Buscar

AV 1 DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:  DIREITO AMBIENTAL
	Avaliação:  CCJ0012_AV1_201307060943      Data: 28/04/2017 11:12:59 (F)      Critério: AV1
	Aluno: 201307060943 - UBIRATÃ COSTA LIMA SANTOS
	Professor:
	ANDRE LUIS DA SILVA NASCIMENTO
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0      Nota de Partic.:
	
	 1a Questão (Ref.: 706381)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale abaixo qual a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que ocorreu de 05 a 16 de junho de 1972, com a participação de 113 Estados, que é considerada um marco do Direito Ambiental no âmbito internacional:
		
	
	Conferência de Palermo
	
	Conferência de Paris
	
	Conferência de Londres
	
	Conferência de Bogotá
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 173895)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	bem público dominical.
	
	bem público de uso especial.
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	bem público transindividual.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 622871)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual princípio do Direito Ambiental conceitua-se por ser o princípio pelo qual a Administração tem o dever de fixar parâmetros para as emissões de partículas, de ruídos e de presença a corpos estranhos no meio ambiente, levando em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente.
		
	
	Princípio do Equilíbrio.
	 
	Princípio do Limite.
	
	Princípio dos parâmetros.
	
	Princípio da Cooperação.
	
	Princípio da Responsabilidade.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 141295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A expressão "Poder Público" deve ser identificada, como preleciona JOSÉ AFONSO DA SILVA, "todas as entidades territoriais públicas, pois uma das características do Estado Federal, como o nosso, consiste precisamente em distribuir o Poder Público por todas as entidades autônomas que o compõem, para que cada qual o exerça nos limites das competências que lhes foram outorgadas pela Constituição". Indubitavelmente, possui o Poder Público um papel de destaque na proteção ambiental, tendo em vista que a ele incumbe assegurar a efetividade do direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. MARQUE a alternativa CORRETA em relação à atuação do Poder Público, tendo em vista a principiologia do direito ambiental:
		
	
	O Direito Ambiental adotou o princípio da responsabilização subjetiva ambiental para a reparação dos danos causados ao meio ambiente
	 
	O princípio do desenvolvimento sustentável é regra que incumbe ao Poder Público e à coletividade o dever de preservar o meio ambiente para as presentes e gerações futuras
	
	O Poder Público, às vezes, pode dispor da prevenção ou da precaução do direito ambiental, deixando de exigir, para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente e controle da poluição.
	
	O princípio do poluidor pagador, previsto na lei 6.938/81, autoriza o ato poluidor mediante pagamento
	
	O princípio da prevenção ou prudência orienta que as intervenções no meio ambiente devem ser evitadas antes de se ter certeza de que não serão prejudiciais, ao contrário do princípio da precaução, que se aplica a impactos já conhecidos e informa tanto o licenciamento ambiental como os estudos de impacto ambiental.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 239168)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A REDAÇÃO DO ARTIGO 21, INCISOS IX, XIX E XX DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DISPÕE QUE: COMPETE A UNIÃO: IX. ELABORAR E EXECUTAR PLANOS NACIONAIS E REGIONAIS DE ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL; XIX. INSTITUIR SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E DEFINIR CRITÉRIOS DE OUTORGA DE DIREITOS DE SEU USO; XX. INSTITUIR DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO, INCLUSIVE HABITAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO E TRANSPORTES URBANOS.
DIANTE DOS CRITÉRIOS DE COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL, MARQUE A RESPOSTA CORRETA SOBRE A COMPETÊNCIA DAS NORMAS EXPRESSAS NOS INCISOS DO ART.21, DA CF/88
		
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE.
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA.
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) COMUM.
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) CONCORRENTE.
	 
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) EXCLUSIVA.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 712497)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o art. 225 da Constituição Federal, 'todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, ...
		
	
	destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social'.
	
	para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico urbanos e para promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações'.
	
	compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à universalidade da cobertura e do atendimento'.
	
	patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira'.
	 
	bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações'.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 572043)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) é correto afirmar:
		
	
	É um instrumento presente em todos os Estado que tem por objetivo fiscalizar o cumprimento dos objetivos instituídos pela Política Nacional do Meio Ambiente.
	 
	Foi instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938,em 1981.
	
	É uma diretriz criada pelo Novo Código Florestal, Lei 12.651/12.
	
	Criado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é o órgão municipal responsável pela fiscalização do meio ambiente.
	
	É um sistema criado pelo artigo 225 da pátria Constituição da República Federativa do Brasil que cuida especificamente da proteção e preservação ambiental.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 572011)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pela redação do caput do artigo 2º da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, a norma "tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana". Pela redação escrita pode-se visualizar na redação a presença de qual princípio constitucional ambiental?
		
	
	Princípio da isonomia.
	
	Princípio da impessoalidade.
	 
	Princípio da dignidade da pessoa humana.
	
	Princípio do contraditório e ampla defesa.
	
	Princípio da Legalidade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 176664)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Empresa Vital Saúde requereu, ao órgão ambiental competente, concessão de licença ambiental, com vistas à instalação de um aterro sanitário. Marque a alternativa CORRETA, ao entender-se a exigência do EIA-RIMA pelo órgão ambiental competente:
		
	
	O EIA deve ser um processo sequencial, que comece com a descrição da atividade proposta, prossiga com a análise das medidas mitigadoras e termine com a apresentação das consequências negativas do empreendimento, de forma a servir de base à tomada de decisão, que é sempre política, sobre o projeto.
	
	O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um complemento do EIA emlinguagem mais elaborada e complexa, destinada aos cientistas pesquisadores mais ligados ao tema
	
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia.
	 
	Exige-se o EIA, para a realização de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, sendo, por isso, necessário determinar os limites geográficos da área que será direta ou indiretamente afetada pelos impactos decorrentes da implementação do projeto.
	
	Deve ser elaborado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 176651)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ministério Público Federal do Pará questiona na Justiça o empreendimento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. O órgão move diversos processos contra a instalação da usina. Os principais argumentos são o desrespeito aos povos indígenas, os impactos ambientais e a questão financeira que envolve a usina de Belo Monte. Marque a alternativa CORRETA em relação ao EIA_RIMA:
		
	
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia.
	 
	O licenciamento ambiental está condiconado à realização de estudo prévio de impacto ambiental. Ante a irreversibilidade dos danos ao meio ambiente não podem ser afastados os princípios da prevenção e da precaução.
	
	Deve ser dada publicidade aos Estudos de Impacto Ambiental e permitida a participação em sua elaboração pelos técnicos da coletividade local.
	
	A exigência ou não de EIA decorre sempre da discricionaridade do administrador, que deve verificar, em cada caso, o grau de ofensividade ambiental do empreendimento proposto e determinar, se necessária, a formulação do EIA/RIMA, independentemente das atividades exigíveis pela Resolução CONAMA 001/86, Art.2º.
	
	O estudo de impacto ambiental e o seu relatório são documentos técnicos de caráter sigiloso, de forma a impedir danos às empresas concorrentes da obra pública em estudo

Outros materiais