemplo, os projetos de estágio de docência. 
h) Nos anexos: Material, não elaborado pelo próprio autor, serve de fundamentação, comprovação e ilustração. 
- A letra a ser usada será a “times new roman”, tamanho da fonte 12, sendo que nas citações longas o tamanho da fonte é 10.
O Relatório deverá ser entregue gravado em Cd em arquivo pdf. 
	 Orientações elaboradas pela professora Giovana Maria Di Domenico Silva.

Outros materiais