Buscar

Atividade Como Elaborar um Currículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Como Elaborar um Currículo
Qual a finalidade de um currículo?
Despertar através da leitura do currículo o interesse do empregador, garantindo o segundo passo na conquista do emprego, a entrevista.
Correto 
Parabéns! o currículo é um instrumento de apresentação que pode ou não garantir o segundo passo deste processo que é a entrevista.
Apresentar o histórico profissional e pessoal da forma mais completa possível, relacionando todas as competências desenvolvidas ao longo da carreira.
Identificar a pessoa mais apropriada intelectualmente para o cargo em questão, afinal a primeira impressão é a que fica.
Uma forma de conquistar um emprego no mercado de trabalho formal, garantido pela CLT.
Identifique a finalidade do Currículo Específico:
É você se colocar à disposição do mercado, para receber propostas por intermédio de headhunters ou de amigos.
A especificidade do currículo está na atuação de panfletar, visando a alcançar o maior número de empresas possível.
Tem o propósito de atingir uma vaga em específico, realizado sob medida para uma determinada empresa.
Correto 
Exatamente! O currículo específico tem o objetivo de focar a empresa e a vaga, portanto deve ser elaborado com muito cuidado, buscando informações da empresa e da vaga em questão. É um tipo de currículo que traz resultados eficazes.
Através do seu conjunto de competências, oferecer os seus serviços visando a uma recolocação no mercado de trabalho.
Escolha a opção mais razoável sobre a formatação de currículos:
Folha branca, clareza nas informações, sem poluição visual; simplicidade, objetividade e sem erros ortográficos.
Correto 
Perfeito! O leitor espera, além de um bom texto, um documento que traga seriedade e proporcione uma leitura simples e objetiva. A poluição visual tira o foco da leitura.
Diversificar deve ser a opção na hora de formatar um currículo. Entre milhares de documentos, sai na frente o que conseguir chamar mais atenção do leitor.
A formatação deve vir acompanhada de "personalização"; deixar a sua marca registrada, através da linguagem, da cor do papel ou outro item que você julgar importante.
Escolha a alternativa verdadeira sobre Currículo Geral:
Determina novas perspectivas de emprego, oferecendo objetividade para o leitor escolher a capacidade do candidato mais adequada à vaga.
Currículo Geral está relacionado ao tamanho, às características de formatação, e à estética do mesmo.
d) Baseado em uma descrição de qualificações, vislumbrando o objetivo proposto, ideal para distribuição ao maior número de organizações, não se preocupando com o que a empresa quer comprar.
Correto 
Exatamente! É o modelo ideal para distribuição em ¿larga escala¿, e pode ser apresentado em qualquer organização, independente do ramo de atividade.
É o modelo de currículo que menciona o que você está querendo "vender", e leva em consideração o que a empresa necessita "comprar".
Um dos tópicos que irão garantir o sucesso do seu currículo é descrever de forma correta o objetivo do currículo. Por quê?
Não há necessidade de colocar objetivo; após a leitura o selecionador encaminhará o seu currículo para a área mais adequada ao seu perfil.
Através do objetivo, o selecionador consegue identificar o que você pretende, qual a sua profissão e também a área de atuação.
Correto 
Com certeza o objetivo do currículo traz todos estes esclarecimentos.
Atualmente o mercado deseja pessoas generalistas, o objetivo deve apresentar todas as suas competências.
O objetivo do currículo deve conter todas as suas áreas de atuação descritas; isso garantirá um aproveitamento maior do seu currículo, ouse já, não havendo vagas para uma área, o selecionador pode chamá-lo para a outra área que você conhece.
Selecione a alternativa que revela quais os itens que não devem fazer parte do currículo:
RG, CPF, Título de Eleitor, Formação Escolar ou Acadêmica, Carteira Profissional, Referências, Pretensão Salarial, Hobby e Disponível para início imediato.
RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira Profissional, Experiência Profissional, Pretensão Salarial, Hobby e Disponível para início imediato.
RG, Título de Eleitor, Carteira Profissional, Referências, Pretensão Salarial, Resumo das qualificações, Hobby e Disponível para início imediato.
RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira Profissional, Motivo da Demissão, Referências, Pretensão Salarial, Hobby e Disponível para início imediato.
Correto 
Exatamente! Dados do candidato e outras informações deste tipo podem ser solicitados na entrevista, para o currículo elas não são relevantes.
A tarefa de montar o próprio currículo parece fácil, porém muitos erros ocorrem atrapalhando a "sua vitrine". Para tanto, estruturar as idéias do que vai constar no currículo é uma boa possibilidade. Então quais situações devem ser pensadas e respondidas com antecedência?
Consigo me lembrar de todas as experiências vividas nas organizações por onde já passei? As minhas cartas de referência estão em dia? Mantenho uma rede de networking atraente?
A minha estruturação de idéias deve ser bastante criativa, pois o que diferencia um currículo de outros milhares de currículos será a minha maneira personalizada de escrever e de me comunicar.
Tenho objetivo definido? Estou à procura de uma vaga específica? Quais conhecimentos e experiências importantes para o trabalho que estou procurando? Quais as minhas qualidades em relação ao meu objetivo?
Correto 
Boas perguntas! Ao final de um processo reflexivo, teremos subsídios para a montagem de um texto eficaz.
Tenho objetivo definido? Tenho o diploma de inglês para apresentar? Quais conhecimentos e experiências importantes para o trabalho que estou procurando? Quais as minhas qualidades em relação ao meu objetivo?
Qual a importância de seguir o "Guia para Elaboração de Currículo"?
A importância está na padronização, você mostrará que é uma pessoa organizada e atualizada em matéria de currículo.
A importância está na forma fácil de mencionarmos todos os dados que compõem um currículo, garantindo uma alta performance de informações, atendendo às necessidades do leitor.
O leitor do seu currículo tem objetivos e necessidades de contratação; o guia oferece informações essenciais para suprir estas necessidades, expondo cada item em uma ordem crescente de importância; seguir o guia garantirá ao candidato uma leitura interessante e coesa por parte do empregador.
Correto 
Nenhuma; o empregador espera encontrar um currículo bem escrito e inteligível; para ele não tem importância ou diferença a disposição das informações, desde que todas estejam lá.
O que caracteriza um modelo de currículo cronológico?
A descrição das empresas por ordem cronológica inversa, oferecendo os dados mais atualizados, mencionando as datas de entradas e saídas da organização, destacando, entre outras vantagens, a estabilidade nas empresas trabalhadas.
Correto 
Parabéns!!! É um modelo adequado para expor a estabilidade nas organizações, e oferece uma compreensão do crescimento na carreira e o seu momento atual.
Disponibiliza os conhecimentos e experiências por ordem cronológica, não levando em consideração as empresas trabalhadas " o importante são as competências.
É uma combinação da apresentação das empresas por ordem cronológica, focando da mais antiga para a mais atual, ideal para profissionais com instabilidade de emprego e que estejam desempregados há mais de 6 meses.
É um modelo que requer uma estratégia em que os pontos fortes são enfatizados no início do currículo e os pontos fracos apontados ao final do currículo.
Quais as vantagens de um modelo de currículo cronológico?
Não relaciona a empresa às datas, o que é bom para quem não apresenta estabilidade nos últimos empregos.
Além do conhecimento do histórico profissional, adiciona dados da vida pessoal do candidato e suas competências extras.
Facilidade de leitura e compreensão, possibilidade de compreensão das habilidades e do conhecimento desenvolvido.
Oferece ao leitor uma compreensão do desenvolvimentode carreira do candidato; valoriza a estabilidade, pois relaciona as datas aos empregos, vislumbra o posicionamento de carreira.
Correto 
Isso mesmo! Você compreendeu bem o assunto visto no tópico 3 deste curso.
Aponte a alternativa que representa corretamente as vantagens e a desvantagem de um modelo de currículo funcional:
Vantagem: combinação do currículo cronológico. Desvantagem: inclusão de muitos detalhes no currículo que podem não ser relevantes para a análise do leitor.
Vantagem: mostra a função que você quer ocupar, de forma objetiva sem muito conteúdo. Desvantagem: não há.
Vantagens: foco no conhecimento, experiência, resultados dos candidatos; fácil visualização das habilidades; destaque para as experiências e o futuro. Desvantagem: não favorece as últimas realizações no mercado de trabalho.
Correto 
Vantagem: é o modelo mais adequado para disponibilizar via Internet. Desvantagem: é muito longo, causando cansaço ao leitor.
O que caracteriza um modelo de currículo funcional?
Há uma valorização nas competências do candidato X relação de datas das empresas trabalhadas X faculdade de 1ª linha.
O foco deste currículo é apresentar as habilidades, resultados do candidato, a ênfase não está nas datas e sim nas competências; é o modelo ideal para profissionais com instabilidade de emprego.
Correto 
Exatamente! Este modelo de currículo valoriza os feitos do candidato e não sua trajetória nas empresas.
Tem como vantagem protagonizar uma história não tão verídica sobre as competências, com objetivo de atingir o esperado.
É o modelo que ressalta a estabilidade e o histórico profissional desenvolvido em cada empresa.
Quais os cuidados que o profissional "mais antigo", isto é, acima dos 40 anos, deve ter na hora de elaborar um currículo?
No currículo, não deve mencionar sua idade, não citar a data de quando cursou a faculdade; pode e deve eliminar os empregos mais antigos, dando ênfase aos últimos três empregos e ao objetivo atual.
Correto 
Não deve em hipótese alguma mencionar a idade, isto fará com que o selecionador já o elimine da futura seleção.
Não mencionar a idade e enviar uma Carta de Apresentação personalizada, valorizando o conhecimento e experiência profissional.
Optar por preencher as fichas de currículos via Internet, desta forma poderá omitir dados sobre a idade.
A dica "relacionar atividades não remuneradas, estágios, projetos especiais, pesquisas e trabalhos" para inclusão no currículo refere-se a que público?
Para profissionais "mais antigos".
Profissionais liberais.
Recém-formados.
Correto 
Correto! Dica para quem terminou o curso superior e está buscando uma colocação no mercado de trabalho.
Estagiários.
O que é a Carta de Apresentação?
É uma carta que antecede ao currículo e tem o objetivo de apresentar todas as características pessoas, seus hobbys, viagens realizadas e outros itens que não podem constar em um currículo.
É um documento que antecede ao currículo; deve ser personalizado, tem como objetivo divulgar de forma resumida o perfil profissional, sem citar tópicos, mencionando pontos positivos e o quanto o seu conhecimento pode contribuir com a empresa.
Correto 
Correto! É a oportunidade de promover um monólogo em uma nova concepção, abrindo caminho para um futuro diálogo, com o objetivo de despertar interesse do leitor.
É um trabalho de conclusão de curso que pode vir à frente do seu currículo, servindo como um cartão de visita.
É um modelo de apresentação pessoal, podemos encontrar em vários livros que têm modelos de cartas.
Escolha as dicas importantes a que os recém-formados devem se atentar para a elaboração de currículo:
Citar tudo o que pode valorizar como projetos, pesquisas, trabalhos de conclusão de curso; demonstrar comprometimento com os seus objetivos.
Correto 
Como o recém formado tem pouca experiência, deve observar outras possibilidades de ¿se vender¿.
Os recém-formados obrigatoriamente devem ter passado pelo estágio, que dará subsídios de experiência e conhecimento para elaborar um currículo.
Recém-formados devem incluir currículos somente em sites.
Recém-formados não necessariamente precisam elaborar currículos, pois podem utilizar a indicação do CIEE

Outros materiais