Buscar

METODOLOGIA do ensino e aprendizagem da arte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia de ensino e aprendizagem em arte
Capitulo: 7
Livro: Didática do ensino de arte; A língua do mundo; Poetizar, fruir e conhecer arte.
1
Em que ensino da arte faz sentido para você ? 
 O que se pretende nas aulas de arte ? 
Alguém só se torna marceneiro tornando-se sensível aos signos da madeira. E médico aos signos da doença. 
A experiência de fazer formas artísticas e tudo o que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisas de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
A experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.
A experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento, onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
 Página: 128. Paragrafo: 2 
Só aprendemos aquilo que, na nossa experiência se torna significativo para nós. 
O que é um conhecimento vazio ? 
Conhecimento vazio é aquilo que se aprende e no decorrer do tempo é esquecido 
Toda a nossa capacidade significativa, comunicativa e fruitiva é baseada em experiências vividas – por nós mesmos ou por outros antes de nós – mas de qualquer modo, feitas nossas.
o educador terá de ser guloso em seu desejo de ensinar, paciente na oferta e na espera de quem acredita e confia no outro e amoroso no compartilhar de saberes.
Cada som, cada gesto, cada linha, massa e cor de uma produção artística nos apresentam uma qualidade sensorial que faz visíveis ideias de sentimentos/ pensamentos que poetizam o mundo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais