A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Questão responsalibilidade social

Pré-visualização | Página 1 de 1

Responsabilidade Social e Sustentabilidade 
NOTA – 8,8 (nem sabia que isso era possível. Rsrs)
Questão: Considere a imagem abaixo:
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que única que apresenta um título coerente para ela: 
Benefícios do Desenvolvimento Econômico
Consequências do Desenvolvimento Sustentável
Importância do Desenvolvimento Social
Pilares da Sustentabilidade
Questão: Considere a afirmação abaixo:
“Fornecimento de bens e serviços que satisfaçam às necessidades humanas tendo como premissa o uso da menor quantidade de possível de recursos ambientais e produzindo a menor quantidade possível de resíduos. Em síntese, é buscar meios de se produzir mais com menos.”
Trata-se de uma definição bastante completa do conceito de 
Ecossistema
Economia
Ecoeficiência
Ecologia
Questão: É Chamado de “desenvolvimento sustentável” o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Em síntese, é o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais fundamentais para o futuro da raça humana.
Partindo do exposto, e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que uma proposta de intervenção solidária na sociedade inspirada pelo conceito de desenvolvimento sustentável seria uma campanha em prol do crescimento: 
do uso de recursos naturais.
de automóveis particulares.
da utilização de água de reúso.
do consumo de carne.
Questão: É Chamado de “desenvolvimento sustentável” o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Em síntese, é o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais fundamentais para o futuro da raça humana.
Partindo do exposto, e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que uma proposta de intervenção solidária na sociedade inspirada pelo conceito de desenvolvimento sustentável seria uma campanha pela diminuição: 
do uso de água de reúso.
do uso de petróleo e derivados.
de programas de reciclagem.
do uso de energias alternativas.
Questão: Em linhas gerais, o princípio do “desenvolvimento sustentável” resulta de um movimento ambientalista que surgiu na década de 1960. Desde então, ele vem sendo largamente propagado, em oposição a uma visão econômica tradicional, ainda bastante aceita na atualidade, segundo a qual os recursos naturais seriam inesgotáveis.
Face ao exposto, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, classifique as ações abaixo, apontando se elas são exemplos de ações orientadas pela visão tradicional (1) ou pelo princípio do desenvolvimento sustentável (2): 
	( ) Uso de papel produzido a partir de madeira reflorestada.
	
	( ) Construção desordenada de casas em áreas próximas fontes hídricas (rios e lagos).
	
	( ) Implantação de políticas de reciclagem.
	
	( ) Despejo de esgoto residencial e industrial diretamente nos rios.
	
	( ) Preferência pelo uso de fontes de energia não-renováveis.
	
Questão: Considere o texto abaixo:
“O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. Ele sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe, ainda, que os atos de consumo têm impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente. Por meio de cada ato de consumo, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza.”
Partindo do que trecho acima, e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que o consumo responsável ou consciente ocorre quando 
reduzimos os níveis individuais e coletivos de consumo e escolhemos comprar o que necessitamos de produtores artesanais e locais.
decidimos consumir apenas o que é necessário e escolhemos comprar produtos de empresas ou produtores ecoeficientes.
optamos por consumo de tudo que desejamos e escolhemos comprar produtos das empresas líderes de mercado.
aumentamos os níveis individuais e coletivos de consumo mediante o compromisso de comprar produtos de empresas ou produtores ecoeficientes.
Questão: Considere a imagem abaixo:
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que única que apresenta um título coerente para ela: 
Os quatro passos da Ecoeficiência
As quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial
Os quatro estágios do Desenvolvimento Sustentável
Os quatro pilares da Responsabilidade Governamental
Questão: Considere o texto abaixo:
“A norma ISO 14001 é uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio exigindo, que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.
A norma indica que seja estabelecido um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que deve ser adequado à natureza, escala e impactos ambientais da organização e inclui o compromisso com a melhoria contínua, com a prevenção da poluição e com manter-se de acordo com requisitos legais, entre outros. Deve também ser documentada, comunicada aos funcionários e estar disponível ao público.”
Partindo do que trecho acima, e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, ao obter a certificação ISSO 14001, uma empresa mostra aos seus funcionários, clientes, parceiros e acionista que ela 
apoia, divulga e financia iniciativas em prol do desenvolvimento social feitas por terceiros.
comprometeu-se publicamente em internalizar boas práticas de gestão e a diminuir seu impacto no meio ambiente.
apoia, divulga e financia iniciativas em prol da preservação ambiental feitas por terceiros.
comprometeu-se publicamente em internalizar boas práticas econômicas e a diminuir o preço final dos seus produtos.
Questão: Considere a tabela abaixo:
Partindo dela e de seus conhecimentos sobre o conceito de Pegada Ecológica é correto afirmar o seguinte: 
O perfil econômico de uma região não influencia o tamanho da sua Pegada Ecológica.
Os países das regiões mais ricas do Planeta apresentam Pegadas Ecológicas maiores do que os países das regiões mais pobres.
No contexto atual, as regiões apresentam praticamente a mesma Pegada Ecológica.
Os países das regiões mais pobres do Planeta apresentam Pegadas Ecológicas maiores do que os países das regiões mais ricas.
Questão: Você já ouviu falar em pegada ecológica? Esse é um conceito ligado à sustentabilidade ecológica que está ganhando força nas últimas décadas.
De acordo com a WWF-Brasil, uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, há três tipos de pegadas ecológicas.
Associe cada pegada ecológica à sua definição correspondente:Temas
A – Pegada Ecológica
B – Pegada de Carbono
C – Pegada Hídrica
( ) Mede os impactos da humanidade sobre a biosfera, quantificando os efeitos da utilização de recursos sobre o clima, por meio da emissão de gases de efeito estufa (GEE)
( ) Mede os impactos que as atividades humanas causam na hidrosfera, monitorando os fluxos de água reais (como rios, lagos, mares) e ocultos (como lençóis freáticos e outras fontes subterrâneas)
( ) Mede os impactos da ação humana sobre a natureza, analisando a quantidade de área bioprodutiva necessária para suprir a demanda das pessoas por recursos naturais e para a absorção do carbono 
B, C e A
B, A e C
C, B e A
C, A e B