Buscar

MODELO DE PAPER - COM FORMATAÇÃO PRONTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MODELO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO 
TÍTULO (Fonte 20)
Subtítulo (opcional- Fonte 16)
Autor
Prof. Orientador
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (TURMA) – Trabalho de Graduação 
dd/mm/aa
RESUMO
O resumo só pode ser elaborado depois de concluído o trabalho e constitui-se de uma breve explanação de todo o trabalho. Normalmente, o resumo não excede 900 caracteres (15 linhas ou 150 palavras). O resumo deve ser uma apresentação concisa dos pontos relevantes do texto.
Palavras-chave: ......................; .........................; ..............................
1 INTRODUÇÃO
A introdução diz respeito ao próprio conteúdo do trabalho: sua natureza, sua metodologia. A introdução não deve ser dispensada, pois é parte integrante do desenvolvimento do trabalho científico.
Na introdução, deve-se anunciar a ideia central do trabalho delimitando o ponto de vista enfocado em relação ao assunto e à extensão; deverá situar o problema ou o tema abordado, no tempo e no espaço.
Nessa parte, deve ser enfocada a relevância do assunto no sentido de esclarecer seus aspectos obscuros, bem como da contribuição desse trabalho para uma melhor compreensão do problema.
2 CORPO DO TRABALHO (os títulos são livres conforme o texto tratado)
Nesta seção, o autor deve se preocupar em apresentar o trabalho resultante de sua pesquisa. Isto implica uma apresentação clara, lógica e objetiva, seja negativa ou positiva. Para a apresentação, o autor poderá fazer uso de diversas ferramentas como dados estatísticas, tabelas, gráficos e outros, de forma a complementar o texto e amparar as análises discutidas.
A apresentação do tema é a parte mais livre do trabalho, pois é nesse momento quando o autor pode argumentar sobre o tema e inferir determinadas conclusões. Contudo, deve-se levar em consideração que a argumentação deve ser sólida, além de seguir uma sequência lógica e coerente.
Nesta etapa, o acadêmico deve apresentar a fundamentação teórica aprofundada sobre o tema desenvolvido no Trabalho de Graduação.
3 CORPO DO TRABALHO (continuação)
O corpo do trabalho poderá ter diversas seções, dependendo das características peculiares de cada atividade prática desenvolvida pelos acadêmicos nas suas respectivas empresas. Mas como o presente trabalho tem por objetivo ser publicado na revista do curso, o acadêmico necessita considerar que o relato não deve ser extremamente extenso. O objetivo do paper não é ser um tratado que esgote determinado assunto, porém, como pode ser também tratado como artigo científico, deve ter de 15 a 30 páginas.
3.1 CORPO DO TRABALHO (subseções)
O corpo do trabalho também poderá apresentar subseções secundárias e terciárias, dependendo da necessidade do acadêmico no relato de seus estudos no Trabalho de Graduação. Nesse caso, deve ser observada a formatação correta de cada título, conforme explicitado por TAFNER (2004), na obra Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos.
Nas citações extensas devem ser observadas as regras metodológicas tradicionais, ou seja, elas devem aparecer em parágrafo distinto, iniciando a 4,0 cm da margem esquerda, sem deslocamento da primeira linha. A segunda linha e seguintes são alinhadas sob a primeira letra do texto da citação. O texto deve aparecer sem aspas e com letra e entrelinhamento menor (SILVA; TAFNER. 2006, p. 35).
4 MATERIAL E MÉTODOS
	Neste espaço, o acadêmico deve descrever de que forma foram coletados os dados no decorrer do Trabalho de Graduação, quais os procedimentos adotados, bem como os dados que foram anotados em forma de tabelas, quadros ou a melhor forma de apresentação.
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO
	Os resultados obtidos a partir do aporte teórico, das análises realizadas e dos dados obtidos no Trabalho de Graduação devem ser discutidos neste espaço, podendo também estar complementados com tabelas, quadros, gráficos ou outras formas que o acadêmico considerar conveniente.
6 CONCLUSÃO
A conclusão deve apresentar o posicionamento sintetizado da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho. Apresenta-se uma análise sobre o trabalho desenvolvido, informando resultados e reflexões sobre o Estágio, área de concentração. Também poderá ser relatada uma opinião pessoal sobre a experiência que acaba de realizar, apresentando recomendações e sugestões referentes ao aperfeiçoamento de futuros trabalhos.
REFERÊNCIAS
TAFNER, Elisabeth Penzlien; DA SILVA, Everaldo. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: ASSELVI, 2008.

Outros materiais