Buscar

TAp - unip

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º período –Contabilidade na antiguidade, que vai ate 1202 de nossa era. Refere-se aos estudos do registro de fato contábeis na Suméria, Egito e outros e termina com o aparecimento de Fibonaci.
2º período –Contabilidade Medieva, 1202 até 1494. Surgimento de Luca Paciolli que publica o seu famoso livro, onde consta um capitulo dedicado a contabilidade e as partidas dobradas.
 3º período –Contabilidade Moderna, que vai de 1494 a 1840. Quando Francesco Villa publicou uma obra que abriu o período cientifico em 1940.
 4º período –Contabilidade Cientifica, de 1840 até aos nossos dias. A fase das Doutrinas contábeis, surgimentos de diversos autores internacionais e brasileiros.
Escola Personalista -1867 - dava personalidade às contas para poder explicar as relações de direitos e obrigações. Foi Giuseppe Cerboni o verdadeiro construtor da teoria.
Escola controlista- 1880 – Para o idealizador Para Fabio Besta a contabilidade representava a ciência do controle econômico., ele entendia que a contabilidade tinha a missão de atender as seguintes três fases: estabelecer um ponto de partida; acompanhar a gestão evidenciando os fatos ocorridos e demonstrar os resultados finais da administração econômica
.Escola Patrimonialista – 1926- Os teóricos desta escola definem o patrimônio como o objetivo da contabilidade .
PERFIL PROFISSIONAL- Senso de responsabilidade, honesto, ético, organizado, proativo, atualizado, pensamento estratégico, resolver conflitos, saber tomar decisões, generalista, comunicativo. 
VEDADO – anunciar diminuição do colega, assumir serviços com prejuízo moral, prática ilícita, assumir documentos de outros, manter organização contábil ilegal, crime, receber vantagens, recusar prestar contas, aconselhar contra a lei e princípios da contabilidade, reter documentos abusivamente.
DEVERES- zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, guardar sigilo, orientação técnica, interar-se de tudo antes de emitir opiniões, renunciar ás funções quando necessário, manifestar impedimento, cumprir educação contínua, auxiliar a fiscalização do exercício profissional. 
OBJETIVO- visam principalmente apresentar o modo de conduta da classe contábil, quando no exercício profissional. A ética diferencia-se da moral, pois esta última é a forma de conduta interior, diretamente relacionada à consciência, enquanto a ética é a exteriorização da conduta humana em sociedade. Quando voltada para uma classe profissional, seu escopo é delimitado para as atribuições específicas desta profissão. O contador precisa seguir fielmente os preceitos deste Código.
PENALIDADE- Advertência Reservada: comunicado pessoal do conselho de classe ao contador infrator, alertando-o do cometimento da falta ética e advertindo-o reservadamente. Censura Reservada: comunicado pessoal do Conselho ao contador infrator, alertando-o do cometimento da falta ética e censurando-o reservadamente. Censura Pública: toda a classe contábil fica conhecendo publicamente o infrator ético-profissional.
Cumprir as regras da sociedade; Servir com lealdade e diligencia; Respeitar a si mesma.
Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:  Maior nível de produção na empresa; Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso: respeitoso e agradável; Aumento no índice de confiança entre os funcionários

Outros materiais