Buscar

Sistema Cardiovascular: Coração e Vasos Sanguíneos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo Sistema Cardiovascular
Os Vasos Sanguíneos
Há dois tipos básicos de vasos sanguíneos: as artérias e as veias. As artérias saem do coração em direção aos tecidos celulares vão se ramificando, a cada ramificação destes vasos seu calibre vai ficando menor, a ponto de que no limite dos tecidos teremos vasos sanguíneos tão pequenos e estreitos que eles são formados por apenas uma camada de células, estes são os capilares arteriais.
Nos tecidos ocorre a troca gasosa, grande parte do oxigênio é retirado do sangue arterial pelas células, em troca, CO2 (dióxido de carbono) é exocitado por elas nos capilares venosos que ao saírem dos tecidos em direção ao coração vão se fundindo e formando vasos sanguíneos mais calibrosos chamados vênulas, estas por sua vez unem-se formando as veias. O sangue pobre em O2 (oxigênio) e rico em CO2 (gás carbônico) é chamado de sangue venoso.
O Coração
O coração é formado por 4 cavidades, dois átrios (um direito e um esquerdo) e dois ventrículos (um direito e um esquerdo), o átrio direito se comunica diretamente com ventrículo direito, assim como o átrio esquerdo se comunica diretamente com ventrículo esquerdo, no entanto, o lado direito e o lado esquerdo do coração não se comunicam devido a presença de um septo muscular que impede este contato, não permitindo que o sangue arterial e o sangue venoso se misturem.
Os átrios são as cavidades que recebem o sangue seja vindo dos tecidos através das veias cavas superior e inferior (lado direito), seja através das 4 veias pulmonares, cujo sangue sai dos pulmões e chega ao átrio esquerdo do coração.
DICA:
"Todo sangue que chega ao coração é transportado por veias, SEMPRE".
Contudo, nem todo sangue que é transportado pelas veias é sangue venoso. Perceba que o sangue que sai dos pulmões para o coração é o sangue que nos alvéolos passou por hematose (troca gasosa), antes era rico em CO2 e passou a ser rico em O2 (sangue arterial), logo, o sangue arterial chega ao coração através das veias pulmonares, sendo estas veias as únicas a transportarem sangue arterial no corpo humano.
O sangue sai dos átrios e é bombeado por estes até os ventrículos, porém o volume de sangue despejado pelos átrios nos ventrículos é controlado pelas valvas mitral ou bicúspide no lado esquerdo e pela tricúspide no lado direito, elas se fecham para impedir a entrada de grande volume de sangue nos ventrículos. São os ventrículos que bombeiam o sangue para fora do coração.
DICA:
"Todo sangue que sai do coração é transportado por artérias, SEMPRE".
Lembro que o sangue que sai do ventrículo direito é sangue venoso, rico em CO2, e é levado aos pulmões através das artérias pulmonares, sendo estas as únicas artérias a transportarem sangue venoso no corpo humano. 
	
	Em VERMELHO representação do sangue arterial. Em AZUL representação do sangue venoso.
	
Quando o sangue sai do coração para os irrigar órgãos e tecidos e logo após retorna ao coração, denominamos este fenômeno de circulação sistêmica (grande circulação). Quando o sangue sai do coração para os pulmões onde ocorrerá a hematose e retorna ao coração, a este fenômeno chamamos de circulação pulmonar (pequena circulação).
Os batimentos cardíacos ocorrem devido aos movimentos de contração e dilatação dos músculos do coração, sendo a Sístole o movimento de contração, enquanto que diástole o movimento de dilatação. É a alternância destes movimentos que faz o "Tum, Tum" do coração.
Obs.: Este roteiro está totalmente livre para edições. Sem nenhuma restrição.
ASS.: O Autor.
Ilustração - Coração: Licença sob Domínio Púlbico. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diagram_of_the_human_heart_(cropped)_pt.svg

Outros materiais