Buscar

Aprendizagem e Memória

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aprendizagem e Memória
Introdução à Psicologia
Maria Cristina Urrutigaray
Psicologia da Aprendizagem
A aprendizagem
Teorias da aprendizagem
Conceitos e fatores facilitadores da aprendizagem.
Aprendizagem
A problemática da Aprendizagem tem sido neste século bastante estudada.
Importancia está na constatação de que a evolução da espécie humana só se tornou possível graças ao fato de possuirmos capacidades para aprender, reter e transmitir aos outros os nossos conhecimentos e experiências aprender está intimamente relacionada com a história evolutiva do ser humano. 
As questões em torno de “como se aprende” e “porque se aprende” foram sempre de enorme pertinência para os investigadores da psicologia.
Existem bastantes definições sobre aprendizagem.
CONCEITO GERAL
Podemos caracterizar a aprendizagem como um processo pessoal, dinâmico, interativo, continuo, de aquisição e elaboração de conhecimentos nos domínios teórico, prático e comportamental.
 
A aprendizagem é um processo de construção pessoal, resultante da experiência, e que se traduz numa modificação de comportamento relativamente estável.
É graças ao poder adaptativo da aprendizagem que podemos responder de forma adequada às dificuldades suscitadas pelas diferentes situações e contextos em que nos situamos durante a nossa vida.
Formas e Tipos
Vamos brincar?
Reflita sobre as inúmeras situações em que já esteve envolvido em atividades de aprendizagem. 
Já o fez?
Então o que é que lhe parece? Você teve consciência em cada uma delas que estava aprendendo? Provavelmente não. É que este processo é intrínseco ao indivíduo, acontece naturalmente e de forma espontânea em cada um de nós.
Para melhor compreendermos esta ideia imaginemos o seguinte exemplo: estamos num contexto que não nos é familiar e não sabemos como agir de acordo com o X da situação. 
O que é que podemos fazer?
Uma possibilidade é olharmos a nossa volta, observarmos e vermos como é que as outras pessoas fazem para podermos fazer semelhante. Aí....
Se, mais tarde, formos capazes de lidar com a situação num contexto semelhante sem ter de olhar para os outros, aprendemos. 
Posteriormente até vamos dar um “toque à nossa maneira” isto é, fazer de um modo pessoal, e assim aprendemos a ser naquele contexto, aprendemos como agir. Assim:
A aprendizagem nos torna mais adaptados mais autonomos, mais capazes.
O que fizemos?
Quando estamos aprendendo o X da questão podemos fazer de forma automáticainteriorizando os elementos de um modo arbitrário sem estabelecer uma relação entre eles: exemplo: memorizando, decorando.
Quando somos capazes de naturalmente respeitar as regras da questão X sem ter de olhar para os outros a aprendizagem torna-se verdadeiramente significativa implica numa compreensão dos diferentes dados que nós possuímos:
 aprendizagem é mais do que uma simples acumulação de fatos (isso é memória). 
a aprendizagem provoca uma modificação no nosso comportamento.
Teorias da Aprendizagem
Corrente Behaviorista (Comportamentalismo)
Pavlov falou a 1ª vez de reflexos condicionados estudou a sua natureza e o seu funcionamento:
Um cão faminto + comida + dispositivo para colher a saliva. 
Sempre que lhe era apresentada a comida o cão saliva (reflexo incondicionado). 
Posteriormente apresentou uma campainha simultaneamente à apresentação da comida e verificou a mesma resposta  a salivação. 
Repetindo todo este processo algumas vezes percebeu que apresentando apenas o som da campainha, sem a presença da comida o cão também salivava. 
Concluiu então que a campainha levou o cão a salivar.
Tinha criado um reflexo condicionado. 
Pavlov identificou os reflexos condicionados (aprendizagem) como uma das manifestações da atividade nervosa superior que denominou como atividade psicológica.
Watson a aprendizagem é o resultado de um processo de condicionamento. 
Thorndike teoria do estimulo - resposta ou conexionismo., aprendizagem conseguida através de ensaios constituidos por tentativas e erros.
Exemplo de Ivan Petrovitch Pavlov
Sn Si Ri
(som) (alimento) (salivação)
 :
 :
 :
Sc Rc
(som) (salivação)
Sn= estímulo neutro.
Si= estímulo incondicionado
Ri= resposta incondicionada REPETIDAS VEZES
Sc=estímulo condicionado
Rc=resposta condicionada
COMPORTAMENTALISMO:
As 3 Três leis da aprendizagem.
A lei do efeito  a conexão entre o estímulo e a reação (resposta) pode ser reforçada ou enfraquecida se estiver de acordo com nível de satisfação que proporciona ao sujeito.
A lei da frequência  diz que não só a repetição é uma condição suficiente para a aprendizagem; para que esta ocorra a resposta deve ser acompanhada também de resultados positivos; 
A lei da maturidade  que apela para a importância de o organismo estar preparado para estabelecer a conexão entre o estímulo e a reação, proporcionando-se, deste modo, um resultado agradável onde a aprendizagem se efetua.
Teoria do Condicionamento Operante
Skinner
Aprendizagem se dá quando uma resposta é acompanhada de um reforço positivo, uma recompensa. Porque se verifica uma tendência para se repetir um comportamento em função do apoio no reforço, seja ele positivo ou negativo.
A aprendizagem precisa de uma situação onde a relação entre o estímulo e a reação (resposta) seja fortalecida de tal maneira que esta resposta se constitua como um estímulo. 
Por exemplo: o elogio é uma recompensa que reforça e funciona como um estímulo para aprendizagem e uma nova resolução de problemas. 
SKINNER
O Reforço positivo se fundamenta na ideia de que as reações que são recompensadas tem a tendência a ser repetidas. 
Por exemplo quando o aluno é elogiado pela sua participação tende a voltar a participar.
O Reforço negativo se baseia na ideia de que há reações que libertam o organismo de uma situação desagradável, e elas tendem a ser repetidas. 
Por exemplo se estivermos mal sentados tenderemos a nos ajustarmos na cadeira várias vezes até nos sentirmos bem. 
A Extinção que tem como base a noção de que as reações que não são recompensadas tem tendência a desaparecer. Exemplo: Quando o professor não atende à participação do aluno este tende a diminuir as suas colocações.
A Punição que supõe que as reações que produzem consequências indesejadas para o organismo tem tendência a desaparecer. EXEMPLO: lei seca.
BANDURA:
APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÂO
Supõe que alguns comportamentos não seguem as leis da aprendizagem explicadas anteriormente: como a noção de conexão entre estímulo e resposta(apenas pelo condicionamento).
Fala que a aprendizagem se dá em torno de um processo de modelagem social,através de referenciais que servem de modelo.
A modulação também chamada aprendizagem social verifica-se quando uma alteração de comportamento de um sujeito é o resultado da observação dos comportamentos dos outros sujeitos.
O sujeito através da observação valorativa extrai regras e princípios gerais de comportamento, os quais (princípios) lhe permitem ir além do que vê ou ouve.
APRENDER POR MODULAÇÃO
O importante é o estudo dos estímulos e dos comportamentos observáveis  que são as respostas;
Porém é a experiência o fator de maior influência no comportamento; sendo a hereditariedade (biológico) um fator secundário.
Para Bandura a aprendizagem também decorre da estimulação, e cada estímulo desencadeia uma resposta que é diretamente observável trabalho com o método de observação dos comportamentos.
Apoia o conceito de que o condicionamento às respostas se faz por reforço.
As respostas desejáveis são aquelas que foram reforçadas positivamente (houve recompensa). 
As respostas
não desejadas são as que foram reforçadas negativamente, ou, às vezes resultados de punições exageradas.
Corrente Cognitivista (Cognitivismo)
Surge da teoria da Forma ( “Gestalt”)
o sujeito interpreta organiza os estímulos exteriores em termos de conjuntos e não isoladamente. 
O mundo exterior é percebido por nós de modo organizado em estruturas de formas completas, em esquemas de ação e configurações totais
 as configurações levam o sujeito a atribuir determinado significado “insight”.
A aprendizagem consiste numa mudança feita na estrutura cognitiva do sujeito : através da maneira como ele percebe, seleciona, organiza os objetos e os acontecimentos, atribuindo-lhes a significados. 
CONCEITOS BÁSICOS 
(COGNITIVISMO)
O sujeito aprende porque é ativo ele seleciona a informação sempre fruto da experiência que vai adquirindo.
A aprendizagem é uma atividade funcional, exploradora e criativa: tem como suporte: 
a percepção, 
 a atribuição de significados às percepções 
um contexto ou situação em que os fatos ocorrem.
As teorias cognitivas consideram que a aprendizagem tem como pressuposto o insight, a finalidade e a estrutura.
O sujeito define onde quer chegar (finalidade) e apercebe-se (insight) de como deve estruturar/organizar/elaborar suas ações criando soluções para conseguir. (estrutura).
MEMÓRIA
O que nos faz lembrar de uma detalhada história ocorrida no passado? 
Como deixamos fluir naturalmente as frases complicadas de longas canções? 
Por que nunca nos esquecemos de como se dirige um automóvel?
Nestes exemplos, a memória surge como um processo de retenção de informações no qual nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando as chamamos. É uma função cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em experiências vividas.
MEMÓRIA
Existem diferentes categorias de memórias, entre elas estão:
A memória ultrarrápida cuja retenção não dura mais que alguns segundos.
A memória  de curto prazo (ou curta duração), que dura minutos ou horas e serve para proporcionar a continuidade do nosso sentido do presente é temporária e limitada em sua capacidade, também chamada de operacional ou de trabalho.
A memória de longo prazo (ou de longa duração), que estabelece engramas (ou traços duradouros ) dura dias, semanas ou mesmo anos É permanente e requer atenção, várias repetições e ideias associativas e se armazena por consolidação.
MEMÓRIA
MEMÓRIA
Memória operacional , ela mantém a informação viva durante poucos segundos ou minutos, enquanto ela está sendo percebida ou processada. Armazenamos em nossa memória operacional, por exemplo, o local onde estacionamos o automóvel, uma informação que será necessária até o momento de chegarmos até o carro
Memória declarativa (ou explícita) é a memória para fatos e eventos, por exemplo, lembrança de datas, fatos históricos, números de telefone, etc.  Reúne tudo o que podemos evocar por meio de palavras (daí o termo declarativa). 
DIVIDIDA em:
episódica- quando envolve eventos datados, isto é relacionados ao tempo. Usamos a memória episódica, por exemplo, quando lembramos do ataque terrorista em 11 de setembro.
semântica- Abrange a memória do significado das palavras.
Memória não-declarativa (ou implícita)  - Se difere da explícita (declarativa) porque não precisa ser verbalizada (declarada). É a memória para procedimentos e habilidades, por exemplo, a habilidade para dirigir, jogar bola, dar um nó no cordão do sapato e da gravata, etc. Pode ser de quatro subtipos.
MEMÓRIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais