Buscar

A importância da pregação AP1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: TEOLOGIA 
	Campus: V NOVA IGUAÇU 
	Disciplina: INTRODUÇÃO A TEOLOGIA E SEUS METODOS
	Data: 19 /03 /2017
	Professor (a): ELIZEU GOMES DA ROCHA
	Turma: EAD
	Aluno (a): MARCELO ALVES DA SILVA
	Matrícula: 3500533
A Importância da Teologia na Pregação
O pregador da Palavra de Deus, esta com uma grande responsabilidade em suas mãos, que e realizar a boa obra do Evangelho em meio às comunidades de fé. O mesmo deve ser bem qualificado, para que possa ser reconhecido, e sua obra, considerada uma obra de valor.
Tudo na vida requer preparo, pra ser um médico que realiza uma cirurgia com êxito, um engenheiro que projeta um grande edifício, ou uma usina hidrelétrica que irá oferecer energia elétrica a milhões d pessoas, um piloto de um avião, que rasga o céu transportando centenas de pessoas de um continente a outro. Todos obtiveram um grande preparo, e mesmo assim ainda podem ocorrer erros, imagina uma obra de pregação sem a teologia! Por isso o preparo da obra da pregação, juntamente com a teologia é indispensável no Evangelho. É a teologia que vai colabora com seus métodos, tirando dúvidas e amadurecendo o pregador na palavra de Deus, com organização e sistematização das suas Exegeses e Hermenêuticas no estudo organizado no conhecimento e experiências com Deus.
A formação confere a quem estuda, além do preparo, a segurança de realizar um bom trabalho, respaldado no ensino obtido, diferente de alguém sem preparo, pode frustrar-se e decepcionar-se com a falta de êxito. Algo mal sucedido deixa marcas da vida de uma pessoa, ao contrario de alguém que obteve uma formação ou conhecimento teológico, aprendendo com pessoas experientes e qualificadas para ensinar-lhe, trarão a segurança para ingressar e atuar na pregação do Evangelho.
Para ter formação ou conhecimento teológico, não precisa ser uma pessoa com grande poder aquisitivo, ou uma classe elevada no meio da sociedade. Ao observarmos os discípulos de Jesus Cristo, vemos que eram homens simples, mas que obtiveram ao seu lado um grande Mestre que os ensinava.
Esses homens cheios do Espírito Santo e conhecimento, em poucos anos mudaram a cultura religiosa pagã do mundo da época com a pregação do Evangelho, e reconhecemos que os mesmos pra isso, obtiveram uma formação com o melhor Mestre no ensino, o Senhor Jesus Cristo. Suas mentes foram preparadas para serem pregadores natos da palavra de Deus.
O povo que recebe a pregação de um pregador, sem uma formação ou conhecimento teológico, com certeza empobrecera no conhecimento, crescimento e amadurecimento na palavra de Deus. Se o pregador for um sepulcro vazio, sem estrutura bíblica e sem preparo em suas narrativas, a carência se manifestara na congregação. Um povo mal instruído erra e peca. Oseías 4:6 escreve: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento”. Um povo bem instruído, na palavra, vive melhor a sua relação com Deus, com a sua vontade, e isso move prosperidade para a congregação e coloca a Igreja em destaque e não é envergonhada perante os que não conhecem a palavra de Deus.
Muitos segmentos religiosos têm surgido oriundo de pregadores sem nenhum preparo e conhecimento, e isso tem trazido zombaria, escândalos e vergonha para as igrejas evangélicas.
Concluído, quero salientar que com relação á palavra de Deus, o obreiro precisa ser aprovado conforme descrito o Apostola Paulo na sua segunda carta a Timóteo 2:15, ele diz: “Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Deus é honrado com um obreiro que aprendeu, e tornou-se apto para ensinar a palavra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Outros materiais