Buscar

Direito das obrigações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Extin��o de Obriga��es.pdf
Transmiss�o de Obriga��es .pdf
Cess�o de Contrato.docx
MARTHA FALCÃO DEVRY
DIREITO NOTURNO
CESSÃO DE CONTRATO
MANAUS 
2017 
Luiza Chateaubriand Gasparotto
CESSÃO DE CONTRATO
 Trabalho apresentado à disciplina do 3º período de Direito Civil: Obrigações como requisito para a obtenção da nota parcial para AP2 do 1º bimestre do curso de Direito das Faculdades Martha Falcão, sob orientação do Professor Darlan Queiroz.
 
MANAUS
2017
SUMÁRIO
CONCEITO E PERSONAGENS...................................................................4
CARACTERÍSTICAS.....................................................................................5
EFEITOS...........................................................................................................6
REFERÊNCIAS................................................................................................7
CONCEITO E PERSONAGENS
A Cessão de Contrato ou Cessão de Posição Contratual é um tipo de Transmissão de Obrigação onde ocorre a transferência total, ou seja, de todos os elementos ativos (direitos) quanto passivos (obrigações) de uma pessoa para terceiro, por meio de um contrato-base de natureza bilateral. Sendo formada pelos seguintes personagens:
O cedente que transfere a sua posição contratual;
O cessionário que é o terceiro que adquire a posição contratual do cedente;
O cedido é o outro contraente, ou seja, o outro participante da relação contratual original. Esse, deve concordar com a realização da Cessão de Contrato feita pelo cedente para que ela possa existir.
A cessão de contrato tem grande aplicação, por exemplo, nos contratos de cessão de locação, fornecimento, empreitada, financiamento e, especialmente, no mútuo hipotecário para aquisição da casa própria.
Na cessão de locação, por exemplo, se transfere a posição do locatário (cedente), com os direitos e as obrigações que simultaneamente a integram. Cedendo a locação a terceiro (cessionário), o cedente não transfere ao cessionário apenas o direito de usar e fruir temporariamente o imóvel, mas também, a obrigação de pagar o aluguel ao locador (contraente cedido). 
Mas, o que diferencia a Cessão de Contrato dos demais tipos de Cessões? No quadro explicativo abaixo podemos encontrar tal resposta:
		TRANSMISSÕES DE OBRIGAÇÕES
		Cessão de Créditos
		Assunção de Dívidas ou Cessão de Débitos
		Cessão de Contrato ou Cessão de Posição Contratual
		Transmissão apenas dos elementos ativos (obrigações).
		Transmissão apenas dos elementos passivos (obrigações).
		Transmissão dos elementos ativos (direitos) quanto passivos (obrigações). Sendo por isso o contrato-base de natureza bilateral.
		Devedor necessita ser notificado e ter conhecimento para que a Cessão possa ser aplicada, mas, ele não precisa concordar com a sua realização para que ela ocorra.
		Credor necessita concordar com a Cessão para que ela possa ser criada.
		Necessita haver o consentimento de todos os envolvidos na Cessão para que ela possa existir.
CARACTERÍSTICAS
Vantagem prática permitindo que a pessoa transfira a outrem seus créditos e débitos provenientes de um acordo, desde que haja concordância do outro contraente, não seno necessário desfazer a primeira obrigação ou refazer o contrato. Assim, um único ato transfere toda a posição contratual de uma pessoa para outra, o que possibilita a circulação integral do contrato;
Necessidade de Concordância do Cedido pois, a Cessão de Contrato engloba não apenas a transmissão de créditos como também a transferência de débitos para terceiro (cessão de crédito + cessão de débito). Logo, o cessionário para a ser devedor do Cedido;
Necessita ter contrato-base de natureza bilateral devido a transferência de créditos e débitos;
Diferente de contrato derivado ou subcontrato tendo em vista que não há a criação de um novo contrato;
Diferente de sub-rogação legal do contrato pois, na sub-rogação legal do contrato devido a sua natureza legal, ou seja, se encontra prescrito por lei não é necessário o consentimento do contraente cedido;
Diferente da novação pois, nesta há a transmissão dos direitos (novação subjetiva ativa) ou a transmissão de deveres (novação subjetiva passiva). Além disso, na novação ocorre a criação de uma nova obrigação (animus novandi) que substitui a obrigação anterior. O que não ocorre na Cessão de Contrato, onde não deve ocorrer nenhuma mudança na obrigação primitiva não sendo necessário refazer o contrato.
EFEITOS
Efeitos entre o cedente e o contraente cedido a cessão pode ocorrer com ou sem a liberação do cedente frente ao contraente cedido. Caso ele não seja liberado, cria-se uma obrigação solidária entre o cedente e o cessionário;
Efeitos entre o cedente e o cessionário para o cedente ocorre a perda dos direitos e expectativas (acessórios) da posição contratual cedida, e a liberação dos deveres e obrigações nelas compreendidas;
Efeitos entre o cessionário e o contraente cedido substituição do cedente pelo cessionário na relação contratual.
REFERÊNCIAS
Direito Civil 1: esquematizado; Parte Geral: Obrigações e Contratos; Carlos Robertos Gonçalves; coordenador Pedro LENZA; 6 ED.; São Paulo; Saraiva;2013
Pagamentos Especiais .pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais