Buscar

TRABALHO DIRIGIDO DE FILOSOFIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO DIRIGIDO DE FILOSOFIA
Tema: A teoria do pode de Michel Foucault e sua relação com a teoria social
Pontos Relevantes:
*Vigiar e punir
*O nascimento da clinica e historia da loucura;
*Loucura e civilização;
*Deslegitimarão do pensamento dialético 
*Dialético do esclarecimento;
*pós-estruturalismo ;
*investigação histórica
Texto do 1° tópico:
Embora não possamos desconsiderar que tal problema já aparecesse, Foucault já direcionava o modo de construção do individuo moderno diante de suas próprias analises da construção dos saberes e do conhecimento conforme a interpretação se associa a critica da razão. 
Texto do 2° tópico
 Um teoria critico, considerando que sua critica poderá desmascarar o racionalismo moderno ,mas cada teoria tem suas teses , não podemos levar isto em uma consciência só.
texto 3° tópico 
Em loucura e civilização a primeira fase do pensamento foucaultiano encontra-se voltada a uma arqueologia do conhecimento.
Texto 4° tópico
Como compreensão da realidade ,nesta critica inspiração genealógica, a concepção de não - identifica diferente da doutrina hegeliana do conceito; se refere ao âmbito da própria efetividade do objetivo isto é adequação de idéia ,conceito e realidade 
Texto 5° tópico
Dialético do esclarecimento como nas obras anteriores e posteriores a ela . tal diferença aponta para o fato de que na critica pós-estruturalista da modernidade , senão para a maioria de seu representantes, a racionalidade moderna já não serve para a compreensão do mundo contemporâneo, nem tampouco para a emancipação dos indivíduos; tal recusa incluirá deste modo a dimensão esclarecedora presente no próprio pensamentos marxismo.
Texto 6°tópicos 
Pós -estruturalismo e a reivindicação de jovens conservadores , ele reivindica aquelas questões de ordem normativa,e ,portanto políticos, sem as quais uma teoria critica da sociedade não cumpriria sua dimensão programática.
Texto 7°tópicos 
 Investigação histórica, temporalmente e empiricamente circunscrita, mas que pode ser também uma interpretação da sociedade moderna ,ou da própria modernidade, com um aparato categorial que visa também uma interpretação do presente

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais