Buscar

RELATÓRIO APS 2° SEMESTRE 2016

Prévia do material em texto

RELATÓRIO 
DO 
SOPRADOR DE FULIGEM
INTEGRANTES: 
JOVAELIO DE ABREU LIMA RA: B9708A1
MURILO DIAS LIBERATO RA: B85FGG3
MATEUS HENRIQUE PLATTI BARBOZA RA: B796AD1
MAICON ALEX SANDER DA SILVA RA: B6921A0
CINTIA DOS REIS ISHIKAWA RA: B755687
RENAN HENRIQUE URBINATI DA CUNHA RA: A742603
JOAO VICTOR FACIOLI MARCELINO RA: B89EAA6
O PROJETO
	O projeto trata de uma simulação, em Arena, do funcionamento de uma linha de produção do Soprador de Fuligem equipamento usado em caldeiras para soprar fuligem da queima de combustível acumuladas nas tubulações internas da caldeira.
	Simulando começa pela engenharia projeta e desenha, compra suprimentos, fabrica equipamentos, monta produto, controle da qualidade, embalar produto e por final expedir estoque.
	Este projeto tem por objetivo entender o processo de uma linha de produção do Soprador de Fuligem, conhecer suas etapas de trabalho a partir do momento em que ele entra na engenharia para ser projetado até o momento que ele sai para expedição.
ESQUEMA DE FUNCIONAMENTO NO ARENA
	Em Arena, o processo de funcionamento segue os seguintes passos:
O modulo Create (inicio) envia pedido para o modulo Station.1 (engenharia),
Dentro desta etapa de trabalho o pedido passará pelo Process1 (engenharia projeto e desenho) onde o engenheiro projeta e desenha, na sequência o Leave 1 (sai engenharia) finaliza essa operação e envia para o Station 2.
O Station 2 (entra suprimentos) recebe o pedido de compra, passa pelo Process 2 (compra suprimentos) nesse processo o comprador realiza a compra de suprimentos, o material comprado passa pelo controle da qualidade, na sequência o Leave 2(sai suprimentos) finaliza e envia para o Station 3.
Station 3 (entra fabricação) nesse processo a fábrica recebe a ordem de fabricação junto com material e desenhos dos equipamentos passa pelo Process 3 (fabricar equipamentos) onde são fabricados na usinagem pelo torneiro os equipamentos que também passa pelo controle da qualidade antes de ir para a montagem do produto, vai para o Leave 3 (sai fabricação) que finaliza e envia para o Station 4. 
Station 4 (entra montagem) recebe o os equipamentos fabricados passa pelo Process 4 (montar produto) o caldeireiro junto com o auxiliar efetua a montagem, o soldador solda o produto montado, vai para o Leave 4 (sai montagem) que finaliza e envia para o Station 5.
Station 5 (entra qualidade) Nesse processo o CQ que já vinha inspecionando os suprimentos e os equipamentos fabricados recebe o produto montado passa pelo Process 5 (cq inspeção) que faz o teste de funcionamento do produto, na sequência tem o processo de decisão Decide (controle de qualidade) o inspetor faz inspeção nos suprimentos, na fabricação e na montagem; os materiais comprado, os equipamento fabricados e a montagem do produto que por sua vez tem que está dentro de uma tolerância dimensional determinada pelo CQ, após a montagem liberada pelo o inspetor, o mesmo faz o teste de funcionamento do produto, na qual esse mesmo produto tem que está funcionando 100%, caso contrário ele retorna a montagem para retrabalho, se liberado pelo CQ vai para o Leave 5 que envia para o Station 6, se não for liberado ele vai para o Leave 6 que retorna o produto para a montagem.
 Station 6 (entra embalagem) recebe o produto pronto passa pelo o Process 6 (embalar produto) o embalador faz a embalagem do produto, vai para o Leave 7 (sai embalagem) que finaliza e envia para o Station 7.
Station 7 (entra expedição) recebe o produto embalado passa pelo Process 7 (expedir estoque) onde é feito a expedição do produto pelo o expedidor e por final vai para o Dispose (fim do processo) que finaliza todo o processo.
 O PROBLEMA ENCONTRADO
Problema: comprador e o torneiro tem maior tempo de trabalho.
Causas: Demora na compra de suprimentos e na fabricação gerando atraso na produção.
	 PROCESS
	RESOURCES
	 TEMPO DE TRABALHO (HORAS)
	
	
	Processamento
	Rota
	Engenharia
	Engenheiro
	2
	1.5
	Suprimentos
	Comprador
	2.5
	1.5
	 Fabricação
	Torneiro
	3
	1.5
	Montagem
	Caldeireiro, Auxiliar e Soldador.
	2.5
	1.5
	Controle da Qualidade
	Inspetor
	1.5
	1.5
	Embalagem
	Embalador
	1
	1.5
	Expedir Estoque
	Expedidor
	1
	FINALIZA
SOLUÇÃO DO PROBLEMA
Solução: os tempos de trabalho foram igualados e diminuídos e aumentado a quantidade máxima de chegada, com isso o tempo de atraso foram zerados e a eficiência de produção para todos os funcionários chega 95%.
	PROCESS
	RESOURCES
	 TEMPO DE TRABALHO (HORAS)
	
	
	Processamento
	Rota
	Engenharia
	Engenheiro
	0.5
	0.5
	Suprimentos
	Comprador
	0.5
	0.5
	 Fabricação
	Torneiro
	0.5
	0.5
	Montagem
	Caldeireiro, Auxiliar e Soldador.
	0.5
	0.5
	Controle da Qualidade
	Inspetor
	0.5
	0.5
	Embalagem
	Embalador
	0.5
	0.5
	Expedir Estoque
	Expedidor
	0.5
	FINALIZA
NOVO FLUXOGRAMA DE FUNCIONAMENTO
Continua o mesmo só muda os tempos de trabalho.
CONCLUSÃO
 Concluímos que com essas mudanças a empresa será obrigada a novas adaptações principalmente com a rota entre as etapas e com a capacidade máxima de chegada que pode ser produzida onde foi aumentada em 66,6%.
 Portanto, essa mudança feita no cenário trará ótimo resultado de produção, não irá gerar filas nas etapas, os funcionários trabalhará 95% do tempo, ou seja, uma eficiência de produção excelente, o produto será fabricado com menor tempo na qual ajudará a empresa a diminuir o prazo de entrega e ser eficaz com o cliente.
Recomendamos essa mudança desde que a empresa tenha capacidade de se adaptar a esse novo cenário.

Outros materiais