Buscar

Espécies

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Espécies
Espécie: conjunto de indivíduos semelhantes com capacidade de intercruzamento, resultando em descendentes férteis.
Isolamento reprodutivo: Espécies diferentes que não tem capacidade de reproduzir descendentes férteis.
Há algumas condições para que as espécies diferentes não se cruzem:
Diferenças anatômicas (um todo ou seus órgãos genitais)
Diferentes estações de acasalamento
Diferentes comportamentos de acasalamento 
Diferentes habitats (diferenças ambientais ou ecológicas)
Mecanismos prézigóticos são aqueles que não ocorre a fecundação e nem forma-se o zigoto. Geralmente ocorre em que as espécies estão em diferentes locais.
Quando espécies diferentes se cruzam, a probabilidade de ocorrência de fecundação é maior em espécies que tem parentesco próximo. Há também casos em que, o cruzamento entre espécies resulta em embriões que não se completam, ou então, indivíduos que nascem mas são estéreis ou inviáveis. 
Mecanismos pós-zigóticos são aqueles que ocorre fecundação e formação de zigoto com formação de híbridos inviáveis ou estéreis.
TIPOS DE ESPÉCIES
Simpátricas: São espécies que vivem no mesmo ambiente e pertencem a mesma comunidade biológica. (Ex.: animais da Savana africana)
Alopátricas: São espécies que vivem em ambientes diferentes, ou seja, estão em isolamento geográfico. (Ex.: Leão da Savana africana e jaguatirica da mata atlântica)
Irradiação adaptativa: 
Um ancestral pode ocupar diferentes ambientes, gerando espécies distintas adaptadas de cada ambiente. Essas espécies apresentam aspecto diferentes, pois estão adaptadas a ambientes diferentes, porém conservam semelhanças internas já que são provenientes de um mesmo ancestral.
Convergência adaptativa
Diferentes seres vivos vivem em um mesmo ambiente e com o tempo, formam-se espécies que apresentam semelhanças externas. Um exemplo são os morcegos (mamíferos) e borboletas (insetos) que não possuem parentesco em comum, são provenientes de diferentes ancestrais, mas ambos apresentam asas que os adaptam ao voo.
Homologia e analogia
Homologia é a semelhança interna de duas estruturas, as quais têm a mesma origem embrionária, chamadas então de estruturas homólogas.
Analogia é a semelhança externa entre duas estruturas, as quais apresentam a mesma função, chamadas de estruturas análogas.

Outros materiais