Buscar

13 Áreas de atuação e mercado de trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

13 - Áreas de atuação e mercado de trabalho
1) Já comentamos sobre a longevidade da profissão de engenharia e de como ela vem permeando o desenvolvimento econômico-social. Pensando nisso, qual é a melhor explicação para a perenizarão da profissão de engenharia no mercado de trabalho como uma profissão necessária e contemporânea?
a) O fato da profissão ter sido subdivida em diversas áreas de aplicação gerando níveis de especialização cada vez maiores.
b) A aplicação da engenheira restrita a campos eminentemente técnicos, sem se misturar a outras ciências; isso dificultou a expansão e a democratização do conhecimento de engenharia, tornando a sociedade dependente de um grupo elitizado de profissionais.
c) O fato de que a engenharia foi se desenvolvendo junto ao próprio desenvolvimento da sociedade, atuando como proporcionadora de soluções e criadora de novas necessidades fez desta profissão atemporal. Ela se reinventa à medida que se dão os avanços tecnológicos e as mudanças de comportamento, acompanhando a demanda da sociedade e mantendo-se necessária.
d) A enorme ampliação de universidades e ofertas de cursos com diferenciação de títulos e especializações no campo da engenharia.
e) Não creio que a profissão de engenharia se manterá perene no futuro, pois as exigências e restrições ambientais comprometerão as possibilidades de atuação do engenheiro por reduzirem o progresso em sociedade.
2) Para o correto planejamento da carreira e escolha do ramo de atuação, o profissional de engenharia recém-formado deverá considerar, exceto:
a) Avaliar o mercado de trabalho e ranquear das opções disponíveis a que melhor estará remunerando o profissional de engenharia. Isso aumentará sua chance de ganhar um bom salário e crescer profissionalmente.
b) Acompanhar, desde o início de sua formação, as notícias e publicações sobre a profissão de engenharia e sua especialidade.
c) Estar bem informado sobre o que acontece no mundo em termos de problemas e desafios econômicos, sociais, ambientais.
d) Procurar conviver com profissionais de engenharia e extrair deles informações e percepções sobre a profissão e o mercado de trabalho.
e) Relacionar os conteúdos estudados às oportunidades disponíveis no mercado e a sua habilidade e afinidade em relação a estes conteúdos.
3) Quais dos itens abaixo são os maiores motores de criação de empregos na engenharia no século XXI?
I) Manufatura
II) Assistência pediátrica e odontológica de alta qualidade a custos acessíveis
III) Revitalização e aprimoramento de infraestrutura
IV) Independência energética e estabilidade econômica
V) Aprimoramento de ambiente
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
4) Considerando o mercado de trabalho para o profissional de engenharia, é incorreto afirmar:
a) Há uma variedade enorme de ramos de atuação para os profissionais de engenharia, seja considerando uma mesma especialidade ou pensando em todas as áreas de especialização existentes.
b) Um ramo em crescente investimento e expansão é o ramo da engenharia biomédica, no qual o profissional trabalha em soluções de tecnologia para uso em diagnósticos e tratamentos médicos.
c) A engenharia ambiental é um ramo novo no mercado brasileiro, tendo como missão guiar o progresso no rumo do desenvolvimento sustentável.
d) Há campo para novos formandos em engenharia, uma vez que há carência de engenheiros no mercado em relação à demanda requerida.
e) A engenharia é uma profissão clássica que tende a perder espaço para a ciência da computação, uma vez que, no futuro, tudo será computadorizado.
5) As alternativas abaixo representam necessidades da sociedade contemporânea, geradoras de demanda à engenharia e seus profissionais em diversos ramos de atuação. A única alternativa falsa é:
a) Soluções de mobilidade urbana.
b) Preservação dos recursos naturais.
c) Fontes alternativas de geração de energia.
d) Descoberta de cura para doenças contemporâneas como câncer, alzheimer e restrições motoras.
e) Melhoria da qualidade de vida nas grandes metrópoles.
A engenharia é tão dinâmica quanto as necessidades criadas e soluções demandadas pela sociedade.
Claro que todos queremos ser bem remunerados, e é fato que a engenharia possibilita essa conquista. Entretanto, escolher o ramo de atuação baseado exclusivamente em remuneração pode levar você a uma escolha errada, sem vínculo com sua personalidade, suas reais afinidades e interesses. É muito difícil sermos bem-sucedidos em algo com o qual não nos identificamos e, mais ainda, crescermos e sermos bem remunerados.
os maiores motores de criação de empregos na engenharia no século XXI são:
- Manufatura
- Assistência médica de alta qualidade a custos acessíveis (porém não a pediátrica)
- Revitalização e aprimoramento de infraestrutura 
- Independência energética e estabilidade econômica 
- Aprimoramento de ambiente
O próprio incremento do uso de computadores em soluções nas mais diversas áreas de aplicação é também um trabalho de engenharia e seguirá demandando engenheiros em seu desenvolvimento. A computação faz parte da rotina do engenheiro.
A engenharia biomédica e nuclear podem contribuir para diversos tratamentos de cura de doenças. Entretanto, a pesquisa científica e os preceitos do tratamento serão sempre de responsabilidade da área de ciências biológicas.

Outros materiais

Outros materiais