Buscar

Sistema endócrino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Técnico em enfermagem
Sistema endócrino
Sistema endócrino
Conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos mensageiros químicos. ( Hormônios )
Que atuam no sentido de controlar ou auxiliar o controle de alguma função do corpo.
Hormônio: substância produzida por uma glândula e lançada no sangue.
Composição química: proteínas ou esteróides;
Agem em pequenas quantidades em células-alvo;
Produzidos por uma ou mais células.
Hormônios: mensageiros químicos
O SISTEMA ENDÓCRINO E O SISTEMA NERVOSO CONTROLAM E COORDENAM TODAS AS ATIVIDADES DO CORPO
SISTEMA NERVOSO POSSUI
AÇÃO RÁPIDA E EFEITO DE CURTA DURAÇÃO.
HORMÔNIOS POSSUI
AÇÃO LENTA E EFEITO DE LONGA DURAÇÃO.
Origem: epitelial;
Adenômero: parte funcional da glândula;
Três tipos:
exócrina;
 endócrina
 mista.
Glândulas
⇒ Hipófise ou pituitária;
⇒ Hipotálamo;
⇒ Timo;
⇒ Glândula Tireóide;
⇒ Glândulas Paratireóides;
⇒ Suprarrenais (adrenais);
⇒ Pâncreas; 
⇒ Gônadas.
Principais órgãos endócrinos
Características:
	Situada no encéfalo;
	Controlada pelo hipotálamo;
	Glândula-mestra do organismo.
	Produz diversos hormônios: hormônio crescimento, hormônio tireoestimulante, hormônio adrenocorticotrópico, hormônio prolactina, hormônio foliculoestimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), hormônio antidiurético e hormônio ocitocina.
	Dos quais iremos destacar: 
	- hormônio crescimento;
	- hormônio prolactina;
	- hormônio ocitocina;
	- hormônio antidiurético.
Hipófise ou Pituitária
Hormônio ocitocina
	Produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise.
	Função: 
	Estímulo contração muscular útero e mamas, facilitando o parto e favorecendo a amamentação.
Hormônio antidiurético (ADH)
	Produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise.
	Função:
	No controle renal de excreção água.
Hipófise ou Pituitária
Hormônio crescimento
	Secretado pela hipófise anterior durante toda a vida	
	Função:
	Adolescência- promover desenvolvimento e aumento de todos os tecidos corporais;
	Após Adolescência- síntese de proteínas e elementos celulares.
	Sua insuficiência causa o nanismo e o seu excesso causa o gigantismo.
Hormônio prolactina
	Secretado pela hipófise anterior (durante a gravidez e amamentação)
	Função:
	Crescimento das mamas
	Aumento da função secretora
A tireoide está localizada no pescoço, produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade do metabolismo celular, na manutenção do peso e do calor corporal, no crescimento e no ritmo cardíaco.
Tireoide
O hipertireoidismo, funcionamento exagerado da tireoide, acelera todo o metabolismo: o coração bate mais rápido, a temperatura do corpo fica mais alta do que o normal, a pessoa emagrece por gastar mais energia.
O hipotireoidismo é quando a tireoide trabalha menos e produz menos tiroxina. Assim, o metabolismo se torna mais lento, algumas regiões do corpo ficam inchadas, o coração bate mais vagarosamente, etc...
Hipotireoidismo
Hipertireoidismo
As paratireoides são quatro pequenas glândulas, localizadas atrás da tireoide, que produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.
A diminuição desse hormônio reduz a quantidade de cálcio no sangue e faz com que os músculos se contraiam violentamente.
Esse sintoma é chamado de tetania, pois é semelhante ao que ocorre em pessoas com tétano. 
Paratireóides
Tireóide X Paratireóide
Calcitocina X Paratormônio
Timo
A glândula timo é uma glândula endócrina que está localizada na área do pescoço. A principal função da glândula é a produção de células T, também conhecidos como linfócitos T.
As suprarrenais, também conhecidas como adrenais, são duas glândulas endócrinas do corpo humano. Elas estão localizadas acima dos rins.
Integrantes do sistema endócrino, as glândulas suprarrenais são muito importantes para o corpo humano, pois fabricam hormônios essenciais para o seu funcionamento. são constituídas por dois tecidos secretores bastante distintos. Um deles forma a parte externa da glândula, o córtex, enquanto o outro forma a sua porção mais interna, a medula.
Suprarrenais (adrenais)
No córtex suprarrenal, fabricam hormônios esteroides que regulam a concentração de água e sais no corpo (homeostase mineral). 
Na medula suprarrenal, dois outros importantes hormônios: adrenalina (também conhecido como epinefrina) e noradrelalina (também conhecido como norepinefrina).
A glândula suprarrenal da direita possui formato triangular, enquanto a da esquerda tem forma de meia-lua. Existem duas regiões nas glândulas suprarrenais. O córtex suprarrenal externo (cerca de 85% da glândula) e a medula suprarrenal (interna).
Córtex e Medula 
Insulina - (Ilhotas de Langerhans - células beta)
Aumenta a captação de glicose pelas células e, ao mesmo tempo, inibe a utilização de ácidos graxos e estimula sua deposição no tecido adiposo. No fígado, estimula a captação da glicose plasmática e sua conversão em glicogênio. Portanto, provoca a diminuição da concentração de glicose no sangue.
Glucagon - (Ilhotas de Langerhans - células alfa)
Ativa a enzima fosforilase, que fraciona as moléculas de glicogênio do fígado em moléculas de glicose, que passam para o sangue, elevando a glicemia (taxa de glicose sanguínea).
Pâncreas
O pâncreas localiza-se atrás do estômago, entre o duodeno e o baço. Esse órgão atua tanto como uma glândula exócrina secretando suco pancreático como endócrina que é formada pelas ilhotas de Langerhans que possuem dois tipos de células a alfa e a beta que produzem os hormônios glucagon e insulina
Gônadas
Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino)
Secretam vários hormônios sexuais: Androgênios
Entre eles TESTOSTERONA : principal efeito é estimular o crescimento e provocar o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários
Testículos 
Os ovários secretam estrógenos e progesterona.
Os estrógenos estimulam o desenvolvimento dos órgãos sexuais e de diversas características sexuais secundárias.
A progesterona age no ciclo menstrual, preparando o útero para nidação e atua na manutenção do embrião e do feto.
Ovários 
Patologia relacionada ao sistema endócrino
Diabete e obesidade 
Síndrome dos ovários 
Acromegalia 
Síndrome cushing
Feocromocitomas 
Transtorno do crescimento e da puberdade
Colesterol 
Alteração dos níveis de açúcar (Glicose) do sangue; decorrente da falta de produção de insulina, um importante hormônio produzido pelos pâncreas
quando falta insulina no cérebro esta provoca obesidade. Quando falta insulina nos outros órgãos, causa diabetes tipo II.
Diabete e obesidade 
A SOP, abreviação usada para a Síndrome dos Ovários Policístico, é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos.
Síndrome dos ovários 
O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele.
Colesterol 
A acromegalia é uma alteração hormonal que acontece quando a glândula hipófise libera excesso de hormônio de crescimento, durante a vida adulta de uma pessoa, fazendo com que mãos, pés e outras partes do corpo aumentem de tamanho.
Acromegalia 
Síndrome cushing
A síndrome de Cushing, também conhecida como hipercortisolismo ou hiperadrenocorticismo, consiste em um conjunto de sinais e sintomas provocados por uma desordem endócrina causada por níveis elevados de glicocorticoides, especialmente cortisol, no sangue.
Desordens de crescimento são as condições de crescimento anormal em crianças. As doenças podem ser causadas por má nutrição, níveis anormais de determinadas hormonas envolvidas no crescimento, desordens genéticas de crescimento ósseo, e de outras
doenças
Transtorno do crescimento e da puberdade
Feocromocitomas 
Feocromocitomas é um tipo de tumor raro que aparece no tecido de algumas glândulas, mais comumente nas adrenais, glândulas que ficam acima dos rins, na parte posterior do abdômen e causa hipertensão
Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema  nervoso,  atuam na coordenação e regulação das funções corporais.
CONCLUSÃO
Muito Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

2 pág.
Sistema Endócrino

Instituto Federal Da Paraiba Campus Campina Grande

User badge image

Marilia Fernanda

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes