Buscar

CAPÍTULO 02 03 Visão Sistêmica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Visão Sistêmica
Aula-02
Conceito e hierarquização
*
*
As especialidades não são independentes umas das outras.Na realidade, elas são criações do nosso espírito. A nossa mente,com finalidade de compreender a realidade, que é complexa, lança mão do recurso de classificação segundo as chamadas especialidades.
A especialização surgiu com o crescimento e aprofundamento humano conduzido através do tempo. A necessidade de especializar-se se fez devido a impossibilidade de uma única pessoa desenvolver maciçamente os vários ramos do conhecimento.
Com isso inúmeras vantagens surgiram, permitindo um melhor aprimoramento em cada ramo científico, se afunilando e com isso obtendo um melhor aprimoramento de cada ramo da ciência.
Com a 2ª. Guerra Mundial, surgiu a necessidade de uma interdisciplinaridade entre as especializações, surgindo então a formação de equipes interdisciplinares, com especialistas de diversas áreas.
*
*
Surge então a TEORIA DOS SISTEMAS GERAIS, (kenedy Boulding e Ludwing von Bertalanffy), onde unifica as ideias comuns a várias disciplinas.
Assim conceituamos SISTEMAS como:
“Qualquer entidade, conceitual ou física composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes dotada de um objetivo.”
Dessa forma podemos exemplificar o homem e um carro como sistema Gerais. Em um automóvel temos vários subsistemas – rodas, motor, chassi, carroceria etc, que se comunicam, inter-relacionam, interagem e dependem uma das outras, com o objetivo de transporte. A falha de qualquer uma das partes (subsistema) acarreta a falha de um todo, acarretando o não funcionamento do automóvel, deixando este de cumprir seu objetivo primário que é o transporte!
*
*
Levando em consideração o homem como a união de vários subsistemas – sanguíneo, respiratório, molecular, ósseo etc, que se inter-relacionam, interagem e dependem uma das outras para a sobrevivência do ser homem. O mal funcionamento conforme sua gravidade, poderá afetar o sistema, de forma que leve a pessoa a morte.
Diante dessas premissas Boulding agrupou e hierarquizou os sistemas conforme a complexidade que se revestem. Dividindo o sistema em 8 níveis.
*
*
 1- Sistema estático simples : Estruturas
 2- Sistema dinâmico simples: mecanismos de relógio
 3- Sistema cibernético simples: termostato
 4- Sistema aberto auto regulável:Célula
 5- Vida Vegetal
 6- Sistema Animal
 7- Ser Humano
 8- Organização Social
*
*
SISTEMA ESTÁTICO SIMPLES - Constitui-se de átomos em forma molecular, tais como os mapas da Terra ou do Sistema Solar. A descrição
SISTEMA DINÂMICO SIMPLES - consiste em movimentos pré determinados tais como os relógios. As alavancas e roldanas, motores a vapor podem ser incluídos nessa categoria, bem como parte da Física, Química e Economia.
SISTEMA CIBERNÉTICO SIMPLES - implica em comunicação e integração de informação, como os termostatos. Permite ao sistema regular-se e manter o equilíbrio.
*
*
SISTEMA ABERTO OU AUTO REGULÁVEL - nível de célula. Sistemas diferenciador de vivos e não vivos. Rios, chamas.
SISTEMA VEGETAL – células formadoras de das sociedades da raízes, folhas e sementes, órgãos sensoriais poucos desenvolvidos.
REINO ANIMAL- receptadores captadores de informações. – olhos, ouvidos etc. e desenvolvem-se o sistema nervoso, permitindo ao cérebro organizar as informações com vistas a mobilidade e ao comportamento.
SER HUMANO – capacidade auto reflexão. É dotado de saber, possuindo memória passada e presente, altamente desenvolvida, capacidade da fala, e a habilidade de absorver e interpretar símbolos. Sofre alterações de comportamento através da sua consciência . 
*
*
Ao praticar uma visão sistêmica, você passa a olhar o conjunto e perceber como as ações podem afetar todo o sistema. Normalmente, tendemos a olhar partes isoladas do sistema. O desafio é manter o olhar no conjunto. Para facilitar essa visão é necessário que você utilize os sistemas de informações disponíveis.
Dados: são os fatos em sua forma primaria. Você pode coletar internamente,a partir dos departamentos, das comunicações internas e externamente, a partir dos meios de comunicação.
Informações: é a organização de dados de forma significativa. Por exemplo,se você reúne dados de um problema no setor de entregas e junta-os com a reclamação do cliente, você tem uma informação significativa, que poderá ajudá-lo tomar a melhor decisão
*
*
Portanto, levando o conceito para o ambiente corporativo, sistema é o conjunto dos departamentos que devem estar ligados de forma integrada, destacando o valor de cada qual para o resultado geral.
Visão sistêmica é então, a competência que habilita alguém a perceber esse todo organizado e integrado, conhecendo os aspectos pertinentes a cada um deles.
*
*
Componentes e Características de um Sistema
1.Insumos (entradas, inputs);
2.Processamento ( throughput );
3.Exsumos (produto, output  );
4.Entropia;
5.Homeostase;
6.Retroalimentação (realimentação, feedback );
7.Decomposição do sistema em subsistema.
*
*
Os insumos são recursos a serem transformados diretamente em produtos, constituem a energia importada. Podem ser classificados em três categorias: insumos externos - aqueles que possuem caráter de informação e fornecem dados sobre as condições externas ao sistema de produção, tais como informações sobre: política;legislação; economia; sociedade; tecnologia
 insumos de mercado - também possuem caráter de informação, no entanto, fornecem informações sobre: concorrência; produtos; desejos dos clientes;
 insumos primários/recursos primários - são os insumos que sustentam diretamente a produção e a entrega de bens e serviços, podendo ser públicos ou não, tais como: Recursos Físicos – Máquinas, Equipamentos, Matérias – primas,Recursos Energéticos e Recursos Naturais; Recursos Humanos; Recursos Econômicos - Financeiros
*
*
PROCESSAMENTO ( throughput) – é a estruturação, organização dos insumos recebidos. O processo usado pelo sistema para converter os insumos retirados do ambiente, para obtenção de produtos para consumo do próprio sistema ou serem devolvidos ao ambiente. Planejamento, tomada de decisão, comunicação, coordenação, armazenamento, transporte, transformação, distribuição física, etc 
EXSUMOS – PRODUTOS – O produto ou serviço resultante do processo de transformação do sistema„ Bens extrativos ou silvícolas, bens agropecuários, bens industriais, bens de consumo, serviços comerciais, serviços públicos, ideias, leis, etc o insumos após processados são transformados em produtos que serão colocados em meio ambiente. Ex: GM (produtos – automóveis fabricados)
*
*
RETROALIMENTAÇÃO, FEEDBACK -„ Informações sistemáticas sobre algum aspecto do sistema, que possam ser utilizadas para avaliar e monitorá-lo, de modo a melhorar seu desempenho . Número de unidades produzidas, qualidade do produto, relação entre a quantidade produzida e os insumos gastos, outros tipos de relações entre esforço e resultado, tempestividade das atividades, etc.
ENTROPIA - ENTROPY - A tendência dos sistemas de perderem sua energia, sua vitalidade e dissolver-se no caos, ao longo do tempo. É a desagregação dos sistemas. No FÍSICO a tendência é aumentar ate que ele se rompa Ex. máquina que pelo seu uso se deterioriza-se No SISTEMA BIOLÓGICO ABERTO, a entropia pode ser interrompida, transformando-se em Homeostase.
*
*
HOMESOSTASE - o oposto da entropia. Cria-se mecanismos para organizar corretivos para o equilíbrio. Há necessidade de uma ação direta e consciente, precisa ser acionado não é automático, como nas reações do corpo humano, em que criamos mecanismos de defesas (anticorpos)
DECOMPOSIÇÃO DO SISTEMA EM SUBSISTEMA – os elementos constituintes de determinado sistema podem ser considerados como subsistemas, cujos elementos, por sua vez, podem ser subsistemas de ordem inferior.
*
*
Objetivos: Categorias
1. Objetivos da sociedade. Ponto de referência: a sociedade em geral.
2. Objetivos de produção. Ponto de referência: o público que entra em contato com a organização.
3. Objetivos de sistemas. Ponto de referência: o estado ou maneira de funcionar da organização, independentemente dos bens e serviços que produz,ou dos objetivos daí resultantes.
7. Objetivos de produtos (ou mais exatamente, objetivos caracterizados pelos produtos). Ponto de referência:as características dos bens e serviços produzidos.
8. Objetivos derivados. Ponto de referência: os usos que a organização faz do poder originado na consecução de outros objetivos.
*
*
SISTEMA SOCIO TÉCNICO
É compostos por :
Subsistema técnico – abrange tarefas, incluindo equipamentos, ferramentas e técnicas operacionais.
Subsistema social – abrange as relações entre as pessoas que executarão a tarefa, o subsistema técnico por sí só, não é suficiente para que as tarefas sejam levadas a contento.
Diante dessas premissas na TGS , podemos afirmar que os teóricos da escola clássica da administração trabalhavam sempre com a hipótese do sistema fechado, os subsistemas técnico e social se inter- relacionam e influenciam-se e interdependem, ou seja os teóricos ignoravam o ambiente onde as empresas estavam inseridas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes