Buscar

Apol Didática e Libras

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto a seguir:
“Podem-se organizar os principais fatores diferenciadores individuais os cinco seguintes: a localização da lesão, a etiologia, a perda auditiva, a idade de início da surdez e o ambiente educativo da criança. Uma surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar de onde se localiza a lesão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 172.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a perda auditiva pode ser classificada em tipos e graus. Sobre o tipo de surdez denominado sensório-neural, é correto afirmar que:
	
	A
	A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, passíveis de tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico.
	
	B
	A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na orelha externa, passíveis de tratamento cirúrgico na orelha interna.
	
	C
	A surdez sensório-neural afeta a audição tanto da orelha externa quanto da orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo uma surdez sensório-neural.
	
	D
	A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na parte interna da orelha, passíveis de tratamento cirúrgico e medicamentoso na parte externa da orelha.
	
	E
	Localizado na orelha interna e/ou no nível central. É irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas não se regeneram.
Você acertou!
O tipo de surdez sensório-neural é irreversível, não existindo assim tratamento para este. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central e entre as patologias e fatores que podem provocar essa surdez encontram-se as doenças viróticas, como meningite, rubéola, citomegalovírus; a ingestão de drogas; a anoxia ou falta de oxigênio no cérebro etc. (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 27).
Questão 2/10
Considere a seguinte citação:
“O alfabeto manual, utilizado para soletrar manualmente as palavras (também referido como soletramento digital ou datilologia), é apenas um recurso utilizado por falantes da língua de sinais. Não é uma língua, e sim um código de representação das letras alfabéticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 28.
De acordo com os conteúdos do texto-base A classificação indicativa na Língua de Sinais, assim como as letras do alfabeto, os números são também representados por meio de sinais na Libras (Língua Brasileira de Sinais). Observe os números sinalizados em libras e marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
	
	A
	7 – 6 – 2 – 3 – 4 – 7 - 9
	
	B
	2 – 6 – 1 – 3 – 4 – 2 - 9
	
	C
	2 – 6 – 1 – 4 – 3 – 7 – 9
Você acertou!
 
 (texto-base: A classificação indicativa na Língua de Sinais, p. 29).
	
	D
	7 – 9 – 1 – 4 – 3 – 2 - 9
	
	E
	2 – 6 – 2 – 4 – 3 – 7 – 9
Questão 3/10
Leia o trecho do texto a seguir:
“Dependendo das circunstâncias e do momento histórico, a didática pode ser considerada como a ciência do ensino, a arte do ensino, uma teoria da instrução, uma teoria da formação ou mesmo uma tecnologia para dar suporte metodológico às disciplinas curriculares. De alguma forma, esteve sempre ligada às questões postas pelos processos de ensino, compreendidos como instrumentos de poder, a serviço de interesses diferentes e contraditórias finalidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Selma G. Pimenta et all. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013. p. 143-144. Disponível em:  www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/09.pdf. . Acesso em: 08/02/2015.
Com base nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre o ensino de didática tradicional e o ensino de didática atualmente.
I. A didática desde seu princípio dedicou-se a pensar a formação do aluno e a sua relação com o professor, sendo que sua concepção técnica de organização da sala e dos alunos surgiu na modernidade.
II. A didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, afastado das questões políticas e da realidade do aluno.
III. A didática moderna se dedica à elaboração das melhores técnicas de ensino e transmissão de conhecimento, não considerando o contexto histórico em que está inserida, mas analisando seu processo de desenvolvimento e pensando apenas neste.
IV. A didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor.Seu foco está na prática mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como levar os alunos a organizarem-se em sala de aula.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e IV estão corretas. A afirmativa I está incorreta pois a didática tradicional ressalta aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, sem participação política, afastado das questões políticas e da realidade do aluno. A didática era compreendida também como uma técnica de manejo de classe e como um curso de ensino ao professor de técnicas de ensino e por isso a afirmativa II está correta. A afirmativa III está incorreta pois os aspectos elencados como pertencentes à didática moderna pertencem na verdade as características da didática tradicional, sendo que a didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor, assim seu foco está na prática mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula, o que faz a Afirmativa IV correta.  (LIVRO-BASE, p.1427 e Aula 1 – vídeo 3).
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	I, II e IV, apenas.
Questão 4/10
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Benjamim Bloom foi quem, em 1968, complementou os estudos de aprendizagem para o domínio. Para ele, o uso destas ‘estratégias de aprendizagem para o domínio’ está diretamente relacionado à sua capacidade de reconhecer como o aluno alcançou esse domínio. Essa aptidão, por outo lado, está diretamente relacionada à capacidade de especificação dos objetivos de ensino em termos de comportamentos observáveis, sejam eles cognitivos, afetivos ou psicomotores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma. Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas Configurações. Campinas: Papirus, 2006, p. 88.
Bloom traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do aprender a fazer. Sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro-base Didática. Relacione, numerando corretamente, cada etapa deste caminho a suas características:
1. Caracterização da população e do contexto.
2. Ensino socioindividualizado.
3. Pós-teste.
4. Especificação dos objetivos e das atividades.
5. Validação do programa.
(  ) Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
(   ) Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
(   ) Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
() Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
(   ) Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
Você acertou!
Caracterização da população e do contexto - Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
Ensino socioindividualizado - Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
Pós-teste - Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
Especificação dos objetivos e das atividades - Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
Validação do programa - Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações. (Livro-base, p.41).
	
	B
	2 – 4 – 1 – 5 – 3
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3 – 5
	
	D
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	E
	1 – 4 – 3 – 2 – 5
Questão 5/10
Considere a citação a seguir:
“O bilinguismo, sendo bem utilizado, ou seja, expondo a criança surda à comunidade que utiliza Libras e possibilitando a aquisição dessa língua por meio de diálogos, somado à estimulação sistemática dos resíduos auditivos e da língua oral, pode oferecer iguais condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças surdas em comparação com as crianças ouvintes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: A linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro: Plexus, 2002. p. 165.
De acordo com os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre o fato de as crianças surdas sem língua adquirida serem capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência que as crianças ouvintes da mesma idade, analise as seguintes afirmativas:
I. A criança surda utiliza mecanismos não linguísticos para resolver seus problemas cognitivos.
II. A criança surda desenvolve mecanismos linguísticos para resolver suas atividades cognitivas.
III. A criança surda possui potencial cognitivo, mas precisará adquirir uma língua para aprendizagens mais complexas.
IV. A criança surda usa sua criatividade infantil para interpretar símbolos visuais.
V. A criança surda tem a capacidade de criar sinais para se comunicar.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
Você acertou!
As alternativas I, III, IV e V são corretas de acordo com as seguintes argumentações: “Diferenciando-se da criança ouvinte, apenas por não receber estímulos sonoros, a criança surda possui as mesmas características daquela. Entretanto, o desconhecimento, tanto sobre a surdez quanto sobre o potencial da criança surda, muitas vezes, dificulta suas interações, podendo provocar seu isolamento social. Kelman, reportando-se aos trabalhos de Furth, diz que este autor: 'descobriu que crianças surdas, sem língua adquirida, são capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência de crianças ouvintes da mesma idade, desde que não esteja envolvido o fator "língua e, portanto, o seu desempenho em testes cognitivos é indicativo de que pode existir cognicão, em alto grau, sem língua (KELMAN, 1996, p. 27)'. Furth (1972, apud KELMAN, 1996, p. 27) concluiu que estas crianças recorrem a outras modalidades simbólicas’. Para ele, esse pode ser o aspecto mais marcante do funcionamento psíquico do surdo, afirmando que, mesmo sendo a língua e a fala uma forma de representação simbólica, existem ‘outras formas de representação simbólica para a criança que nasceu surda’. Nesse sentido, podem ser aí incluídas aquelas que ensurdeceram antes de adquirir uma língua. Fernandes (1999, p. 78) concorda com Furth ao afirmar que crianças surdas utilizam ‘mecanismos mentais não linguísticos’ para resolver problemas cognitivos. Entretanto, essa pesquisadora acrescenta que, ‘embora nem todos os processos mentais sejam realizados através do mecanismo linguístico, o fato é que a ausência da linguagem provoca, no desenvolvimento geral dos processos cognitivos, alguma alteração significativa’ (idem). Ao trazer tal afirmação, Fernandes adverte para o fato de que mesmo tendo alcançado as primeiras aprendizagens através da linguagem não verbal, a criança surda terá necessidade de adquirir uma língua para alcançar outras aprendizagens, mais complexas, e que somente poderão se efetivar completamente a partir desse instrumento. Retornando aos estudos de Kelman, ela cita outra importante pesquisa que diz respeito à capacidade da criança surda em criar sinais para se comunicar, na ausência de uma língua. Assim, Kelman afirma que Feldman, Goldin-Meadow e Gleitman (1978, apud KELMAN, 1996, p. 29-30) ‘estudaram crianças surdas, filhas de pais ouvintes, sem língua adquirida, com idade variando entre 17 e 49 meses, na primeira entrevista, e, entre 30 e 54 meses, na última entrevista’. Essas crianças estudavam em escola especial onde era utilizado o oralismo, sendo impedidas de utilizar a língua de sinais. Todavia, entre elas e quando se encontravam longe dos professores, usavam gestos criados entre si e que foram transformados em sinais comunicativos. Tais sinais foram considerados pelas pesquisadoras equivalentes à orações e frases, tal era a sua complexidade” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 52,53). A afirmativa II é falsa, tendo em vista o argumento citado no texto-base: “Fernandes (1999, p. 78) concorda com Furth ao afirmar que crianças surdas utilizam mecanismos mentais não linguísticos para resolver problemas cognitivos. Entretanto, essa pesquisadora acrescenta que, ‘embora nem todos os processos mentais sejam realizados através do mecanismo linguístico, o fato é que a ausência da linguagem provoca, no desenvolvimento geral dos processos cognitivos, alguma alteração significativa’” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 52).
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II, III, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas II e V, apenas.
Questão 6/10
Leia o extrato de texto a seguir:
“Com relação às crianças surdas, devemos ter a pretensão de modificar o quadro vigente no que diz respeito aos déficits cognitivos e linguísticos, pois, atualmente, reconhece-se que os surdos possuem as mesmas possibilidades cognitivas que os ouvintes e, socialmente, apresentam-se como pertencentes a um grupo não deficiente, com direito à língua e cultura próprias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 78.
Sobre o potencial do indivíduo surdo, em todo o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda é defendida a ideia de que, mesmo que não tenha sido exposto a nenhum tipo de língua, seja ela espaço-visual ou oral-auditiva, ele possui mecanismos e processos mentais em atividade. Isso reforça a ideia de que:
	
	A
	A falta de língua não implica em perdas cognitivas.
Você acertou!
“Sobre o potencial da criança surda, Fernandes (1999, p. 76-77) defende a ideia de que ‘uma criança surda que não tenha sido exposta a nenhum tipo de língua (oral-auditiva ou espaço-visual), verificamos que apresenta mecanismos cognitivos, ou seja, processos mentais em atividade’. A autora reforça a ideia de que a falta de uma língua não implica perdas cognitivas” (texto-base:As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 33).
	
	B
	A falta de língua implica em perdas cognitivas.
	
	C
	A falta de língua é própria do sujeito surdo.
	
	D
	A falta de língua promove os aspectos cognitivos e emocionais da mesma maneira que promove para os não surdos.E
	A falta de língua promove os aspectos linguísticos e emocionais.
 
Questão 7/10
Considere o trecho do texto a seguir:
“O elemento principal da abordagem tecnicista não é o professor, nem o aluno, mas a organização racional dos meios. O planejamento e o controle asseguram a produtividade do processo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Curitiba: Champagnat, 2010, p.48. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativas a seguir sobre a abordagem didática do aprender a aprender:
I. Fundamenta-se numa visão existencialista e, como consequência, vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem.
II. A abordagem deste processo didático está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender. 
III. John Dewey é um dos teóricos que se coloca contra esta perspectiva do aprender a aprender.
IV. O centro deste processo está no professor, que ensina o aluno o método de aprender.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	III e IV, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I e II, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e II são corretas. A abordagem do “aprender a aprender” fundamenta-se numa visão existencialista, e como consequência vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem. Sua abordagem está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender. A afirmativa III está incorreta pois John Dewey é o proponente do método utilizado nesta abordagem didática. E a afirmativa IV está incorreta pois o centro deste processo está no aluno.
 (Livro-base, p.37).
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 195.
A avaliação é um dos elementos do planejamento docente e sua concepção de avaliação varia de acordo com a concepção de educação que orienta a prática do professor. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Didática, relacione cada abordagem didática a sua compreensão de avaliação:
1. Transmissão-assimilação.
2. Aprender a aprender.
3. Aprender a fazer.
4. Sistematização coletiva do conhecimento.
(  ) Serve-se da auto avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
(  ) A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
(  ) Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino.
(  ) As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
(  ) A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	2 – 4 – 3 – 1 – 1
	
	B
	1 – 3 – 2 – 2 – 3
	
	C
	3 – 1 – 1 – 2 – 4
	
	D
	2 – 2 – 3 – 1 – 4
	
	E
	2 – 4 – 3 – 1 – 3 
Você acertou!
1.Transmissão-assimilação - As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
2. Aprender a aprender - Serve-se da autoavaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
3. Aprender a fazer - Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino. A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
4. Sistematização coletiva do conhecimento - A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.  (Livro-base, p. 63).
Questão 9/10
Leia o trecho de texto a seguir:
“Se por um lado vemos a busca do conhecimento sobre os processos intelectuais, o pensamento e a linguagem dos surdos, por outro, vemos a necessidade de contextualizá-los numa esfera psicossocial, fundamental para o seu processo de formação como indivíduo. Isto posto, torna-se claro que não é possível discutirmos temas como linguagem e cognição sem refletirmos sobre as influências que estas pessoas sobrem no meio em que vivem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 67.
Sobre as interações entre crianças e adultos e as primeiras aprendizagens das crianças surdas, tendo em vista os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas abaixo:
I. Os conjuntos de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, adquirem para as crianças uma importância equivalente à da voz.
II. No escuro a criança surda fica completamente isolada, porque, além de não poder ouvir, não tem mais a referência visual.
III. A criança surda esta privada da riqueza produzida pela voz humana em relação ao ritmo, intensidade, melodia e entonação, mas aprendem pelas expressões faciais e movimentos.
IV. As interações emocionais da criança surda são a base não apenas da cognição, mas da maioria das capacidades intelectuais de uma criança.
V. A criança surda, tal qual a qualquer outra criança sem deficiência auditiva, em um ambiente escuro, não perde experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas III, IV e V, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas I, II, III e IV, apenas.
Você acertou!
"As alternativas I, II, III e IV são corretas de acordo com os seguintes argumentos: “Brazelton e Greenspan (2002, p. 24) afirmam que às interações emocionais são a base não apenas da cognição, mas da maioria das capacidades intelectuais de uma criança, incluindo sua criatividade e as habilidades de pensamento abstrato’” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 53). “Sobre as diferenças nas interações emocionais entre a criança que ouve e a criança surda, Couto (s.d., p. 15) diz que o bebê que ouve percebe os sentimentos das pessoas que o rodeiam através das inflexões da voz de quem lhe fala, aprendendo, assim, a reconhecer expressões de carinho, repreensão, alegria, tristeza, decepção, sempre ligadas à entonação com que são pronunciadas; a própria essência do significado’. Porém, em substituição à fala fica um conjunto de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, movimentos estes que adquirem para a criança que não ouve uma importância equivalente à da voz’ (idem, p. 16). Essa pesquisadora sinaliza outro ponto muito importante que diz respeito ao ambiente físico em que a criança surda está inserida. Ela enfatiza que, no escuro, a criança ouvinte, percebe a presença da mãe através de sua voz, os sons e ruídos ambientais; porém, a criança surda fica completamente isolada porque, além de não poder ouvir, não tem mais a referência visual. Isso representa que a criança surda perde muitas experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo, além de deixar de participar de interações significativas que lhe permitiriam equilibrar-se psiquicamente” (texto-base: As primeiras aprendizagensda criança surda, p. 54). O item V é falso de acordo com o argumento do mesmo parágrafo da página 54:  “No escuro, a criança ouvinte, percebe a presença da mãe através de sua voz, os sons e ruídos ambientais; porém, a criança surda fica completamente isolada porque, além de não poder ouvir, não tem mais a referência visual. Isso representa que a criança surda perde muitas experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo, além de deixar de participar de interações significativas que lhe permitiriam equilibrar-se psiquicamente” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 54).
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não pode existir uma teoria pedagógica, que implica em fins e meios da ação educativa, que esteja isenta de um conceito de homem e de mundo. Não há, nesse sentido, uma educação neutra. Se para uns, o homem é um ser da adaptação ao mundo (tomando-se o mundo não apenas em sentido natural, mas estrutural, histórico-cultural), sua ação educativa, seus métodos, seus objetivos, adequar-se-ão a essa concepção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. O papel da educação na humanização. Disponível em: http://drb-assessoria.com.br/7PAPELDAEDUCACAONAHUMANIZACAO.pdf. Acesso em: 12 de fev. 2015.
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, relacione as diferentes abordagens do processo didático à suas concepções de homem.
1. Aprender a aprender.
2. Transmissão-assimilação.
3. Aprender a fazer.
4. Sistematização coletiva do conhecimento.
(  ) Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(  ) Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo indivíduo.
(  ) O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
(   ) Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
(  ) Baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável.
Marque agora a sequência correta:
	
	A
	4 – 1 – 3 – 1 – 2
Você acertou!
Aprender a aprender -  Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo individuo; Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
Transmissão-assimilação - baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável
Aprender a fazer -  O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
Sistematização coletiva do conhecimento - Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(Livro-base, p. 35-43).
	
	B
	1 – 3 – 4 – 3 – 2
	
	C
	2 – 1 – 3 – 4 – 2
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1 – 4
	
	E
	3 – 2 – 1 – 2 – 3

Continue navegando