Buscar

SisCam: Sistema de Informação do Câncer da Mulher

Prévia do material em texto

MEDICINA
DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E ROBÓTICA APLICADAS À EDUCAÇÃO E ÀS PRÁTICAS MÉDICAS
LABORATÓRIO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: SISCAM
Data: 11/10/2013
Valor = 1 crédito
Enviar para: gilbertoareis@ig.com.br
Componentes do Grupo:
	Carolina Avelar
	Déborah Brandão
	Estella Azevedo
	Karina Grilo
	Sabrina Barbosa - sabrinabarbosa18@gmail.com
Roteiro das Atividades:
01) Abram o site do DATASUS (http://www.datasus.gov.br), cliquem em “Informações de Saúde (TABNET)” “Epidemiológicas e Morbidade” “Outros agravos” “Câncer de colo de útero e de mama - desde 2000” “Informações Estatísticas” e respondam:
Quais dados podem ser obtidos no SisCam?
O Sistema de Informação do Câncer da Mulher compreende:
Os Sistema de Informação de Controle do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e o Sistema de Informação do Câncer de Mama (SISMAMA). 
Os dados disponibilizados quanto ao câncer de colo uterino (SISCOLO) são:
O exame citopatológico cérvico-vaginal (Papanicolau) tem como finalidade o rastreamento do câncer de colo
O exame da microflora vaginal, que também tem a finalidade preventiva quanto à instalação de um processo inflamatório/oncótico.
O exame anátomo patológico do colo uterino para verificar possíveis lesões e proporcionar um diagnóstico e tratamento precoces.
Os dados obtidos permitirão avaliar e monitorar a evolução e o desfecho dos casos. Além disso, será possível acompanhar o desenvolvimento das ações do plano de controle do câncer de colo do útero e de mama, também poderá ser utilizado indiretamente para avaliar a captação (mulheres novas) e cobertura (mulheres atingidas) dos programas referidos. 
02) Criem duas tabelas: uma com dados do SISCOLO e outra com dados do SISMAMA e façam uma avaliação da utilidade dos dados obtidos para avaliação da respectiva ação de saúde de prevenção ao câncer do colo do útero e ao câncer de mama.
Essa avaliação deverá ser revista com a Profª Adriana no Laboratório de Integração.
	A utilização de um sistema informatizado para gerenciamento das informações provenientes das unidades de saúde é um dos principais instrumentos que auxiliam a consolidação das ações de um programa de controle de câncer e, deve ser atualizado constantemente. Além disso, possibilita a implementação de estratégias importantes, tais como a padronização de procedimentos e de condutas que garantam a qualidade dos processos técnicos e operacionais para o controle do câncer. Os dados obtidos nas tabelas acima informam a quantidade de exames citopatológicos Cérvico-Vaginal, Microflora e Mama por ano de competência abrangida, para o munícipio de Betim/MG. Além disso, demonstram a superioridade dos exames relacionados ao diagnóstico do câncer uterino (citopatológico cérvico-vaginal e microflora) provavelmente, pelo fato de haver uma padronização presente quanto aos procedimentos.
2

Outros materiais