Buscar

Perito contador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Perito contador- nomeado pelo juiz em pericia contábil judicial-Contratado- atua em perícia contábil extrajudicial- Escolhido – é o que exerce sua função em pericia contábil arbitral- Perito contador assistente- contratado/indicado entre as partes em pericias contábeis .
O perito deve manter adequado nível de conhecimento, atualizando-se em programas de capacitação, treinamento, educação continuada e especialização , mostrando capacidade para pesquisar, examinar, analisar, fundamentar prova no laudo e no parecer, realizando seus trabalhos com a observância da equidade. 
Arguição- petição dirigida pelo perito ,justificando-se quando o mesmo encontra-se impedido de realizar suas atividades.
Impedimento legal- situações que impossibilitam o perito de exercer, suas funções ou realizar atividade pericial em processos. Ex: conflito de interesse, receber dádivas de interessados no processo, tiver parentesco 
Impedimento técnico- quando não dispuser de estrutura, de condições para desenvolver de forma isenta o seu trabalho. Ex: conflito de interesse, falta de especialidade, sem estruturas para atender.
Suspeição: quando há uma suspeita e que venha comprometer o resultado de seu trabalho em relação. Ex: ser amigo íntimo de quaisquer partes, ser inimigo capital, houver qualquer interesse no julgamento da causa em favor de quaisquer partes.
Responsabilidade: obrig do perito em moral, da ética e do direito ,atuar com lealdade, honestidade sob pena de responder civil e criminalmente por seus atos.
Zelo prof: cuidado que o mesmo deve dispensar na execução de suas tarefas , em relação ao cumprimento de prazos fixados pelo juiz, assumir a responsabilidade pessoal por todas as informações realizadas, no laudo e no parecer e ser prudente
Honorários: deve-se elaborar a proposta de honorários, estimando quando possível o numero de horas para a realização do trabalho, considerando a leitura e interpretação do processo, elaboração de laudo , revisão final. O perito considerara na proposta de honorários: relevância e valor da causa, prazos para execução da pericia, coleta de provas e realização da pericia.
Quesitos suplementares: deve ser ressaltado que poderá haver incidência de honorários a serem requeridos
Quesitos esclarecimentos: quando não enseja novos honorários periciais .
Convenção de arbitragem: É um gênero de negócio jurídico do qual são espécies a :
Clausula compromissória: é a convenção através das partes em um contrato em que as partes comprometem-se a submeterem a arbitragem dos litígios que possam vir a surgir.
Compromisso arbitral: é a convenção da qual as partes se submetem a um litigio á arbitragem de uma ou mais pessoas, podendo ser judicial ou extrajudicial.(quando o litigio já ocorreu)

Outros materiais