Buscar

QUESTIONARIO 1 CURSO DE FORMAÇÃO METODO BERTAZZO CICLO1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
PESSOAL, O QUE ESTÁ EM AMARELO SÃO AS MINHAS RESPOSTA E EU APONTO A PARTE DA FRASE QUE ACHO QUE ESTÁ ERRADA.
EM VERMELHO COMENTO AS DÚVIDAS!
CURSO DE FORMAÇÃO NO MÉTODO BERTAZZO
QUESTIONÁRIO CICLO 1
NOME: ALESSANDRA ZAPPELINI
TURMA: MECENATO – TURMA 3
I. Em relação ao estudo dos ossos da bacia, assinale a alternativa INCORRETA:
( ) a. Conseguimos palpar a articulação coxofemoral pela região anterior da bacia, mais especificamente na prega da virilha, e não na lateral da coxa. 
( ) b. Tanto na posição em pé, quanto na sentada ou ajoelhada, devemos nos preocupar em manter a bacia verticalizada.
( ) c. A aproximação dos ísquios a partir da contração do períneo e a consequente abertura das asas ilíacas favorecem o bom posicionamento do sacro entre os dois ilíacos.
( x ) d. A distância entre os ísquios deve ser equivalente a distância entre as duas espinhas ilíacas anteriores.
( ) e. A linha inominada é uma linha de força que se situa no meio da altura da bacia (parte da articulação sacro ilíaca e vai até a sínfise púbica), e é responsável pela transmissão de forças descendentes e ascendentes entre as pernas e o tronco.
II. O entendimento da forma e da localização das estruturas ósseas do corpo nos ensina a entender as direções do movimento no espaço.
No primeiro ciclo estudamos as esfericidades das articulações da cabeça de fêmur.
A partir do que foi ensinado sobre a fisiologia desta articulação no movimento funcional, assinale abaixo a(s) afirmação (ções) que você considera estar(em) INCORRETA(s):
( ) a. A cabeça femoral é esférica e se desloca nas três dimensões do espaço. O movimento da perna, portanto, acontece sempre no universo das torções.
( ) b. Na posição em pé, temos que manter a extensão completa da articulação do quadril, que é sempre associada a uma rotação externa da cabeça femoral. É essa possibilidade de extensão do quadril que permitiu ao homem adquirir a postura em pé (vertical).
 (x ) c. Na flexão da coxa ocorre uma tendência à rotação interna da cabeça do fêmur, que é controlada pelo músculo psoas: a partir de sua tração no trocanter menor do fêmur, ele mantém a rotação externa no quadril, favorecendo a manutenção do alinhamento da perna durante a realização do passo. 
( x ) d. Se a articulação do fêmur é esférica e os músculos que cruzam as articulações são torcidos, nossos exercícios devem ser realizados em planos lineares para que possamos favorecer um alinhamento adequado do membro inferior. 
( x ) e. Quando realizamos exercícios semi-ajoelhados, levamos a bacia à frente, fechando a pinça sacro-trocanter, o que aumenta a propulsão. Nessa condição a lordose lombar aumenta. 
III. Neste ciclo 1 realizamos diversas propostas de exercícios para funcionalizar a articulação coxofemoral. Em cada uma das propostas, vocês tiveram que acionar controles específicos para realizá-los, dado que os exercícios trabalham as alternâncias do movimento de flexão e extensão da virilha, em diferentes planos no espaço. É o treino dessas ações musculares nos deslocamentos que nos permite desenvolver condições musculares adequadas para a realização dos movimentos funcionais do dia a dia. 
Tendo como base essa vivência e o conteúdo teórico dado em curso, assinale as alternativas que você considera INCORRETAS em relação aos comandos que dever ser acionados para realizarmos, por exemplo, a passagem da posição sentada para a posição em pé:
( ) a. A ação de se levantar de uma cadeira, exige um estado de prontidão do corpo que depende de vários ajustes: do apoio dos pés no chão próximos ao assento com as pernas alinhadas, o peso do corpo incidindo assim nas pernas e não coluna vertebral.
( x) b. Um dos comandos se refere ao trabalho do períneo. O trabalho do períneo fecha o triângulo formado pelo cóccix e pelos dois ísquios, e promove a aproximação das asas ilíacas, alargando, portanto a bacia e ajudando na descompressão da coluna vertebral. 
( X) c. Se observamos no plano frontal o movimento do fêmur na passagem da flexão para a extensão, podemos observar que a orientação da cabeça do fêmur muda e gira para fora, enquanto o joelho é sempre orientado para frente, ou seja, o grau de rotação do corpo do osso não muda. ISSO QUE EU NAO TENHO CERTEZA, MAS ACHO QUE ESSA TBEM TA ERRADA.
( ) d. Durante a transição da passagem da posição sentada para em pé, a bacia deve se manter vertical, pela ação dos músculos glúteo máximo e rotadores externos, que garantem o fechamento da pinça sacro trocanter. A linha que representa a direção das trações musculares do fechamento da pinça é oblíqua na posição em pé.
IV. “ Quando nos apoiamos no chão, os músculos da sola e do peito do pé contraem-se simultaneamente, equilibrando suas forças. Essa reação imprime ao pé um desenho levemente abobadado, que permite a transmissão da força muscular, de músculo para músculo até o pescoço.” (Cérebro Ativo).
Em relação a esse assunto, podemos afirmar que...
( X ) a. Os principais pontos de apoio dos pés ao manter-se no chão são: calcâneo, base do primeiro meta e base do quinto metatarso.
( ) b. Os pés planos, por terem mais superfície de apoio no solo, têm a capacidade de gerar mais propulsão para o passo.
( ) c. Na anatomia do pé, podemos perceber a existência de dois eixos distintos: um eixo externo, formado pelo calcâneo, cubóide, quarto e quinto metas e falanges dos quarto e quinto dedos, e um eixo interno, formado pelo talus, escafóide, pelos 3 cuneiformes e pelos primeiro, segundo e terceiros metas, com as respectivas falanges. O eixo externo deve se manter estável no apoio, enquanto o movimento do dedão em direção ao chão acontece pela mobilidade do eixo interno. Podemos estimular essas ações mantendo o apoio externo do calcâneo no chão, enquanto tentamos direcionar a cabeça do primeiro meta em direção ao chão. 
( X ) d. A pressão dos dedos do pé contra o solo no final da fase de impulso na marcha, evita o afundamento do arco transverso potencializando, assim, a propulsão.
( X) e. O músculo tibial anterior e os músculos fibulares controlam a estabilidade do tornozelo e permitem o bom posicionamento do pé no solo. 
V. No ciclo 1, sempre enfatizamos a importância da manutenção de bons encaixes articulares durante a realização dos exercícios. Em relação à pinça sacro-trocanter podemos afirmar que: Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S):
( X ) a. Ao acionarmos adequadamente os músculos glúteo máximo e rotadores externos para ficar em pé, a distância entre o trocanter maior e o sacro diminui (pinça fechada) e o fêmur coloca-se em extensão.
( ) b. A manutenção da pinça aberta facilita a propulsão da bacia para frente durante a marcha.
( ) c. uma das melhores maneiras de acionarmos o fechamento da pinça é trabalhar na posição semi ajoelhada. NESSA POSIÇÃO SE TRABALHA A PINÇA MAS NAO SEI SE É UMAS DAS MELHORES!!!
( X ) d. O fechamento da pinça protege os ligamentos da bacia e evita o pinçamento dos nervos, bastante frequente nesta região.
 
VI. O exercício que você realizou em pé sobre um banquinho baixo, apoiando apenas o terço anterior dos pés enquanto segurava dois bastões, teve várias orientações durante sua realização. Assinale as alternativas CORRETAS:
( ) a. Avaliar a posição do próprio corpo procurando a sensação de relaxamento da região dorsal para trás sem se desequilibrar.
( ) b. A tração dos calcanhares na direção do chão buscando o alongamento da panturrilha. 
( X ) c. A pressão dos bastões contra o chão para distribuir o peso do corpo entre quatro apoios e consequentemente, acionar a musculatura anterior do tronco na manutenção da posição vertical.
( ) d. A extensão completa das articulações dos joelhos e dos cotovelos.
( X) e. Analisar a posição do corpo de frente para o espelho buscando, em linhas paralelas ao chão, as referências de simetria do corpo no plano frontal. 
VII. No exercício de gato no elástico, quais são os principais acionamentos de controle
para que a descompressão da região lombar realmente aconteça? (assinale a alternativa CORRETA)
( ) a.	Apoiar os joelhos no chão, manter a bacia vertical, manter a força da parede anterior do tronco, alargar as escápulas e crescer a cervical olhando para o chão.
( ) b.	Apoiar bem os pés, fazer força contra a tração do elástico de forma que a coxofemoral vá para uma leve extensão, apoiar as mãos no chão e crescer a cervical retificando a coluna e olhando para frente.
( X ) c.	Com os pés e joelhos apoiados no chão, aproximar os ísquios, manter a força da parede anterior do tronco, alargar os peitorais preservando o retângulo do tronco, apoiar suavemente as mãos no chão e crescer a cervical olhando para o chão.
( ) d.	Apoiar os joelhos no chão, usar a força dos glúteos para encaixar a bacia, contrair o abdômen, apoiar as mãos no chão com os braços esticados e olhar para frente.
VIII. Com base na idéia de que o aluno precisa de referências concretas para organizar seu corpo no espaço, assinale as alternativas que considera CORRETAS:
( X ) a. Assim como podemos identificar linhas horizontais e verticais no espaço que nos cerca, no nosso corpo essas referências também estão presentes: são essas linhas que orientam a posição e o movimento do meu corpo no espaço.
( X ) b. As linhas e planos do espaço nos situam em relação às linhas de nosso próprio corpo e aos planos de nossos movimentos; assim, a linha do horizonte orienta meu olhar; e as linhas verticais de uma coluna ou batente orientam minha própria verticalidade.
( ) c. Tanto faz como posicionamos nosso corpo em relação às paredes e aos objetos que nos cercam, já que a propriocepção articular nos informa o tempo todo a posição e o movimento de nossas articulações.
(  ) d. Quando estamos em pé, é importante alternar o peso de um lado para o outro. Assim evitamos a fadiga muscular e preservamos nossas articulações.
IX. Quando estudamos a passagem de tensão da contração muscular vimos que são determinados músculos pluriarticulares que a organizam. Eles asseguram o movimento, pois transmitem sua força de uma unidade muscular para outra. Sobre a passagem de tensão na perna assinale as alternativas INCORRETAS:
( ) a. Os músculos condutores são assim chamados porque ao serem acionados, rapidamente colocam o corpo em um estado de prontidão para o movimento,  posicionando corretamente as peças ósseas e favorecendo a transmissão da força muscular por todo o corpo.
( ) b. São os músculos condutores que garantem ao corpo a sensação de unidade: o movimento de determinada parte do corpo modifica o estado de tensão do corpo todo.
( X ) c. Músculos pluriarticulares são aqueles que possuem dois ou mais ventres musculares. Na perna, por exemplo, temos o bíceps femoral.
( X ) d. O alinhamento da perna depende da ação dos músculos condutores, que garantem, por um lado, a rotação interna do fêmur, e por outro, a rotação externa da tíbia, gerando tensão em torção  que equilibra a ação dos músculos flexores e extensores da perna. 
X. No último período da aula de conclusão do ciclo I você realizou um exercício composto de várias etapas. Ele engloba, de forma prática, os assuntos abordados nessa primeira fase do curso. É recomendável que antes de resolver as questões, você refaça o exercício, detalhado à pág. 114 do livro Corpo Vivo. 
Sobre esse exercício assinale as alternativas que considerar CORRETAS:
( X ) a. A posição inicial para o exercício é em pé, com as pernas afastadas. Os pés devem se manter paralelos e as articulações coxofemorais em rotação externa. O peso do corpo deve deslocar-se para frente a partir das articulações do tornozelo, enquanto no pé ocorre a transferência desse peso do calcâneo para o primeiro metatarso e hálux, numa linha de força que corresponde ao arco longitudinal do pé.
( X ) b. Após a inclinação do corpo para frente as pontas dos dedos das mãos chegam ao chão. Nessa posição, em que o corpo tem 4 apoios, a bacia estará na posição horizontal e os músculos responsáveis pela rotação externa das coxofemorais continuam acionados para que a coluna lombar não sofra compressões.
( ) c. Na posição de 4 apoios orientamos o deslocamento alternado do peso do corpo entre o lado direito e o esquerdo. Esse movimento deve ser solto e sem resistência para assim ganharmos bastante alongamento dos músculos adutores das coxas.
( X ) d. Na etapa em que o corpo coloca-se de lado em relação ao plano inicial do exercício, uma das pernas estará a frente com o joelho dobrado e a outra totalmente estendida pela ação do músculo glúteo máximo. Nessa posição, análoga à posição do corredor que vai dar a largada, o calcanhar do lado em extensão opõe-se ao crânio.
�PAGE \* MERGEFORMAT�6�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais