Buscar

estudo dirigido hebe 5 semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*ESTUDO DIRIGIDO HEBE B2*
*QUAL A DEFINIÇÃO DE FENÔMENO PARA A FENOMENOLOGIA?*
Fenômeno, quer dizer: o que se mostra em si mesmo, o que se revela. Husserl, fenômenos refere-se ao conteúdo intencional da consciência, a vivencia concreta da intuição, o objeto intuído.
*QUAL O SIGNIFICADO DE CLÍNICA? O QUE ELA REPRESENTA PARA A FENOMENOLOGIA?*
A clínica de psicologia e historicamente associada a psicoterapia que se dedica ao alivio do sofrimento humano, um profissional que atende em uma clínica precisa utilizar-se da qualidade de escuta. Dentro da clínica não existe verdade absoluta e tem quer isenta de regras
*COMO É O MÉTODO FENOMENOLÓGICO?*
Método da fenomenologia consiste em mostrar o que é apresentado, e esclarecer esse fenômeno, o objeto é exatamente como o sujeito o percebe, e tem que ser estudado sem qualquer interferência, tendo como objeto de estudo o fenômeno em si. Assim nosso conhecimento é formado através de nossas experiências
*QUAL A IDEIA DE INTENCIONALIDADE?*
A intencionalidade é a essência da consciência que é representada pelo significado, o nome pelo qual a consciência se dirige a cada objeto é formada através da percepção.
A relação consciência mundo se dá, portanto pela percepção. Trata-se de uma consciência intencional, que faz com que o mundo exista. Para que se tenha um mundo significativo e preciso que se tenha essa consciência que seja significante.
*QUAL O CONCEITO DE DOENÇA?*
Aí a enfermidade foi ontologicamente determinada como sendo uma privação da saúde, constitui-se numa negação estabelecida através de uma afirmação implícita de algo que falta, no caso da enfermidade, é sempre mantida uma relação de pertinência essencial à saúde.
A enfermidade não é a ausência da saúde, mas é um modo de existir em que a saúde faz falta. A pessoa enferma tem necessidade de saúde, ou seja, carece de saúde.
*QUAL O CONCEITO DE SAÚDE?*
Essência da saúde humana é a própria essência extática do Dasein em sua abertura ao ser; toda enfermidade é uma “limitação da possibilidade de viver
*AS PERTURBAÇÕES PSICOSSOMÁTICAS ESTÃO VOLTADAS PARA QUAL CONTEXTO CLÍNICO?*
 
*QUAIS OS PROCEDIMENTOS QUE O TERAPEUTA FENOMENOLÓGICO DEVE TER CORRESPONDENTE AO MÉTODO?*
O Aconselhamento Terapêutico, também denominado Aconselhamento Psicológico,
Consiste num relacionamento interpessoal de ajuda existencial, cuja origem remonta a Antiguidade na “cura pela palavra”
Aconselhamento Terapêutico (A.T.) que pretende ajudar pessoas que se encontram aflitas e agitadas, ou triste e desanimadas, a recuperarem, de modo relativamente rápido, a chama de seu existir, a luz que volte a iluminar.
O A.T foi reconhecido pela comunidade científica na década 1950, Carl Rogers teve grande Influência para que isso acontecesse.
Psicoterapia tem um caráter libertador, no sentido de experimentar-se em novas formas de ser para não ficar restrito a uma única forma... Liberdade no sentido de propiciar ao outro a possibilidade de dispor mais facilmente de si.
*QUAL O MODELO DO DIAGNÓSTICO NA VISÃO FENOMENOLÓGICA?*
Diagnosticar significa conhecer e respeitar o ser humano ao longo de sua existência. Um sintoma exige atenção, pois é um transmissor de informações, todo evento mental tem repercussões no organismo.
Diagnosticar um ser humano no contexto da psicoterapia implica acompanhá-lo, conhecê-lo ao longo de sua existência, através das relações que ele estabelece com e em seu mundo, devemos compreender um sintoma como um estilo de ser no mundo, no modo que ele se dá existencialmente.
*COMO A LOUCURA É VISTA NA FENOMENOLOGIA?*
a doença mental seria decorrência da perda de liberdade existencial. O adoecimento mental seria o constrangimento do ser, o fechamento das possibilidades existenciais;
*EXPLIQUE A ANGÚSTIA SEGUNDO KIEKEGAARD*
Ansiedade/angústia é um medo fora de foco, disperso. Kierkegaard usa o exemplo de um homem na beira de um precipício. Quando o homem olha para baixo, ele experimenta um medo focado de cair, mas ao mesmo tempo, o homem sente um grande impulso de se atirar intencionalmente para o precipício. Essa experiência de dupla sensação é a ansiedade devido à nossa completa liberdade para escolher saltar ou não saltar. O mero facto de alguém ter a possibilidade e liberdade de fazer algo, mesmo as mais aterrorizantes possibilidades, despoleta um imenso sentimento de angústia. Kierkegaard denomina isto de "vertigem de liberdade".
*O QUE É CONSIDERAÇÃO POSITIVA INCONDICIONAL? (ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA)*
Ter uma experiência de consideração positiva incondicional em relação a outra pessoa significa aceitar calorosamente cada aspecto da experiência desta pessoa. Significa não colocar condições para a aceitação ou para a apreciação desta pessoa. A consideração positiva incondicional implica um cuidado não-possessivo, uma forma de apreciar o outro como uma pessoa individualizada a quem se permite ter os seus próprios sentimentos, suas próprias experiências.
*A LIBERDADE DE ESCOLHA SE FAZ PRESENTE EM QUAL ABORDAGEM FILOSÓFICA?*
Existencialismo por Sartre, para o filósofo, a liberdade é condição fundamental da ação e o homem está condenado a ser livre
 
*DE ACORDO COM A FILOSOFIA DE HEIDEGGER, O SER É UM SER……..?*
 
*O QUE É CONGRUÊNCIA NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA?*
Congruência ser o que se sente, sem mentir para si e para os outros.
Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência. A pessoa está congruente quando ela está sendo livre e profundamente ela mesma, quando está vivenciando abertamente os sentimentos e atitudes que estão fluindo de dentro dela. Ser congruente, portanto, significa ser real e genuíno.
 
*EXPLIQUE A ACEITAÇÃO INCONDICIONAL DA PESSOA*
Aceitação incondicional aceitar o outro como este é, em seus defeitos, angústias, etc.
 
 
Falta
*AS PERTURBAÇÕES PSICOSSOMÁTICAS ESTÃO VOLTADAS PARA QUAL CONTEXTO CLÍNICO?*
*DE ACORDO COM A FILOSOFIA DE HEIDEGGER, O SER É UM SER……..?*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais