Buscar

Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aprendizagem
Cristiane Guimarães
Uma conceituação... A aprendizagem é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiências ou prática. 
É pela aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe no seio da sociedade. 
Um dos temas mais estudados pela psicologia por razões óbvias: quase a totalidade de nossos comportamentos é aprendido.
Precisamos aprender praticamente tudo: vestir, comer, andar, falar....
A aprendizagem humana começa antes mesmo do nascimento e continua até a morte.
Se se pretende entender o comportamento e as atividades, os interesses e as atitudes, os ideais e crenças, as habilidades e conhecimentos que caracterizam qualquer ser humano, é essencial compreender o processo de aprendizagem.
A aprendizagem e a maturação constituem as duas maiores influências que afetam o comportamento humano.
Apesar disso é um engano pensar que a aprendizagem leva, invariavelmente, a um crescimento pessoal ou social. 
	
Não aprendemos somente os comportamentos que nos tornarão melhores, mais capazes ou mais felizes. Também aprendemos comportamento inúteis ou prejudiciais, como fumar ou ingerir drogas.
É a capacidade de aprender que torna possível às gerações tirar proveito das experiências e descobertas das gerações anteriores, acrescentar sua própria contribuição e, assim, promover o progresso. 
Os costumes, as leis, a religião, a linguagem e as instituições sociais têm-se desenvolvido e perpetrado, como um resultado da capacidade do homem para aprender. 
Comportamento aprendido X comportamento instintivo 
Comportamento instintivo é concebido como aquele comportamento complexo, universal, uniforme para cada espécie, de aparecimento súbito, não requerendo treinamento ou aprendizagem prévia e tendo valor de sobrevivência.
Ele se distingue do comportamento reflexo porque este ocorre num grupo específico de efetores e é evocado pela estimulação de receptores específicos.
Comportamento aprendido é relativamente independente da hereditariedade. 
Classes de comportamento distintos da aprendizagem 
Reflexos
Instintos
Estampagem - comportamento de algumas aves e sua vinculação ao nascer. Algumas aves como os gansos e os patos, têm desde que nascem um sistema programado de vinculação, eles vinculam-se ao primeiro ser vivo com movimento que veêm.
Existem um série de definições sobre o que seria aprendizagem. 
Só podemos porém, observar o resultado da aprendizagem, não sendo possível ainda conhecer o que de fato ocorre dentro do organismo durante o processo de aprendizagem.
Não podemos também confundir aprendizagem acadêmica com aprendizagem de modo geral.
Aprendemos valores culturais; aprendemos a amar, odiar, a temer e ater confiança em si mesmo, aprendemos a ter desejos....
Aprendizagem não é apenas a aquisição de conhecimentos ou do conteúdo dos livros e não é somente o exercício da memória.
Aprendizagem - modificação sistemática do comportamento, por efeito da prática ou experiência, com um sentido de progressiva adaptação ou ajustamento.
Comportamento - não se refere somente a reações explícitas ou de ação direta sobre o ambiente físico, mas também no de reações simbólicas, que se observam em gestos, falas, linguagem gráfica, e também em comportamentos implícitos, como perceber, compreender, imaginar e pensar de modo coerente.

Outros materiais