Buscar

AV1 Letras

Prévia do material em texto

AV1 Letras/Português
1 A revista PontoCom. publicou a entrevista: "TRAGÉDIA OU FATOR CULTURAL: O INFANTICÍDIO NAS ALDEIAS INDÍGENAS", com a jornalista e diretora do documentário "Quebrando o silêncio", Sandra Terena. Ela relata que o filme traz histórias de sobreviventes do infanticídio indígena e de famílias que saíram das aldeias para salvarem a vida de seus filhos. De acordo com Sandra, "foram três anos de pesquisa, com cerca de dez a doze povos indígenas do Alto Xingu e do Amazonas", onde as "crianças indesejadas são condenadas à morte por nascerem com deficiência física ou mental, por serem gêmeas, filhas de mãe solteira ou ainda por serem vistas como portadoras de azar para a comunidade. A tradição manda que as crianças sejam enterradas vivas, sufocadas com folhas, envenenadas ou abandonadas para morrer na floresta. A prática de infanticídio não é coisa do passado. Pelo contrário, é uma ação ainda muito comum em tribos indígenas brasileiras". 
Fonte: TADEU, Marcus. TRAGÉDIA OU FATOR CULTURAL: O INFANTICÍDIO NAS ALDEIAS INDÍGENAS. Revista PontoCom, 2009. Disponível em: <http://revistapontocom.org.br/materias/tragedia-ou-fator-cultural-o-infanticidio-nas-aldeias-indigenas>. Acesso em: 10 mai. 2016.
O infanticídio indígena é tema de várias discussões em todo território nacional. Essa prática converge com as práticas de alguns povos da Antiguidade. Acerca dessas práticas, assinale (V) verdadeiro e (F) falso.
(  ) Os egípcios mantinham a tradição de abandonar as crianças nascidas com deficiência.
(  ) Os espartanos eliminavam os nascidos disformes, pois não serviam para tornarem-se bons guerreiros.
(  ) A Igreja entendia a deficiência como castigo de Deus, por punição aos pecados cometidos pela família.
( ) Os Romanos afogavam ou abandonavam as crianças deficientes em cestos, jogavam no rio Tibre e em locais sagrados. Alguns sobreviventes eram escravizados ou levados ao circo para divertirem as classes mais abastadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)V - V - F - F.
b)F - V - V - F.
c)V - F - F - F.
d)F - V - V - V.
e)F - F - V - V.
Alternativa assinalada
2)A inclusão social é muito importante para o desenvolvimento sadio e para as aquisições cognitivas da criança com Síndrome de Down. O relacionamento com a família, como tias e primos, além das brincadeiras com outras crianças e a integração escolar são essenciais. Todas as fases da vida são importantes para o nosso desenvolvimento pessoal e não é diferente com a criança com Síndrome de Down. A família tem um papel muito importante nesse processo de inclusão social porque será a responsável por estabelecer essa rede de relacionamentos para a criança.
Fonte: SANDRI JUNIOR, Alessio Fiori. Inclusão Social para crianças com síndrome de Down.  2014. Disponível em: <http://paraisomodabebe.com.br/blog/inclusao-social-para-criancas-com-sindrome-de/>. Acesso em 01 fev. 2018.
A interação entre crianças é fundamental para o desenvolvimento e para os processos de ensino e aprendizagem. Com a criança com Síndrome de Down não é diferente. A  interação com outras crianças, com adultos e em espaços diferenciados, contribui para o desenvolvimento de um conceito muito abordado por Vygotsky, cujo nome é
Alternativas:
a)Integração.
b)Exclusão.
c)Superação.
d)Compensação social.Alternativa assinalada
e)Equilibração.
3)Imagine uma sala de aula com 20 alunos, sendo um deles surdo, dois com altas habilidades/superdotação e outro com transtorno do espectro do autismo. Os casos de inclusão aumentam a cada dia, assim como surgem novas síndromes com as quais a sociedade precisa aprender a lidar. Neste contexto, como o professor explica para um público tão diversificado um conteúdo sobre fração matemática, por exemplo? Como possibilitar aos alunos um desenvolvimento em igualdade de condições? Este é um dos maiores desafios que as escolas regulares enfrentam na atualidade, pois incluir socialmente é respeitar os direitos dos cidadãos, indo além do cumprimento da legislação.
Fonte: PEREIRA, Esther Cristina. O desafio da inclusão em sala de aula. Disponível em: <http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2013/09/o-desafio-da-inclusao-em-sala-de-aula-4257662.html>. Acesso em 01 de fev. 2018.
Assim como os casos de inclusão aumentam a cada dia, escolas buscam compreender as necessidades desses alunos. Para a efetivação da inclusão nas escolas regulares, faz-se necessário: 
I. Adaptar os espaços físicos para receber todas as pessoas propiciando autonomia e acessibilidade.
II. Oferecer formação continuada sobre as especificidades da educação inclusiva para professores, coordenadores e demais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
III. Cobrar, das famílias, taxas de atendimento educacional especializado, uma vez detectada a necessidade de adaptações específicas.
IV. Construir uma escola mais justa e igualitária, rompendo com barreiras atitudinais e preconceitos.
 É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)Apenas I, III e IV.
b)Apenas I, II e III.
c)Apenas I, II e IV.
Alternativa assinalada
d)Apenas I e II.
e)Apenas II e IV.
4)A atual proposta de educação para surdos prevê o acompanhamento de tradutor/intérprete, qualificando tal profissional como habilitado a intermediar os diálogos entre surdos e ouvintes nas escolas e demais espaços. Tal proposta emerge ancorada em uma abordagem bilíngue, de acordo com a qual a Língua de Sinais aparece como primeira língua e a Língua Portuguesa escrita como segunda. A língua de sinais e a Língua Portuguesa são mantidas porque a primeira permite ao sujeito se identificar e viver uma experiência visual, e a segunda permite ao surdo estar entre brasileiros, sendo brasileiro. Por meio de uma proposta de educação que se quer inclusiva, o bilinguismo vem tomando corpo em diversos espaços educacionais e a inclusão de surdos, em escolas regulares de ensino, vem sendo incentivada, por meio de políticas públicas em âmbito nacional.
GRAFF, Patrícia. Surdos e ouvintes na escola regular: possibilidades de emergência de sujeitos bilíngues– SMEJ-Santa Rosa Agência Financiadora: CAPES. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt15_trabalhos_pdfs/gt15_2921_texto.pdf Acesso em 01 de fev. 2018.
De acordo com o trecho citado e com conceitos abordados na disciplina de Educação Inclusiva, analise as afirmativas e a relação proposta entre elas:
I-  A inclusão do aluno com surdez, no ensino regular, deve acontecer durante ensino médio, garantindo-lhe utilizar os recursos que necessita para superar as barreiras no processo educacional.
Por que
II- Essa ação, propicia a este público, usufruir seus direitos escolares, exercendo sua cidadania, de acordo com os princípios constitucionais do nosso país.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.Alternativa assinalada
e)As asserções I e II são proposições falsas.
5)A paralisia cerebral é uma lesão neurológica geralmente causada pela falta de oxigênio no cérebro que pode acontecer durante a gravidez, trabalho de parto ou até a criança completar 2 anos. Sobre a paralisia cerebral, analise as afirmativas abaixo e a relação proposta entre elas.
I. Um indivíduo com paralisia cerebral pode apresentar o controle deficiente de postura e movimentos, com alterações do tônus muscular e com padrões motores anormais, resultantes do atraso no desenvolvimento motor ocasionando problemas funcionais.
PORQUE
II. A paralisia cerebral provoca grande atraso na interação social, manifestado pela dificuldade em desenvolver relações sociais adequadas para a idade, em consequência dos padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento.
Assinale a alternativa correta.
lternativas:
a)As asserções I e II são proposiçõesverdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa assinalada

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes