Buscar

1ª Avaliação a Distancia – 2017/2 - MICROBIOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1ª Avaliação a Distancia – 2017/2 - MICROBIOLOGIA 
Questão 1- (Valendo três pontos) 
O objetivo principal da aula 1 foi apresentar os micróbios como os fósseis vivos. Mais detalhes sobre o assunto foram abordados no complemento da aula prática 1. Recomendamos que amplie seu horizonte científico lendo, também, outras fontes e o texto do link indicado a seguir, e responda às questões formuladas abaixo: http://geoalmasunibh.blogspot.com.br/2013/06/campos-de-estromatolitos-registrados-no.html 
o que são estromatólitos? 
 São corpos calcificados de organismos bacterianos fotossintetizantes.
informe onde podem ser encontrados estromatólitos no território brasileiro; de 650 a 850 M.a.
- Na região Nordeste ( de idade Neoproterozóica- de 650 a 850 M.a.).
- Na região Sudeste ( São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro)
Indique um local do planeta onde ainda é possível observar estromatólitos vivos, crescendo; 
Na Austrália. 
de que forma os estromatólitos modificaram a atmosfera do planeta?
Foram os primeiros recicladores de Carbono, produtores de oxigênio e formadores de zonas de recifes. O oxigênio gerado reagia com o ferro solúvel no mar formando o óxido de ferro que precipitava e então o mar que tinha cor de ferrugem foi ficando claro e assim o oxigênio passou a se acumular na biosfera.
Questão 2 - (Valendo um ponto) 
Sobre o conteúdo da aula 3, liste as estruturas presentes nos seres procarióticos e relacione-as com as respectivas funções. 
Parede Celular => É uma estrutura rígida localizada no exterior da membrana celular, responsável pela rigidez e definição da forma da célula microbiana além de proteger e controlar as trocas de substâncias com o meio ambiente. 
Flagelo=> Estruturas protéicas filamentosas, responsáveis pela locomoção celular.
Ribossomos=> são pequenas unidades livres no citoplasma e são responsáveis pela síntese de todas as proteínas nas células. 
Cápsula =>São estruturas mucosas, compostas principalmente por polissacarídeos. Formam camadas bem densas, favorecem a adesão às superfícies, impede a desidratação e dá proteção à célula. 
Nucleóide => é a região da célula onde se localiza o material genético (DNA) que é protegido por proteínas de natureza básica. 
Plasmídeo => São moléculas de DNA, as quais são circulares, contendo muitas vezes genes que conferem características adaptativas vantajosas ao microrganismo. São capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico. 
Membrana Celular =>É uma estrutura que delimita todas as células vivas. Apresenta Camada lipoprotéica que separa o conteúdo citoplasmático do meio em que ela se encontra, além de controlar as trocas de substâncias com o meio ambiente.  
Citoplasma => Corresponde a todo conteúdo intracelular, mantém a consistência e a forma da célula, além de armazenar substâncias químicas indispensáveis à vida celular.  
Fímbrias => são pequenos filamentosos que garantem a fixação da célula procarionte na célula hospedeira e ajudam no processo de conjugação. 
Pilis => São microfibrilas protéicas presentes na parede celular. São responsáveis pelas funções de ancoramento da bactéria ao seu meio e estão relacionadas ao processo de recombinação genética denominado conjugação. 
Questão 3 - (Valendo um ponto) 
De acordo com o tema da aula 4, liste os nomes de cinco produtos que podem ser secretados por micróbios e indique se o tipo de micróbio envolvido na produção é do tipo eucariótico ou procariótico.
células procarióticas: células eucarióticas:
- gás cabôcico - gás carbônico
- toxinas - toxinas
- vitaminas - vitaminas
- antibióticos - anticorpos
- enzimas - hormônios
Questão 4 - (Valendo três pontos) 
Sobre o processo de coloração de bactérias pelo método de Gram, apresentado na Aula 5 e no respectivo Complemento, indique os nomes dos produtos que são usados na coloração e explique os fenômenos físico-químicos que ocorrem com os corantes, durante o processo de coloração. 
Resposta: Cristal violeta; lugol e fucsina.
Na primeira fase de coloração, são usadas, duas substâncias hidrofílicas, o cristal violeta e Lugol, que ao reagirem formam uma terceira substância de cor arroxeada e de caráter hidrofóbico, o composto iodopararosanilina (IPRA), que se estabiliza na fase lipídica das membranas, porém quando essas membranas são expostas ao álcool, verifica-se que o IPRA tem maior afinidade com este.
A presença de uma parede de mureína (peptidioglicana) espessa, nas bactérias Gram positivas, impede que o álcool, no pouco tempo de exposição, alcance a membrana plasmática e leve o IPRA, já que este produto tem mais afinidade com o álcool que com o lipídio. 
Na etapa de coloração com cristal violeta (hidrofílico) os dois tipos celulares ficam corados da mesma forma, pois o corante fica no protoplasma. Com a adição do lugol ocorre a formação da molécula IPRA, (hidrofóbica), que se liga nos lipídios da membrana. O álcool “arrasta” a camada lipídica das gram negativas, onde se encontra a IPRA. Existe uma espessa camada de mureína nas gram positivas, que impede a ação do álcool, mantendo as bactérias coradas. Como as gram negativas ficam descoradas, a adição de um novo corante é percebida, por isso o uso de um corante vermelho para visualizá-las. Na segunda etapa de coloração, serão coradas as células que ficaram descoradas na etapa anterior, usa-se para isso, um corante avermelhado, chamado fucsina. As bactérias que apresentam a coloração arroxeada são chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelha são chamadas de Gram negativas.
Questão 5 - (Valendo dois pontos) 
Um dos objetivos da aula 6 diz que você deve saber quantificar o tempo de geração das células de uma dada espécie de bactéria cultivada em laboratório. Sobre esse tema, considere a seguinte situação: Inicialmente, você tem uma cultura de bactérias constituída por 200 células e, após duas horas de incubação, em temperatura e condições ambientais adequadas para elas, a cultura passou a ser constituída por 3200 células. Utilizando esses dados, apresente o cálculo do tempo de geração da referida população bacteriana. 
R: N1= 2 x N0
N0= 200; 
N1= 2X200= 400; 
N2= 2X400= 800; 
N3= 2X800= 1600; 
N4= 2X1600= 3200.
Tempo de geração da referida população bacteriana= 30 minutos. 
 
Fontes:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/celulas-procariontes.htm
Acessado em 06.08.17 10:54
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/biologia-organizacao-das celulas eucarioticas/
Acessado em 06.08.17 13:09
www.infoescola.com/bioquimica/coloracao-de-gram
Acessado em 06.08.17 17:08
http://diversidadedavidarp.blogspot.com.br/2016/04/origem-da-vida-os-estromatolitos.html
Acessado em 06.08.17 23:42
https://gloriainacselsis.wordpress.com/2008/09/16/estromatolitos-oxigenio-atmosfera-vida/
Acessado em 06.08.17 22:51
LIBERTO, MariaIzabel Madeira. 
Microbiologia. v. 1/ Maria Isabel Madeira Liberto; Ulisses Garcia Casado Lins; MauloriCurié Cabral. 
Microbiologia. V.1. 2. ed.
Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ,
2014. 151 páginas.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes