Buscar

DURKHEIM E O CONCEITO SOCIOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
ÉMILE DURKHEIM
CONCEITO DE SOCIOLOGIA
*
*
*
Nasceu a 15 de abril de 1858 em Epinal.
 Em 1917 morre em Paris. 
*
*
*
INTRODUÇÃO
SOCIOLOGIA É A CIÊNCIA DOS FATOS SOCIAIS
*
*
*
Durkheim parte da idéia fundamental de Comte de que a sociedade deve ser vista como um organismo vivo. 
*
*
*
Entretanto critica Comte na sua perspectiva evolucionista pois entende que os povos que sucedem os anteriores não necessariamente são superiores, apenas são diferentes em sua estrutura, seus valores, seus conhecimentos, sua forma organizacional. 
*
*
*
VIDEO: 
O CONCEITO DE SOCIOLOGIA Durkheim
*
*
*
1. O FATO SOCIAL
"É fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda a maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais"
*
*
*
     Os fatos sociais, para Durkheim, existem fora e antes dos indivíduos (fora das consciências individuais) e exercem uma força coercitiva sobre eles (ex. as crenças, as maneiras de agir e de pensar existem antes dos indivíduos e condicionam coercitivamente o seu comportamento). 
*
*
*
   Durkheim argumenta, contrariando boa parte do pensamento filosófico, que "somos vítimas da ilusão que nos faz crer que elaboramos, nós mesmos, o que se impõe a nós de fora“.
E, respondendo àqueles que não crêem nesta coerção social que sofrem os indivíduos porquê não se pode senti-la, argumenta que "o ar não deixa de ser pesado embora não sintamos seu peso". 
Para Durkheim, o fato social é um resultado da vida comum, e ele propõe isolá-los para estudá-los. Desta forma, a sociologia deveria preocupar-se essencialmente com o estudo dos fatos sociais, de forma objetiva e científica. 
*
*
*
2. MÉTODO SOCIOLÓGICO
Idéias centrais do método sociológico de Durkheim
1) Contraposição ao conhecimento filosófico da sociedade:
Como a sociedade é formada pelos indivíduos, a filososfia tem a prática de explicar a sociedade (e os fatos sociais) como uma expressão comum destes indivíduos. 
Para Adam Smith, por exemplo, dado que o homem é, por natureza, egoísta, motivado por fatores econômicos e propenso às trocas, a sociedade de livre mercado seria a plena realização desta natureza. 
*
*
*
2) Os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos: 
A sociedade não seria simplesmente a realização da natureza humana, mas, ao contrário, aquilo que é considerado natureza humana é, na verdade, produto da própria sociedade. 
Os fenômenos sociais são considerados por Durkheim como exteriores aos indivíduos, e devem ser conhecidos não por meio psicológico, pela busca das razões internas aos indivíduos, mas sim externamente a ele na própria sociedade e na interação dos fatos sociais. 
Fazendo uma analogia com a biologia, a vida, para Durkheim, seria uma síntese, um todo maior do que a soma das partes, da mesma forma que a sociedade é uma síntese de indivíduos que produz fenômenos diferentes dos que ocorrem nas consciências individuais (isto justificaria a diferença entre a sociologia e a psicologia).
*
*
*
3) Os fatos sociais são uma realidade objetiva: 
Para Durkheim, os fatos sociais possuem uma realidade objetiva e, portanto, são passíveis de observação externa. Devem, desta forma, ser tratados como "coisas".
*
*
*
4) O grupo (e a consciência do grupo) exerce pressão (coerção) sobre o indivíduo:
Durkheim inverte a visão filosófica de que a sociedade é a realização de consciências individuais. 
Para ele, as consciências individuais são formadas pela sociedade por meio da coerção. A formação do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas, princípios morais, religiosos, éticos, de comportamento, etc. que balizam a conduta do indivíduo na sociedade. 
Portanto, o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.
*
*
*
3. O ESTUDO DO FATO SOCIAL
A. Os fatos sociais devem ser tratados como COISAS. 
Para Durkheim, "é coisa tudo aquilo que é dado, e que se impõe à observação". 
B. Uma segunda concepção importante no método sociológico de Durkheim, é de que, para ele, o sociólogo ao estudar os fatos sociais, deveria despir-se de todo o sentimento e toda a pré-noção em relação ao objeto. 
*
*
*
Terceiro, o pesquisador deveria definir precisamente as coisas de que se trata o estudo a fim de que se saiba, e de que ele saiba, bem o que está em questão e o que ele deve explicar. 
E quarto, a sensação, base do método indutivo e empirista, pode ser subjetiva. Por isto, dever-se-ia afastar todo o dado sensível que corra o risco de ser demasiado pessoal ao observador. 
*
*
*
4. Sobre a distinção entre "normal" e "patológico"
Existem estados normais e estados patológicos entre os fatos sociais. Ou seja, existem fatos sociais que são normais e fatos que são patológicos, ou mórbidos como também ele denomina estes últimos. 
Para ele, fatos normais são aqueles que são o que devem ser, enquanto os patológicos deveriam ser de outro modo. 
Portanto, dentro desta perspectiva, poderíamos encontrar estados de saúde e doença social. Assim, "a saúde seria boa e desejável, ao passo que a doença é ruim e deveria ser evitada“.
*
*
*
O problema é definir o que é saúde e doença em sociologia? Ele define saúde como a perfeita adaptação do sujeito ao seu meio, e doença como tudo o que perturba esta adaptação. 
Um fato "é doença social quando perturba o desempenho normal das funções“.
*
*
*
O que é um Estado Normal? O normal, salienta ele, é um estado relativo. 
Assim como na biologia a idéia de normal é relativa à espécie, a tipos dentro da espécie e à idade do ser, também na sociologia devemos considerar que a idéia de normal é relativo ao tipo de sociedade, a variações dentro da sociedade (selvagem ou mais civilizada) e ao estágio de desenvolvimento da sociedade. 
Desta forma, somente podemos comparar fatos sociais em sociedades distintas respeitando esta relatividade. 
*
*
*
5. Sobre os tipos sociais
     Uma outra questão importante no método de Durkheim parte da necessidade de agrupar sociedades em tipos sociais, segundo a sua semelhança. 
     A constituição destes tipos sociais, de suma importância para a sociologia uma vez que Durkheim afirmava que a concepção de normal e patológico é relativa a cada tipo social, deveria seguir um método: (a) estudar cada sociedade individualmente; (b) constituir monografias exatas e detalhadas; (c) compará-las achando semelhanças e diferenças; (d) classificar os povos em grupos, segundo estas semelhanças e diferenças.
*
*
*
6. Sobre as explicações dos fatos sociais
“A causa determinante de um fato social deve ser buscada entre os fatos sociais antecedentes, e não entre os estados de consciências individuais". 
*
*
*
TEXTO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais